Alan Wake 2, jogo de terror e investigação da Remedy, se provou um grande sucesso e é considerado até mesmo um possível concorrente a Game of the Year (Goty). O game faz parte de um universo compartilhado que envolve ele e Control, franquia de ação da Remedy que possui um segundo título confirmado. Control trouxe uma DLC inspirada em Alan Wake, fazendo referências ao escritor e aos eventos do primeiro jogo. Agora, Alan Wake 2 devolve o favor e entrega uma série de referências ao game de 2019. Vamos conferir?
O prólogo do universo conectado
Se você jogou Control, provavelmente deve lembrar que o game possui uma DLC dedicada a Alan Wake. A DLC, intitulada AWE, nos coloca frente a frente a um personagem do game original do escritor, Emil Hartman, desta vez transformado em uma perigosa e distorcida criatura formada pela união do Ruído e da Escuridão (esta última força presente em Alan Wake). Também fica implícito, de certa forma, que Alan Wake pode ter criado os eventos apresentados em Control, incluindo a existência da diretora Jesse e de tudo o que ela conhece (e sejamos sinceros, por que não ser plausível que Control seja produto de uma grande mente criativa, tendo em vista tudo o que experienciamos no game?). Embora isto não seja comprovado, podemos imaginar que o escritor ao menos tenha uma certa influência no mundo de Jesse Faden.
A FBC
A Federal Bureau of Control, órgão do governo que investiga fenômenos paranormais e cuja sede é onde se passa Control, está presente em Alan Wake 2 e faz algumas aparições curiosas no arco de Saga, investigadora do FBI que controlamos junto com Alan. Vemos um membro da organização próximo do início do jogo e mais tarde agentes do FBC passam a investigar formalmente o evento que se passa por ali, denominando-o como “A Sombra”.
Oceanview
Se você jogou Control, com certeza está familiarizado com o Oceanview, um motel que Jesse usa para viajar por várias dimensões. Em Alan Wake 2, o Oceanview é um hotel e um lugar dentro do Lugar Escuro onde reside o personagem Tom Zane. Ali temos um easter egg de Jesse, que aparece em uma rápida introdução da TV.
Ahti e outras entidades paranormais
Ahti, o Faxineiro é uma poderosa entidade paranormal de Control. Ele também está presente em Alan Wake 2, cantando em um bar e depois ajudando os protagonistas ao abrir passagens bem-vindas para o jogador. Em Control, fazer as missões do Faxineiro garante ao jogador um cartão postal de Watery, que é onde fica o bar onde ele se encontra na sequência de Alan Wake.
Em Alan Wake 2 também conhecemos mais do Sr. Door, uma entidade que possui seu próprio talkshow e consegue extrapolar a escrita de Alan. Door havia sido mencionado primeiramente por Dylan Faden (irmão de Jesse e antagonista) em Control. Dylan menciona que o Sr. Door havia aparecido para ele em um sonho e explicado a natureza do multiverso. Dylan queria levar o Ruído a outros mundos e pergunta ao Sr. Door como acessar o multiverso, mas o outro personagem parece não gostar da ideia e recusa ajudar Dylan.
O futuro da franquia
Vale lembrar que Alan Wake e Control são parte de um universo compartilhado da Remedy. Com a confirmação de que Control 2 vai acontecer, é de se imaginar que o escritor seja referenciado de alguma forma na continuação da aventura de Jesse Faden. O que será que vem por aí?
E você? Notou mais alguma conexão entre os dois games?
Leia também:
Quer economizar nessa Black Friday? Então não perca tempo e acesse: