Se você resgatou Fallout 4 na PS Plus anos atrás e estava esperando o upgrade next gen para se aventurar no game, tenho péssimas notícias. Até o momento da escrita desse texto, a versão concedida pelo serviço da Sony não dá direito ao upgrade.
ATUALIZAÇÃO:
12:32 – Entrei no Discord oficial da Bethesda e ao que tudo indica a situação se trate de um bug. Um membro da equipe afirmou que eles já estão averiguando o “problema”, mas não esclareceu se quem resgatou o jogo pela PS Plus vai ter direito ou não ao jogo.
16:42 – A Bethesda confirmou oficialmente que a versão da PlayStation Plus dará sim direito ao upgrade e estão trabalhando para resolver o problema.
Vale destacar que a escolha de palavras da empresa foi um tanto quanto esquisita. Eles mencionam que os usuários da PS Plus Extra terão direito ao upgrade, mas a maior parte dos jogadores resgataram o game via PS Plus Collection, benefício que nem existe mais.
E não, não parece ser um erro ou engano, visto que o caso já aconteceu em diversas outras vezes com outros títulos como GreedFall. Em um caso específico, o de Final Fantasy 7 Remake, as empresas acabaram voltando atrás e optaram por conceder o upgrade.
Não existem informações sobre quem seria o responsável por controlar isso. Automaticamente se pensa na PlayStation mas a medida pode ter sido uma diretriz da Bethesda. Nas redes sociais, alguns usuários defendem a medida, alegando que o upgrade gratuito foi prometido para quem comprou o jogo e não para quem resgatou o mesmo em um serviço de assinatura.
O argumento seria compreensível, contudo, os assinantes do Xbox Game Pass terão direito à versão. Os donos de um PlayStation terão que adquirir o jogo, ou em mídia física ou em mídia digital, para ter acesso à versão nativa de PS5.
Na PS Store, a versão cross-gen padrão está custando R$99,50, já a G.O.T.Y Edition, com as DLCs, sai por R$199,50.