A Sony Corp. divulgou os resultados fiscais da PlayStation no Q2 24. Antes de continuarmos, vale explicar o termo Q1. O ano fiscal é dividido em quatro Qs. Agora, você deve estar se perguntando, o que diabos é Q? Q é uma abreviação da palavra quarter que significa trimestre em nosso idioma.
Ou seja, neste texto, irei trazer uma breve análise do segundo trimestre (Q2) do ano fiscal 2024 da PlayStation. Caso queira ver outros textos desse mesmo sentido, confira abaixo:
- Analisando os resultados fiscais da PlayStation no ano fiscal 2023
- Analisando os resultados fiscais da PlayStation no Q1 24
- Analisando o relatório corporativo da PlayStation (2024)
Os resultados fiscais da PlayStation – As vendas do PS5
A Sony atualizou as vendas totais do PS5. O console alcançou a incrível marca de 65,5 milhões de unidades vendidas. No mesmo período de tempo, o PS4 já havia alcançado 67,5 milhões, contudo, o hardware da geração anterior já havia recebido um price cut generoso nesse meio tempo, coisa que não aconteceu com o PS5 ainda.
Como o console entrou na segunda metade do seu ciclo de vida, as vendas de hardware começaram a declinar. No Q2 24, “apenas” 3.8 milhões de unidades foram vendidas, em comparação com os 4.9 do Q2 23. Temos aí uma queda de 1,1 milhões em relação ao mesmo período do ano passado.
O declínio era esperado pela Sony. Como falei acima, a empresa optou por não oferecer promoções do console e não lançou nenhum jogo atrativo no mercado, o que diminui o interesse imediato pelo produto.
Certamente a situação deve mudar bastante no próximo ano fiscal. Com a chegada do PS5 Pro e de grandes jogos como Ghost of Yotei, GTA 6 e Death Stranding 2, espera-se que as vendas de hardware ganhem um boost. A PlayStation deve optar por finalmente aplicar um price cut também, visando aumentar o market share e aproveitar o boom do lançamento de títulos extremamente aguardados.
Segurando as pontas
Apesar da queda significativa na venda de consoles, a PlayStation gozou de uma alta na venda de softwares e addons.
Dados sobre as vendas de jogos:
- Q2 24: 77,7 milhões de jogos vendidos (Dentro desse número, 5,3 milhões foram de first parties)
- Q2 23: 67,6 milhões de jogos vendidos
- Resultado: Aumento de 10,1 milhões
O aumento significativo se deu por conta do lançamento de jogos aguardados pelo público e pela prática de promoções agressivas que permitiram que as vendas fossem aquecidas. Títulos como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 ficaram com preços bem convidativos na janela em questão. Além disso, tivemos o lançamento de Black Myth: Wukong e EA Sports FC 25 nessa janela.
Dentro das unidades vendidas, 70% foi no formato de mídia digital, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. É inevitável que a comunidade esteja caminhando para um futuro mais focado na praticidade da mídia digital.
No geral, muito graças ao aumento expressivo da venda de jogos, addons e numa maior receita gerada pela PS Plus, a receita gerada pelo segmento de jogos no Q2 2024 foi superior ao do Q2 2023.
No quesito MAUs (usuários ativos mensais), o Q2 24 teve 116 milhões de usuários ativos na PSN, contra 107 milhões do Q2 23. Aqui, certamente o número foi auxiliado pelos lançamentos na Steam. Lembre-se que a PlayStation passou a exigir uma conta da PSN para vários de seus jogos no PC.
Totoki está trabalhando
Com o impulso proporcionado por grandes lançamentos de parceiros, a PlayStation teve um Q2 histórico no que diz respeito ao lucro operacional. A companhia gerou U$900 milhões de lucro, um recorde para o trimestre em questão.
Os resultados foram tão positivos que a Sony decidiu revisar suas metas para cima e agora acredita que a receita gerada será 4% maior do que o que eles estimavam antes.
Os exclusivos
A Sony aproveitou a ocasião para revelar as vendas de Astro Bot. O jogo de plataforma precisou de 58 dias para alcançar a marca de 1,5 milhões de unidades vendidas.
Ao que tudo indica, ele já conseguiu pagar os custos de produção, contudo, não seria loucura afirmar que os executivos esperavam por um ROI maior. A nota 94 no Metacritic e a possibilidade de ser eleito o GOTY de 2024 não parece ter ajudado a impulsionar as vendas.
Um ponto importante é que o CFO, Hiroki Totoki, afirmou que a partir do ano fiscal que vem (Abril de 2025), ao menos um grande jogo será lançado no PS5. Isso já havia sido dito pelo executivo antes e ele voltou a enfatizar a informação.
Relembre a esteira de produtos que está por vir:
- Death Stranding 2
- Ghost of Yutei
- Marvel’s Wolverine
- Nova IP da Santa Monica
- Nova IP da Naughty Dog
- Nova IP da Bend Studio
- Projeto da Bluepoint
- Horizon 3
- Horizon Online
Olha o GaaS
Os executivos da marca foram questionados sobre Concord. Para a Sony, Concord serviu para ensinar lições valiosas e eles irão modificar vários processos internos para evitar que um desastre desse nível aconteça novamente.
A reestruturação das etapas será chamada de “Gating”, onde, em suma, a empresa vai realizar mais testes internos e externos para determinar a viabilidade de um projeto e colher dados sobre a percepção pública do mesmo.
Outro ponto que será reavaliado é a janela dos lançamentos. A Sony entende que uma janela ruim de lançamento pode gerar uma canabalização de receitas, onde um third party pode impactar negativamente as vendas de um first party e vice-versa.
Eles também aproveitaram a ocasião para lembrar do sucesso de Helldivers 2. A ideia é continuar investindo no segmento, mas com um pouco mais de estratégia. O plano atual vai passar a ser intercalar grandes jogos SP com títulos live-service, mitigando os riscos do modelo de negócios.
O próximo trimestre
O Q3 da PlayStation deve ser muito forte. Tivemos a chegada recente de Black Ops 6, Dragon Ball: Sparking! Zero e do PS5 Pro. Isso deve dar um boost tremendo tanto na quantidade de hardware vendidos, quanto na venda de jogos e addons.
Outro ponto de destaque é a chegada dos Holidays. Os festivos de fim de ano são acompanhados de promoções agressivas na PS Store, o que incentiva e muito o consumo.
Um ponto de atenção para a PlayStation é que seus resultados continuam, majoritariamente, dependentes do desempenho de parceiros. Não é sempre que temos um Hogwarts Legacy ou um Black Myth: Wukong no mercado.
A empresa precisa correr para fortalecer suas capacidades de produção interna e, claro, tentar emplacar um GaaS por ano. Helldivers 2 já foi um belo começo, mas ainda é insuficiente.