A proximidade da Arábia Saudita com os jogos não é nenhum segredo. Faz cerca de três anos que um dos fundos bilionários do país começou a investir em empresas de games de maneira regular, assegurando inclusive uma participação minoritária na Nintendo e 96% das ações da SNK. Agora, os planos de longo prazo do governo finalmente foram revelados.
De acordo com o Bloomberg, o país possui U$38 bilhões para investir no setor com a finalidade de diversificar sua fonte de renda. Atualmente a nação saudita depende quase que exclusivamente da venda do petróleo, o que deixa o país em uma posição vulnerável. A ideia por trás dos investimentos é transformar a Arábia Saudita em um hub de desenvolvimento e distribuição de games.
A Savvy Gaming Group, subsidiária responsável por alocar a grana, pretende se tornar uma força global até 2030. Dos 38 bilhões disponíveis, 13 bilhões estão destinados a serem alocados em publishers. A medida tem causado uma certa surpresa no meio dos gamers, afinal, não é todo dia que se vê um país tão interessado em jogos eletrônicos e enxergando o setor como uma ótima medida para diversificação de portfólio.
Os investimentos da Arábia Saudita/Savvy Gaming Group até agora:
- ESL: São donos
- SNK: Donos de 96% das ações
- Nintendo: Donos de 8% das ações
- Embracer Group/THQ Nordic: Donos de 8% das ações
Atualmente, a grande barreira enfrentada pelo país para se tornar uma potência no desenvolvimento de games é a falta de profissionais qualificados no território, visto que o governo ainda não possui políticas de investimento em educação e tecnologia para o povo. A ideia por trás do fundo é adquirir companhias já formadas em outros países e obter esse talento.