O PS5 Pro foi lançado e já está nas mãos dos consumidores e, consequentemente, dos analistas técnicos que estão comparado os jogos com suas versões anteriores. Apesar de a maioria dos jogos apresentarem melhorias no novo console da Sony, alguns títulos estão enfrentando problemas notórios.
Esses problemas ocorrem especificamente em Silent Hill 2 Remake e Star Wars Jedi: Survivor, e a possível causa pode estar relacionada ao PSSR, tecnologia de upscaling criada pela Sony e usada exclusivamente no PS5 Pro.
A Digital Foundry, principal equipe de análises técnicas do mercado de games, demonstrou em um vídeo Star Wars Jedi: Survivor com o novo patch para o PS5 Pro, onde supostamente haveria melhorias em todos os aspectos. Contudo, no modo de performance, artefatos ficam visíveis aos olhos.
“Se você olhar lado a lado, pode perceber o quão instável o jogo parece agora com o PSSR no modo Performance.”
“Eu, pessoalmente, diria que parece dramaticamente pior do que o antigo modo Performance.”
Oliver Mackenzie, analista da Digital Foundry
O Silent Hill 2 Remake foi testado pelo El Analista de Bits, que constatou que o patch de atualização para o PS5 Pro substituiu o FSR pelo PSSR, ocasionando problemas como ruídos e artefatos nos reflexos e na oclusão de ambiente, além de menor nitidez quando comparado à versão do PS5 padrão.
As situações são no mínimo curiosas, já que, de forma lógica, um novo hardware mais potente e com mais opções tecnológicas deveria rodar todos os títulos de forma superior à sua versão mais modesta.
De qualquer maneira, resta aguardar um patch que corrija os problemas apresentados.
O que você acha de jogos recentes rodarem piores no PS5 Pro? Fala para gente nos comentário!