Se você costuma utilizar IPTV, saiba que a Amazon confirmou que aplicativos de streaming pirata serão bloqueados nos dispositivos Fire TV Stick.
A mudança já começou a ser aplicada na França e na Alemanha e deve ser expandida mundialmente nos próximos meses.
Amazon tenta impedir a proliferação da pirataria
Segundo a Amazon, o Fire TV Stick passará a impedir o funcionamento de aplicativos usados para acessar transmissões ilegais, mesmo quando instalados via sideloading, prática comum entre usuários que utilizam APKs de IPTV pirata.
A empresa afirmou ao portal Tecnoblog que a pirataria é ilegal e que sempre trabalhou para bloqueá-la em sua loja de aplicativos. Agora, porém, também vai bloquear aplicativos identificados como fornecedores de conteúdo pirata, inclusive aqueles baixados fora da Amazon Appstore.
O bloqueio será aplicado de duas formas:
- Nos novos modelos, como o Fire TV Stick 4K Select, o sistema operacional foi atualizado para uma versão baseada em Linux que não permite instalar apps de fora da Amazon Appstore.
- Nos modelos antigos que utilizam Android, ainda será possível instalar APKs, mas a Amazon poderá desabilitar o funcionamento de aplicativos considerados piratas, seja remotamente por atualização de sistema, seja por verificações internas.
A empresa também justificou a medida citando riscos de segurança, afirmando que aplicativos piratas podem expor usuários a malware, roubo de dados e fraudes.
No Brasil, a Amazon informou que o bloqueio ainda não começou, mas o plano é expandir a iniciativa globalmente, o que inclui o mercado brasileiro.
Isso significa que usuários que dependem de aplicativos de IPTV pirata ou serviços ilegais de streaming podem ter esses apps bloqueados futuramente.
O que você acha do bloqueio de IPTV e streamings piratas no Fire Stick da Amazon? Acha que irá reduzir a pirataria no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Tecnoblog
