Embora eu seja um fã apaixonado por jogos de terror, Cronos: The New Dawn sempre chamou minha atenção de forma peculiar e especial. O motivo é simples… o jogo oferece uma atmosfera sombria e uma narrativa misteriosa, diferente de tudo aquilo que já estamos acostumados em ver nos jogos do gênero.
Famosa por suas obras de terror psicológico, a Bloober Team surpreendeu ao apostar em uma nova narrativa com fortes elementos de ficção científica (sci-fi). O primeiro trailer passou a impressão de que o jogo seguiria uma linha parecida com Dead Space ou até mesmo The Callisto Protocol, mas a verdade é que ele vai muito além dessas comparações.
Apague as luzes e prepare-se para mergulhar em uma experiência angustiante com Cronos: The New Dawn, um dos jogos mais marcantes que tivemos a oportunidade de testar na gamescom 2025!
OBS: A equipe da Bloober Team ofereceu uma cópia de acesso antecipado de Cronos: The New Dawn. A review ficará disponível em breve!
Um silêncio sufocante
Em Cronos: The New Dawn, os jogadores assumem o papel do Viajante, uma figura misteriosa que está encarregada de cruzar o passado e o futuro na busca de fendas temporais que levam à Polônia dos anos 80, entretanto, essas escolhas terão consequências.
Mesmo com um resumo simples da trama, isso não chega a ser nem 1% do que a narrativa realmente entrega. O que mais me deixa intrigado para jogar é justamente esse mistério em torno da história, para entender a real motivação do Viajante e quem é a pessoa por trás do traje.

Ao iniciar a demonstração, o Viajante está preso a uma máquina, respondendo perguntas que aparentam se referir ao seu passado, entretanto, isso ainda não ficou claro. Conforme progredimos, somos apresentados a New Dawn, uma cidade representada em um futuro pós-apocalíptico dominado por criaturas sombrias.
À medida que progredimos, o jogo introduz suas mecânicas de combate, permitindo executar ataques leves que são ideais para manter inimigos à curta distância e poupar munição ou chutes que funcionam como uma espécie de “ataque pesado”.
A pistola estava disponível e traz sua própria variação de “ataque pesado”. É possível pressionar o R2 para disparar normalmente ou mantê-lo pressionado para carregar o tiro, tornando-o muito mais poderoso. Esse disparo carregado tem a vantagem de quebrar a defesa dos inimigos e possibilitar uma eliminação rápida.

O jogo também oferece cápsulas de fogo, que podem ser tilizadas para queimar inimigos próximos ao Viajante ou para liberar passagens bloqueadas por elementos do cenário.
Algo que me incomodou na demonstração foi a lentidão dos ataques do Viajante, especialmente em momentos com dois ou mais inimigos, incentivando o jogador a utilizar mais a pistola do que os ataques corpo a corpo. Não foram revelados se upgrades estarão disponíveis para melhorar este sistema.
Por outro lado, o gunplay é um verdadeiro charme e mostra que a equipe está no caminho certo para garantir uma verdadeira experiência de terror e sobrevivência. Upgrades nas armas também estarão disponíveis após coletar moedas espalhadas por todo o jogo.
Como mencionado no título “silêncio sufocante”, a sensação de vazio e silêncio são angustiantes, dando a entender de que “apesar de estarmos sozinhos”, nunca estamos sozinhos. Esse é justamente o DNA da Bloober Team, responsável por projetos assustadores como a franquia Layers of Fear.

No geral, minha experiência foi satisfatória e eu garanto com tranquilidade que este é um dos jogos mais divertidos presentes na gamescom 2025!
Gráficos e Desempenho
Tive a oportunidade de jogá-lo em PCs equipados com uma RTX 4070 e confesso que fiquei surpreso com a otimização impecável do jogo durante toda a gameplay. Além disso, os gráficos do jogo surpreendem por conta de seu desenvolvimento realizado na Unreal Engine 5.
Em diversos momentos, decidi parar para contemplar aquele ambiente “assustadoramente lindo” com um level design único e impactante. É importante ressaltar que testei apenas 40 minutos, sendo assim, impossível falar sobre a otimização em sua versão final.
Conclusão de Cronos: The New Dawn
Tirando o lado do fã de jogos de terror de lado, é impossível não se apaixonar pelo game nos primeiros minutos. Com um sistema de combate fluido e divertido, uma narrativa impactante e assustadora, Cronos: The New Dawn tem tudo para se tornar o melhor jogo da empresa.
O jogo será lançado em 5 de setembro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e PC. Mais novidades serão compartilhadas em breve!
Quer acompanhar todas as novidades sobre a gamescom Alemanha? Não perca tempo! Acesse nossos grupos no WhatsApp e Telegram ou acompanhe todo o conteúdo do evento CLICANDO AQUI!