Uma vida é o bastante para aprender Kung Fu? Em Sifu nem 500 vidas são o bastante para aprender! Sifu é o novo jogo da Sloclap que será lançado no dia 6 de fevereiro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. E aí? Será que você está preparado para morrer diversas vezes até aprender a arte da luta? Então senta aí e vamos conversar sobre o game.
Um agradecimento mais do que especial para a Sloclap por ter fornecido a Key do jogo de forma gratuita e antecipada.
Pode ficar tranquilo(a), esta Review é totalmente livre de Spoilers!
O que é Sifu
Sifu é um jogo beat’em up de ação e aventura que irá testar a sua paciência com um combate frenético e impiedoso. O jogo inicia com uma figura misteriosa que executa o pai de um jovem talentoso e estudante da arte do Kung Fu, que se vê na obrigação de vingar a sua família à todo custo. Não satisfeito, o jovem procura pistas dos 5 assassinos que estavam presentes naquele fatídico dia.
Durante nosso trajeto em busca da vingança, diversas pistas são encontradas, fazendo com que o jogador entenda os verdadeiros motivos das mortes repentinas de 8 anos atrás. Vale ressaltar que essa busca será incessante e um tanto quanto arriscada, reduzindo sua chance de vida a cada erro cometido.
Conhecendo seus inimigos
Desde o início do game, somos apresentados para os inimigos que iremos combater conforme progredimos na história. Confira os 5 chefes poderosos de Sifu:
- Fajar – o Botânico órfão das ruas, que trabalha para a gangue
- Sean – o Herdeiro da escola de Kung Fu que traiu sua família
- Kuroki – a Artista que se tornou muito conhecida após o dia do massacre
- Jinfeng – a CEO que influenciou a criar um poderoso conglomerado
- Yang – o Líder e curandeiro que matou sua família
Nosso objetivo é derrotar os chefes de cada zona do game, tentando chegar com uma idade baixa em cada capítulo.
Como funciona
O jogo possui um sistema punitivo fazendo com que cada morte aumente a idade do personagem. Mas o que isso quer dizer? Toda vez que o jogador morrer, 1 ou mais anos de idade serão acrescentados em nosso herói, fazendo com que sua barra de vida reduza mas os golpes se tornem mais poderosos. Após chegar aos 70 anos de idade, o jogador é incapaz de avançar, retornando ao início do capítulo, o que pode ser um tanto quanto frustrante, mas, vamos deixar isso mais pra frente.
Se o jogador morrer neste exato momento, 2 anos serão acrescentados a idade atual, totalizando 29 anos.
Infelizmente não é possível reduzir a idade do jogador, apenas as caveiras que podem diminuir através de Totens que estão espalhados pelo mapa ou derrotando algum mini-boss ao redor da missão. Confira o vídeo mostrando como funciona o sistema de idade de Sifu:
Você também pode restaurar as caveiras encontrando Totens espalhados pelo mapa que fornecem a habilidade de reduzir seu status.
Barra de foco
A barra de foco está presente para auxiliar e facilitar o combate usando um golpe poderoso para atordoar o inimigo ou derrubá-lo. Confira abaixo:
Upgrades em habilidades
Conforme derrotamos inimigos, formamos combos poderosos que geram XP para fazer upgrade em algumas habilidades da árvore de talentos. Infelizmente ao morrer, perdemos as habilidades, exceto se você possui uma quantidade significativa de experiência para fazer o upgrade permanente de determinado golpe. Com a experiência que tive em Sifu, alguns combos eram um tanto quanto inúteis e não faziam diferença para derrotar um inimigo ou até mesmo o chefe de cada área. Confira abaixo algumas habilidades disponíveis:
O upgrade de cada habilidade também pode ser feito através de seu Dojo, dentro do combate após morrer ou adquirindo um Totem.
A prática leva a perfeição (não em Sifu)
Esse é um dos pontos mais chatos da review mas infelizmente é necessário para atentar os jogadores. O game é injusto, principalmente no combate contra os chefes que possuem evoluções, além da quantidade desproporcional de inimigos que surgem por todas as áreas. O jogo não possui um sistema que estimule o jogador a continuar tentando, por mais que a história seja divertida e curiosa. A franquia Soulsborne é um grande exemplo de jogo que possui uma dificuldade alta mas que estimula o jogador a derrotar os inimigos e seguir em frente, porém, não notamos o mesmo em Sifu, que desestabiliza o jogador logo nos primeiros capítulos, forçando a repetir inúmeras vezes sem sucesso. Confira algumas das coisas que incomodaram em minha experiência:
- Terminar um capítulo e não rejuvenescer (isso faz com que o jogador reinicie inúmeras vezes para chegar com uma idade baixa no próximo capítulo)
- Esquiva e defesa não surtem efeito mesmo quando acertamos o combo
- Algumas habilidades parecem ser indiferentes para a progressão e melhoria do personagem
- Contador de morte injusto após passar de 3 caveiras
- Após envelhecer, não conseguimos notar um ganho de força, além do personagem ficar muito mais lento ao ponto de não conseguir esquivar de nenhum golpe
Até o momento desta review, não existe nenhum sistema para escolher a dificuldade do jogo.
Armas
Podemos encontrar algumas armas espalhadas no mapa, como canos, garrafas, tijolos e lanças que são destruídas após determinado tempo de uso. Use-as com sabedoria, pois você irá precisar futuramente.
Evitando combates desnecessários
Conforme avançamos nos capítulos, podemos retornar e utilizar passagens que evitam lutas desnecessárias, fazendo com que a idade do jogador mantenha-se intacta. Não se engane! Essas passagens ajudam, porém, o jogo ainda continua sendo injusto e quase que impossível em determinadas lutas.
Gráficos
O jogo possui artes e gráficos cartoonizados que lembram o estilo da Telltale Games. Apesar de não ser um mundo tão grande, Sifu preza por cada detalhe e objeto espalhado ao redor do mapa.
Trilha Sonora
A trilha sonora de Sifu foi composta por Howie Lee, compositor famoso em Pequim por suas músicas eletrônicas. Esta é a primeira vez que Howie compõe uma música para um jogo de videogame e o resultado é simplesmente espetacular. As músicas remetem a sensação dos clássicos filmes japoneses de luta que marcaram a época, trazendo uma vibe e energia muito agradável mesmo nos combates mais acelerados.
Desempenho
Durante minha jogatina, não presenciei nenhuma queda de frame rodando na versão de PlayStation 5. Em ambas as versões o jogo roda a 60FPS sem nenhum perda de qualidade ou otimização. Os loadings no PS5 são quase que instântaneos, enquanto no PS4 eles levam a média de 14 segundos. No PS4 também notei que alguns objetos do cenário não possuem tantos detalhes como a versão de PS5.
O poder do DualSense
Em Sifu, o DualSense utiliza quase que todos os recursos e logo no início da gameplay já podemos notar o feedback háptico em ação através da chuva. No combate e em cada finalização também sentimos as sensações, que desempenharam um papel fantástico através do controle.
Vale a pena comprar Sifu mas ESPERE!
Sifu é uma experiência única e diferente do que encontramos hoje em dia. A mecânica de idade é algo que se destaca no game e que não encontramos em nenhuma outra franquia, porém, a dificuldade faz com que os jogadores se afastem e não sintam vontade de dar continuidade. Apesar de possuir uma campanha cativante e que te prende do começo ao fim, Sifu irá afastar os jogadores casuais e que querem apenas se divertir com uma boa história. Até o momento da review, Sifu continua desbalanceado e praticamente impossível de ser finalizado. Assim que for corrigido e reformulado na questão da dificuldade, esse será o momento exato para adquirir o game. Se mesmo assim você quer se aventurar pelo mundo de Sifu, tenha ciência de que a persistência é algo essencial e esteja preparado para passar por momentos de muita frustração.
Review em vídeo
Caso você tenha interesse, nossa review em vídeo já está disponível no YouTube! Confira abaixo:
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Informações adicionais
- Jogo Single Player
- O jogo ocupa 7,20 GB no PS5, 17,29 GB no PS4 e 22 GB no PC
- O jogo conta com 43 troféus, sendo eles 26 de bronze, 13 de prata, 3 de ouro e 1 platina
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