Se você tivesse a oportunidade de remasterizar um exclusivo de Nintendo Switch, qual seria? Ou então não apenas disso, mas também de torná-lo acessível, pela primeira vez, para os públicos de outras plataformas? Já sei no que pensou: Zelda, Mario, Super Smash Bros., Metroid ou algo parecido, não?
Dessa vez, o poder não estava nas mãos dos consumidores, e sim da desenvolvedora 7Levels. O título em questão, que chega pela primeira vez às audiências do PlayStation, Xbox e PC, é a aventura medieval Castle of Heart, em sua versão chamada de Retold.
Com melhorias gráficas, na jogabilidade e no conceito artístico, o game é uma das novidades de outubro para os jogadores e fica disponível a partir desta sexta-feira (3). Mas será que há algo que justifique esse renascimento nas máquinas atuais, quase sete anos após sua estreia no híbrido da Nintendo?
A maldição do cavaleiro de pedra
Ao tentar salvar a princesa das garras de um feiticeiro, o cavaleiro é transformado em uma estátua de pedra. Porém, antes de ver seu amado imóvel, ela derrama uma última lágrima e consegue fazer o coração do herói palpitar mais uma vez.
Apesar de reviver e de poder se empenhar na perseguição de seu inimigo e no resgate da capturada, o protagonista não tem muito tempo de vida. A cada segundo, seu corpo vai perdendo saúde, e a única forma de recuperá-la é matando todos em seu caminho.

Caso o cavaleiro fracasse, seu coração se tornará pedra novamente, assim como todo seu corpo. E nessa briga contra o tempo, ele deve se apressar para cumprir sua missão antes que os objetivos malignos do vilão se concretizem e não haja nada mais a ser feito.
Castle of Heart Retold é uma versão remasterizada do game de aventura e ação lançado originalmente em 2018. O título traz melhorias em basicamente todos os aspectos de jogo, sendo classificado pelos desenvolvedores como a edição definitiva. Dessa forma, fãs podem aproveitar gráficos, mecânicas, exploração, level design, arte e narrativa aprimorados.

Essas mudanças se tornam mais nítidas quando se compara com a versão de 2018. Em termos estéticos, o game parece ser um projeto ainda em estágios conceituais de desenvolvimento, apesar disso não ser algo necessariamente ruim devido à impressão de existir uma espécie de decisão artística.
Vamos te ajudar a entender isso. Castle of Heart Retold tem gráficos em 3D, com elementos 2D apenas nos poucos diálogos entre o protagonista e o NPC. Enquanto isso, o original traz referências a um estilo em quadrinhos, algo que parece agradar muito mais quem procura uma proposta vibrante e, em certo sentido, única.

O tempo passou, mas o game também segue com uma campanha muito curta. Todos os quatro biomas podem ser concluídos em até 3h, caso você dê uma rushada básica (não faz sentido matar todos os inimigos, por exemplo). Caso você queira ir com calma, a platina demora no máximo 5h para ser concluída, por haver alguns troféus de habilidades e de coletáveis.
Simplicidade é o nome
Castle of Heart Retold é excessivamente simples em tudo que faz. Os mapas permanecem extremamente lineares, com alguns coletáveis escondidos por trás de paredes destrutivas e muito óbvias de serem encontradas.
O herói pode pular, rolar e se abaixar como ações de movimento centrais. Enquanto isso, os mapas oferecem alguns sistemas de travessia, como inúmeras plataformas móveis e um recurso de se balançar com cordas suspensas.

Já em relação ao combate, o jogo vai um pouco além, mas sem inovar muito. Você ataca fraco e forte com alguns tipos de armas (espadas e machados), arremessa bombas e lanças, atira flechas e se defende com um escudo. Porém, todo o moveset é muito básico e não há qualquer tipo de exigência estratégica para lidar com inimigos, mesmo que esteja cercado.
Castle of Heart Retold tem alguns desafios quando se fala no ambiente. Algumas plataformas exigem timing, algo que tem seu senso de urgência elevado devido à necessidade de estar sempre matando inimigos e coletando fragmentos de coração para recuperar vida. Enquanto isso, alguns eventos ambientais, como incêndios, alagamentos, rolamentos e pedra e armadilhas tornam as coisas mais complexas. Mas não espere nada de encher os olhos.
O tempo passou…
Infelizmente, Castle of Heart Retold é um jogo datado, mesmo ao ser considerado a experiência definitiva. O controle de pouso é impreciso, os saltos são estranhos e a mecânica e combinar ataques fortes e fracos ocorre com um delay extremo.
Graficamente falando, a versão original é muito mais atraente. Claro, existe um certo senso de profundidade e de riqueza de detalhes na remasterização, mas a impressão que fica é de que é um jogo apenas replicando o que inúmeros outros de rolagem lateral já fazem há muito, muito tempo mesmo.

A trilha sonora é extremamente repetitiva e não funciona bem com a atmosfera medieval da campanha. A história é bastante clichê e conveniente, enquanto as cenas animadas são pouco convincentes, a dublagem é caricata demais e os diálogos com NPCs são batidos. Não há qualquer atrativo nesse sentido narrativo.
Os colecionáveis de Castle of Heart Retold permitem que o protagonista ganhe mais HP e, consequentemente, sobreviva por mais tempo. Mas não há desafio algum em encontrá-los: além de existir indicativos na interface, as claras limitações do mapa permitem acessá-los da forma mais simples possível.

E quanto aos chefes… Bom, nada legal. Seus movesets são poucos e muito repetitivos. É muito fácil prever os próximos ataques, saber como reagir e derrotá-los em poucos instantes, especialmente se você tem uma segunda arma em mão e imbuída com algum elemento. Ah, e não há nível de dificuldade: o jogo é simples por natureza mesmo.
Castle of Heart Retold vale a pena por R$ 50
Em resumo, Castle of Heart Retold é aquele jogo que exige uma boa análise antes de ser comprado. Pagar mais de R$ 50 nele lhe deixará frustrado, especialmente pela pobreza de conteúdos e pelas grandes limitações artísticas em todos os seus elementos centrais.
Combate simples, exploração básica ao extremo, visuais tridimensionais sem grandes atrativos, mecânicas travadas e frustrantes em algumas horas… São vários os problemas dessa versão definitiva. Mas nem tudo são críticas.
Castle of Heart Retold é um jogo bem otimizado no geral, principalmente no que diz respeito aos tempos de carregamento. Ele também traz uma boa versatilidade de armas e alguns eventos narrativos mais inspirados, como os relacionados ao ambiente. Além disso, ele passa uma sensação agradável no sentido de acessibilidade, sendo uma boa porta de entrada para quem deseja ir de vez para a aventura em rolagem lateral ou o metroidvania.
É uma experiência enjoativa, mas o curto tempo de campanha impede de se tornar ainda mais. Talvez seja o que muitos chamam de “jogo na medida certa”, mas seus problemas evidentes podem transformá-lo em algo um pouco pior que isso.
Simples e muito limitado, Castle of Heart Retold é uma versão do ex-exclusivo de Nintendo Switch que pouco justifica os anos de trabalho.
- Narrativa
- Jogabiliade
- Desempenho
- Visuais
- Som
- Diversão