A retrocompatibilidade com os consoles antigos da PlayStation é um dos recursos mais pedidos pelos fãs. Em momentos prévios, Mark Cerny havia dito que a retrocompatibilidade total do console com seus “irmãos” antecessores custaria muito caro e levaria muito tempo para ser implementada. Contudo, a situação pode tomar um rumo diferente, visto que a empresa registrou uma patente atrelada a retrocompatibilidade no dia 6 de Janeiro deste ano. O registro foi feito no nome de Mark Cerny, engenheiro do PS5.
Vale mencionar que o mero registro da patente não significa muita coisa. As companhias costumam fazer isso a todo momento para reter tecnologia proprietária e muitas acabam nunca sendo utilizadas. Contudo, por ser um tópico de grande interesse, existem outros indícios de que a PS esteja se movimentando em relação a isso.
Um rumor antigo mencionava que diferente do console rival, a retrocompatibilidade se daria através da emulação usando serviços como a PS Now. A afirmação faz bastante sentido, visto que a companhia japonesa tem se apoiado cada vez mais nos serviços para aumentar sua receita anual. Em Março de 2021, a Sony havia registrado uma patente que permitia a inclusão e obtenção de troféus em games antigos emulados. Em suma, as evidências estão se acumulando, indicando que podemos ver os clássicos da marca sendo emulados no PS5 em breve.