Triste notícia para os turcos: a PSN da Turquia sofreu um grande reajuste no preço dos jogos. A partir de agora, cada lançamento custará 85 dólares, o equivalente a R$474,36 em conversão direta.
Não é a primeira vez nos últimos anos que a Sony reajusta os preços da loja na Turquia. Recentemente, a PS Plus aumentou 500% no valor das assinaturas. Na época, a empresa justificou que o reajuste era necessário para manter o padrão de qualidade do serviço.
A Sony adota uma política global de manter o valor dos jogos em paridade com o dólar. Reajustes são frequentes nos países que possuem economias fragilizadas, como Argentina e Turquia, devido à alta da inflação e desvalorização da moeda local.
Essa política desagrada os consumidores locais, já que os preços dos jogos tendem a ser mais altos e a renda média local não consegue acompanhar.
Lojas concorrentes como a Xbox Store e a Steam regionalizam os preços, adequando-se às economias locais, por isso os jogos costumam ser mais baratos.
Grupos minoritários que utilizavam contas de regiões diferentes das suas, como, por exemplo, brasileiros utilizando contas da Turquia, também sofrerão com as medidas, já que não poderão mais se aproveitar da fragilidade da moeda estrangeira.
No Brasil, a Sony segue com a política de paridade com o dólar. Por essa razão, os jogos que custam 70 dólares chegam a 350 reais.
Veja também:
Você será afetado com o aumento de preços na PSN da Turquia? Fala para gente nos comentários!
2 Comentários
Coitado dos turcos,eles tavam de boa ai o pessoal se aproveitou dos preços e acabaram com a raça deles 💀
Coitado dos turcos,eles tavam de boa ai o pessoal se aproveitou dos preços
e acabaram com a raça deles 💀, imagina como eles vão comprar alguma coisa agora.