Quando eu vi o trailer de Lynked: Banner of the Spark pela primeira vez, me deu uma vontade imediata de querer jogar o game.
Ele mistura uma variedade de gêneros que gosto bastante, como dungeon crawlers e roguelites. Somado a isso, o jogo adiciona um leve tempero de gerenciamento de base e recursos, além, claro, de uma temática que mistura robôs em um tom leve e divertido.
Como fiquei absolutamente rendido pela proposta do jogo, resolvi dar uma chance ao mesmo. Mas, será que o game fez jus às minhas expectativas? É isso que você vai descobrir em meu review de Lynked: Banner of the Spark.
Salvando a humanidade
O jogo se passa no ano 3000. Nessa época, a humanidade praticamente entrou em extinção após uma revolução dos robôs. Contudo, nosso protagonista, um dos últimos humanos vivos, é ajudado por um robô chamado de Buddy (rs) e embarca em uma jornada para colocar um fim na revolução e deixar a humanidade bem de novo.
A história é repleta de clichês, contudo, para a minha surpresa, os diálogos são bem divertidos graças aos tons leves de humor. O jogo não se leva a sério narrativamente falando e isso o torna melhor.
Por ser praticamente um roguelite, o foco aqui é o combate e a progressão e é bacana ver que o estúdio abraça isso e deu mais importância ao que de fato faz sentido. Ele não tenta abraçar várias frentes e isso ajuda a evitar que o game fique aquém por tentar fazer tudo de maneira perfeita!
O interessante é que o jogo tem uma lição bem interessante – o protagonista trabalha em conjunto com os robôs para fazer com que ambas as raças perseverem. Em um mundo onde as IAs avançam em um ritmo cada vez mais rápido, é interessante ver um jogo abordar essa temática, mesmo que de maneira leve.
Um dungeon crawler com mecânicas próprias
Lynked não esconde nem por um segundo que é um roguelite, contudo, isso não impediu que o estúdio FuzzyBot inserisse uma porção de ideias originais que revitalizam o gênero.
Temos um leque bem amplo de armas que podem ser escolhidas e essa variedade é reforçada pela progressão nas runs. Podemos aumentar o nível das armas, aplicar modificadores diferentes nelas e até absorver os núcleos e colocar em outras, mudando os atributos e a habilidade especial. Isso faz com que cada run seja completamente diferente da anterior, o que reforça o tremendo fator replay que o jogo tem.

Até as missões apresentam modificadores específicos que tornam tudo mais desafiador e interessante. E bota desafiador nisso. O combate é bem punitivo, o que me fez questionar certos sistemas do jogo.
Por muitas vezes senti que a esquiva não funciona do jeito que deveria. Ela não é tão ágil e boa parte dos inimigos conseguem diminuir a distância até o protagonista rapidamente, conseguindo dar um golpe ou mais. Isso faz com que o combo de inimigos derrotados seja resetado, prejudicando a quantidade de sucatas conquistadas.
O protagonista é capaz de usar um gancho pra coletar objetos e arremessar nos inimigos e, bom, além da esquiva essa é praticamente nossa única opção de “defesa” nas runs.
Curiosamente, por muitas vezes senti que o embate contra chefes era mais justo do que enfrentar grupos de inimigos. Agora reforço que o jogo não é impossível, é que graças ao seu tom e visuais, esperava algo mais voltado para o público infantil!
Um lugar pra chamar de seu
Para a minha grande surpresa, Lynked tem um sistema de gerenciamento de base. Podemos cortar árvores, minerar blocos de cristais, limpar pilhas de lixo.. todas essas atividades concedem materiais que podem ser usados na fabricação de armas e construção.

Esse sistema é intuitivo e direto ao ponto e funciona quase como um game dentro de outro. Ele proporciona momentos de respiro cruciais após emendarmos várias missões, uma atrás da outra.

Eu não sou um grande fã de construir e personalizar bases mas encontrei meu “caminho” aqui, logo, isso reforça o quanto o processo é intuitivo.
Review de Lynked: Banner of the Spark – Vale a Pena?
Se você procura um dungeon crawler completo, divertido e com um ótimo sistema cooperativo para ir pra ação com amigos, não precisa mais ficar procurando. Lynked: Banner of the Spark é surpreendentemente ótimo e com certeza deve ter passado despercebido do seu radar! Coloque o jogo na lista de desejos e não deixe ele passar quando você estiver disposto a dar uma chance ao mesmo.
Cheio de ideias próprias e uma temática interessante, Lynked: Banner of the Spark merece sua atenção e dinheiro, ainda mais se você busca um ótimo jogo co-op!
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som