Estamos vivendo uma era que pode ser descrita como a “guerra pela RAM”, com grandes empresas disputando a fabricação de memórias RAM em meio à crescente demanda do setor de inteligência artificial (IA).
Segundo declarações do presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, a empresa está monitorando de perto o aumento nos preços da memória RAM e seus possíveis impactos na produção de hardware, especialmente no Nintendo Switch 2.
Nintendo ainda não foi afetada pela alta da RAM
A companhia destacou que, embora os preços atuais da memória ainda não tenham afetado diretamente seus resultados financeiros, a volatilidade do mercado de componentes representa uma preocupação estratégica que precisa ser acompanhada de perto.
Furukawa explicou que a rentabilidade do hardware depende de diversos fatores, como condições de aquisição de componentes, redução de custos por meio da produção em massa, taxas de câmbio e tarifas de importação.
No caso específico da memória RAM, ele observou que a elevação dos preços, impulsionada principalmente pela forte demanda de grandes data centers de IA, tem tornado o mercado consideravelmente instável.

A Nintendo afirmou que seus componentes são adquiridos com base em planejamentos de médio e longo prazo, o que, até o momento, tem ajudado a mitigar impactos imediatos nos custos de produção e nos preços ao consumidor.
Furukawa evitou comentar de forma direta sobre possíveis reajustes nos preços de seus produtos, classificando esse tipo de cenário como hipotético.
Caso você queira entender melhor a disputa pela fabricação de memória RAM e como a alta demanda por data centers de IA está afetando o mercado, não deixe de conferir nossa matéria especial que explica o que está acontecendo e quais podem ser os efeitos desse movimento.
Você acha que a Nintendo pode aumentar o preço do Switch 2 por conta da alta no valor da memória RAM? Fala para a gente nos comentários!
Fonte: VGC
