Que todo mundo está louco e ansioso pelo GTA 6, isso não é novidade para ninguém! O jogo que estava programado para ser lançando ainda agora em 2025 acabou sendo adiado para Maio de 2026 o que deixou toda a comunidade gamer deverás chateada e triste com a notícia.
A justificativa da Rockstar foi que o jogo precisava de mais um tempo para poder fazer alguns ajustes e polimento, e nesse ponto eu concordo com eles, afinal de conta, é melhor adiar um pouco mais e eles entregarem um produto de qualidade do que correrem com a entrega e vir um jogo quebrado. Afinal de contas já esperamos mais de 10 anos, o que seria mais alguns meses, não é mesmo.
Apesar disso, a Rockstar lançou recentemente um novo trailer mostrando um pouco mais de tudo que a gente pode esperar do novo GTA, e meus amigos, que trailer sensacional. É absurdo o nível de detalhes que o jogo está mostrando e isso só atiçou ainda mais a curiosidade do fãs.
Até o momento, foi liberado muito pouca informação sobre a gameplay, inclusive se não me falha a memória, tudo o que foi mostrado de gameplay até o momento foi fruto de vazamentos. Mesmo assim, muitas teorias já estão rolando por aí sobre detalhes de gameplay, inclusive de mecânicas que serão possíveis de fazer durante a jogatina.
Hoje eu decidi trazer para vocês 10 mecânicas de gameplay que serão obrigatórias de ter no GTA 6. Muitas dessas mecânicas já foram presentes em outros GTAs, porém eu nunca vi um GTA com todas essas mecânicas presentes ao mesmo tempo.
Malhar na academia
Essa foi uma mecânica que foi introduzida no GTA San Andreas e que sinceramente eu nunca entendi o por quê que a Rockstar nunca trouxe ela de volta nos GTAs posteriores. No San Andreas era possível ir com o CJ, o personagem principal do jogo, para academias e malhar. Sim, para quem não lembra você começa a história do San Andreas com o CJ seco que só o caniço, o maluco na capa do Batman. Mas depois de alguns treinos é possível deixar o CJ no shape!
A mecânica foi tão bem trabalhada que você podia escolher qual exercício queria treinar no dia, eu lembro que tinha supino e rosca alternada, e que você tinha um limite que podia treinar no dia, sendo necessário retornar outras vezes para ficar bombado. A mecânica influenciava não só a estética do personagem, mas também aumentava seu vigor e sua força, ganhando mais vida no jogo e aumentando seu dano físico.

Então eu espero que eles finalmente retornem com essa mecânica aqui, por que vai ser insano colocar a Lucia e o Jason no shape. Imagina que louco você ter várias academias espalhadas pelo mapa e poder entrar, bater aquele treinão e já sair no pump pra pegar aquela praia e atirar em vagabundo. Oremos, irmãos!
Artes marciais
Essa aqui é um complemento do número 1, mas que assim como ele, também nunca retornou em nenhum outro GTA. Poucos devem lembrar, mas no San Andreas também era possível aprender artes marciais. A mecânica era semelhante ao da malhação, onde você devia levar o CJ nas academias para treinar.
Então você ia para a academia, conversava com o mestre e começava a treinar um estilo de luta. Porém, meus amigos, tinha um pequeno detalhe: Cada academia te ensinava uma arte marcial diferente. Então na academia em Los Santos você conseguia aprender boxe. Já na academia de San Fierro você aprendia Kung Fu. E, por fim, na academia de Las Venturas você aprendia Muay Thai.

E o melhor disso tudo é que cada estilo de luta liberava combos diferentes de ataques desarmados, o que tornava o combate na mão bem interessante. Seria extremamente louco se essa mecânica voltasse e com certeza seria mais um ponto de realismo e imersão dentro do jogo, além de ser mais um motivo para você descer o cacete em qualquer um que cruze seu caminho.
Engordar
Além de ganhar músculos no GTA San Andreas, era possível também ganhar gordura! Então você podia virar um verdadeiro balofo caso você decidisse não malhar e viver comendo em excesso. Para quem não lembra, no San Andreas tinha várias lojas fast food que você podia entrar e escolher seus lanches, que inclusive tinha várias opções.

E caso você exagerasse comendo esses lanches, com o tempo ia ganhar peso e ficar obeso. A mecânica foi tão bem pensada e trabalhada que caso você comesse demais na mesma hora, o CJ não iria aguentar e vomitaria a comida. E esse tipo de realismo com certeza é o que a gente ta esperando do próximo GTA.
Trabalhos aleatórios
Essa mecânica foi presente em vários dos GTAs antigos e nunca mais apareceu novamente. Então, por exemplo, no GTA 3, Vice City e San Andreas era possivel você trabalhar de policial e para isso, ironicamente, bastava roubar uma viatura da policia e você podia ativar a função de vigilante, onde as missões consistiam em atender os chamados para dar conta de bandidos em várias regiões do mapa.

Além disso, no San Andreas ainda era possível trabalhar como paramédico e taxista. A mecânica era igual ao de trabalhar como policial, bastando apenas você achar um taxi ou uma ambulância e ativar o modo de serviço para começar a trabalhar. Esses são os tipos de detalhes de gameplay que fazem toda a diferença em um GTA e com certeza será muito bem vindo no GTA 6. Eu já to imaginando colocar o Jason para tocar o terror na bandidagem, ce ta loko!
Boates
Essa foi uma mecânica que foi principalmente explorada no GTA IV, mais especificamente na DLC Baladas do Tony Gay e depois eu vi isso ser muito pouco explorado no GTA V. Lembro que quando fui jogar essa DLC do GTA IV uma das coisas que mais gostava de fazer era curtir uma festinha nas boates da cidade, metendo meus passinhos na pista de dança e levando umas vadias para o banheiro para fechar a noite.

Às vezes eu encontrava alguma encrenca e tinha que apagar algum vagabundo no beco, só coisas leves. Independente de qualquer coisa, era muito maneiro poder de forma aleatória ir para uma boate e só descontrair um pouco e eu espero que esse tipo de mecânica esteja mais presente no GTA 6, que não seja uma boate, mas que tenha uns barzinhos ou restaurantes ou algo do tipo que você consiga aproveitar de forma casual.
Mini-games
A mecânica dos minigames já é tradição nos GTAs. No GTA San Andreas você podia ir para um cassino e jogar poker, black jack ou caça-niqueis, além de jogar sinuca e jogos de fliperama. Já no GTA IV além da sinuna, era possível jogar boliche e dardos.

Enquanto no GTA V você podia jogar golf e até mesmo tênis. Então com certeza os minigames fazem parte de um bom GTA e eu espero sinceramente que além desses minigames antigos, eles adicionem muitos outros no GTA 6 o que vai tornar o jogo bem mais imersivo e divertido.
Modo de caça
Essa é uma mecânica que foi introduzida no GTA V e que foi muito bem recebida por todos os jogadores. Primeiro gostaria de fazer a observação que foi muito foda o GTA V ter introduzido animais no jogo, o que torna ele bem mais realista. Lembro até hoje da primeira vez que fui dar um mergulho no meio do mar aberto e do nada um tubarão me atacou, isso que é imersão, meus amigos!

Essa mecânica de caça é bem presente no Red Dead Redemption, inclusive tendo uma grande variedade de animais que você pode caçar e interagir, e com certeza fará toda a diferença no GTA 6. Pelos vídeos dos trailers a gente já sabe que vamos ter a participação até de crocodilos no jogo, e eu espero sinceramente que isso seja só a pontinha do iceberg.
Finalização de inimigos
Essa mecânica eu só vi presente no GTA IV. Para vocês que não lembram ou que não sabiam, era possível finalizar inimigos especiais no GTA IV. Isso mesmo! Alguns inimigos da história principal podiam ser executados. Para isso, bastava o Nico Belic equipar a pistola dele e se aproximar o suficiente do inimigo para poder acionar o comando de ação que ativava uma animação finalizando ele.

E o melhor de tudo é que cada inimigo tinha uma finalização diferente, mostrando uma animação mais da hora que a outra. Infelizmente você só conseguia fazer essas finalizações usando a pistola, não sendo possível fazer com outras armas. Depois do GTA IV, essa mecânica não retornou mas seria bem maneiro se certos inimigos pudessem ser executados no GTA 6.
Armas especiais
Ter uma ampla variedade de armas com certeza é critério básico para qualquer GTA. Porém algumas armas icônicas da série nunca mais retornaram. Lembro que no San Andreas, por exemplo, era possível usar lança-chamas, tacos de sinuca, soco inglês, serra elétrica e até mesmo um vibrador! Se na época do San Andreas com gráficos e animações de PS2 já era maneiro imagina agora poder usar uma serra elétrica ou lança chamas com gráficos de última geração.

Realismo
Esse aqui é um ponto que pode dividir a base de jogadores. Lembro que na época do lançamento do Red Dead Redemption 2 lá em 2018 muitos jogadores reclamaram do “excesso” de realismo presente no jogo.
Então, por exemplo, quando você entrava em algum ambiente no jogo para lootear os itens você tinha que sair abrindo os armários e gavetas uma por uma e coletar os itens dentro. Você tinha que comer para não perder vitalidade e também tinha que cozinhar sua própria comida. Se estivesse muito calor você tinha que colocar roupas mais frias e se estivesse em um clima frio você tinha que se agasalhar bem para também não perder vitalidade.

Apesar de muitos jogadores acharem essa mecânica maçante, eu considero extremamente válida e bem vinda no GTA 6, pois é esse tipo de jogabilidade que, na minha opinião, incrementa o game para que ele fique o mais imersivo possível e para mim torna o jogo mais divertido também.