A Square Enix voltou a anunciar novas demissões em seus times ocidentais. Na quinta-feira (06), durante uma reunião com funcionários, a empresa afirmou que quase todas as áreas nos Estados Unidos e na Europa entraram na linha de fogo da reestruturação mais recente, segundo apuração da VGC.
Além disso, o presidente Takashi Kiryu explicou na videoconferência que a publisher quer operar com uma estrutura mais enxuta e ágil fora do Japão. Para isso, ele pretende reformar toda a operação de publicação internacional e tornar os processos mais eficientes no dia a dia.
Cortes começam e devem ter grande alcance
No entanto, mesmo sem revelar números, a Square Enix já iniciou o processo de desligamentos. Funcionários que permanecem nos quadros também devem passar mais tempo no escritório, o que mostra que a mudança vai além da redução de custos.
Fontes ouvidas pela VGC dizem que quase 140 pessoas no escritório de Londres receberam o aviso de que seus cargos estão sob risco. Assim, as áreas envolvidas vão de TI a marketing, passando por vendas, QA, planejamento e até publicação.
A Square Enix Europe também sofre com a revisão interna. Equipes responsáveis por comunicação, apoio às marcas globais e parcerias com estúdios externos receberam a notícia de que podem sair. Como o Reino Unido exige um período de consulta antes de demissões definitivas, essa etapa já está em andamento.
Com tudo isso, a empresa projeta economizar mais de 3 bilhões de ienes por ano, algo em torno de US$ 19,6 milhões. Portanto, Kiryu reconheceu que a onda de cortes realizada no ano passado não trouxe o resultado esperado, o que reforçou a necessidade de novas mudanças.
Além do corte de pessoal, a Square Enix quer alterar a estratégia na área de controle de qualidade. A companhia planeja transferir a maioria do trabalho de QA e depuração para inteligência artificial generativa nos próximos dois anos, o que deve reduzir ainda mais a demanda por equipes humanas.
O que achou de mais demissões acontecendo na Square? Comente!
Fonte: VGC
