Assassin’s Creed Mirage será mais um jogo da franquia que terá um propósito além da diversão. Seguindo o costume da nova era da saga, o jogo trará ensinamentos sobre a história e a cultura de Bagdá. Apresentando como um recurso do jogo, História de Bagdá, se trata de um jeito interativo de aprender sobre a história, arte e cultura da cidade.
Além disso, o recurso também vai promover insights sobre o Califado Abássida. Outro ponto interessante é que a ferramenta será integrada no jogo principal e ligada ao progresso do jogador, promovendo recompensas in-game para o protagonista Basim. Os jogadores poderão visitar 66 locais históricos, desbloqueando artigos divididos em cinco áreas: arte e ciência, fé e vida diária, vida na corte, economia e governo.
De acordo com a Ubisoft, o recurso foi planejado e estruturado com o auxílio de historiadores e experts. Além disso, todas as ilustrações foram selecionadas de coleções pertencentes a museus e instituições que preservam a história da cidade.
“Eu estou orgulhoso que nós não fugimos de nenhum assunto, discutindo sobre tópicos sensíveis como o harém, o papel dos eunucos e da escravidão. Também estou feliz que conseguimos adicionar um pouco de humor em entradas como Modos na Mesa ou Inspetores do Mercado. Afinal, a história também pode ser engraçada e leve.” disse o Dr. Raphael Weyland, um historiador contratado pela Ubisoft Montreal.
O recurso certamente será muito bem-vindo, visto que o acesso a informações sobre a cultura, arte e história do Oriente Médio é bem precário. Fora isso, poucas pessoas sabem, mas Bagdá por muito tempo serviu como um hub enorme para o mundo e ajudou a difundir muitos contos e costumes para o globo. Um exemplo perfeito disso é toda a cultura envolvendo os perfumes.