Em 2014, o lançamento de Alien Isolation estabeleceu um marco no gênero de survival horror. O título que se tornou experiência cult com o passar dos anos, provou que era basicamente possível incorporar senciência no popular xenomorfo, tornando a aventura ainda mais orgânica, imprevisível e assustadora.
Naturalmente, isso fez a comunidade de terror ficar de olho nos próximos projetos da franquia. E enquanto ainda não vemos Alien Isolation 2, um título alternativo e ambientado no mesmo universo é a onda do momento: Alien Rogue Incursion, game lançado originalmente para dispositivos VR e previsto para chegar ao PS5, Xbox Series e PC nesta terça-feira (30).
Tivemos a oportunidade de finalizar o jogo e de conhecer um pouco mais sobre a proposta apresentada pela Survios. E, de cara, já é possível observar o nítido salto gráfico em relação à versão de VR, bem como outros detalhes que devem mexer com o coração de quem estava ansioso pelo game.
Purdan pede socorro
Ex-colonial marine, Zula Hendricks recebe o pedido de ajuda de um antigo amigo, Benjamin Carver. Sem pensar duas vezes, ela se junta a seu humanoide parceiro, Davis 01, para rastrear o sinal — algo que os direciona para o planeta Purdan.
Chegando lá, eles descobrem que a instalação da Gemini Exoplanet Solutions está parcialmente desativada e não há sinais de humanos. Explorando registros da nave e do posto de exploração, a dupla encontra apenas um único caminho: ir mais fundos nas profundezas para compreender o que aconteceu ali.

Logo, eles se tornam alvos de criaturas esfomeadas e implacáveis: xenomorfos. Eles estão por toda a instalação, mas se tornam quase invisíveis à medida que se escondem pelas estruturas. O que era para ser uma missão de resgate se torna um teste de vida ou morte, onde a última respiração de Zula pode ocorrer a qualquer instante.
Alien Rogue Incursion é um jogo de terror e ação em primeira pessoa. O título se passa entre os eventos dos filmes Alien (1979) e Aliens (1986) e compartilha o universo com Alien Isolation, com algumas referências narrativas interessantes e mecânicas reaproveitadas de jogabilidade.

O game não ocorre em mundo aberto, mas sim em um mapa relativamente grande e com áreas externas e internas interconectadas. Com isso, a campanha exige muito backtracking e inclui recompensas por exploração, tendo salas e objetos destravados imediatamente e outros apenas depois de um bom tempo de jornada.
E falando em campanha, Alien Rogue Incursion exige cerca de 5h a 6h para ser finalizado, contendo quatro modos de dificuldade. No Normal, a aventura tem desafios moderados para difíceis, impulsionados especialmente pela infinitude dos aliens: eles aparecem a todo instante e com curtos intervalos de descanso (nem a Sala do Pânico é segura, aliás).

A Evolved Edition também inclui grandes mudanças em relação à versão de VR. Há melhorias consideráveis no sentido gráfico, incluindo sombras, iluminação, reflexos, texturas e projeção. Os combates estão mais cadenciados, a ação está mais “realista” em termos de impacto e animações e o sistema de som traz aprimoramentos notáveis (isso não desmerece o excelente trabalho da Survios na versão de realidade virtual).
Não tenha medo de enfrentá-los
Alien Rogue Incursion aposta alto no terror quando se fala de atmosfera. Os cenários são escuros e claustrofóbicos e o sistema de áudio indica que você está sendo seguido o tempo todo. Mas a ação torna tudo mais convidativo e estimula os jogadores corajosos a nunca recuarem diante das ameaças.
O jogo não inclui funções de gerenciamento. Os únicos itens limitados em seu inventário são capacidade de munição, de injeção de cura e de granadas. E caso eles acabem, basta você explorar a sala ao lado para recarregá-los e voltar para o campo de batalha. Mas cuidado: como os aliens estão sempre aparecendo, estratégia é crucial para nada lhe faltar no médio prazo.

O combate está muito interessante e cadenciado. Os xenomorfos de Alien Rogue Incursion não são esponja de balas: algumas balas e explosivos os derrubam facilmente. Porém, não dê bandeira: eles são bastante espertos e encontram qualquer brecha para te cercar e dar o golpe final.
Não espere nada tão brilhante e imprevisível quanto em Alien Isolation. No game da Survios, os monstros não se adaptam ao seu comportamento, mas eles se esgueiram por sistemas de transmissão, ventilações, rachaduras e paredes para encontrar a melhor oportunidade de se aproximarem. Além disso, o bote é rápido e inclui um avanço hit kill e saltos por mesas e outros móveis.

Seu arsenal conta com um rifle de pulso automático e contínuo, um revólver e uma escopeta. O game também oferece um maçarico que pode abrir portas seladas e quebrar trancas de baús, abrindo caminho para mais munição, coletáveis e segredos recompensadores. E se você encontrar um barril vermelho… Bom, já sabe o que fazer.
Sevastopol?
Caso você venha de Alien Isolation, temos uma excelente notícia para você: Alien Rogue Incursion é um ambiente extremamente familiar. A instalação em Purdan surpreende não apenas pela riqueza de detalhes e pelo nível de profundidade, mas por ser quase uma extensão da grande estação espacial de KG-348, Sevastopol.
Desde o backtracking até o design de arte, tudo remete ao que os jogadores viveram depois de 2014. E como se isso não bastasse, o rastreador que consegue identificar a proximidade dos aliens está no game, mas agora como um suporte para quem curte usar armas de fogo desde o primeiro instante da campanha.

E quer mais referências? Sem dar grandes spoilers, não será apenas o facehugger ou o ninho dos xenomorfos que fará você ficar de queixo caído. Mas para isso, você deverá ficar de olho nos terminais e em suas mensagens, bem como em alguns eventos principais da campanha.
E falando em atenção, Alien Rogue Incursion está localizado em português do Brasil para menus e textos, mas alguns problemas na interface impedem que certas mensagens secundárias sejam lidas na íntegra. E já que estamos nas falhas, o jogo também possui alguns bugs de animação dos aliens, mas nada que comprometa a experiência ou a dificuldade geral.

Vale reforçar que essa é apenas a Parte 1. A Survios já está trabalhando na sequência da jornada de Zula Hendricks, personagem que já estrelou histórias em quadrinhos do Alien, mas o game segue sem previsão de lançamento.
Alien Rogue Incursion é o melhor checkpoint para Isolation 2
Já sabemos que a Creative Assembly trabalha em Alien Isolation 2, mas por que não dar um descanso enquanto espera esse aguardado jogo de terror? Se você aceitar nossa proposta, Alien Rogue Incursion é uma ótima pedida e traz uma extensão narrativa que agrega muito à franquia.
Sua campanha pode ser bem curta e limitada em relação a elementos mais fortes do FPS, mas nada que tire o brilho de um projeto tenso, bem realizado e completo em seu próprio conceito. O combate é inteligente, os aliens são assustadores e a atmosfera familiar oferece uma sensação de pertencimento que apenas a série é capaz de trazer.
A Evolved Edition melhora tudo que já era bom na versão de realidade virtual. Ela prova que a Survios não apenas está ciente do feedback dos jogadores, mas também está de olho na comunidade do xenomorfo, que pede cada vez mais experiências que retratem com fidelidade tudo que foi construído nos cinemas.
Alien Rogue Incursion Evolved Edition é uma aventura objetiva e tensa que expande o universo de Alien Isolation e traz melhorias consideráveis em relação à versão de VR — tudo em uma experiência fiel e voltada para a ação.
- Narrativa
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som
- Diversão