As assinaturas de games – PlayStation Plus e Xbox Game Pass – não estão crescendo. A informação foi compartilhada pelo analista Mat Piscatella. De acordo com Mat, os serviços tiveram apenas 1% de crescimento em relação à Abril de 2023. Confira:
Ciente da situação faz tempo, a PlayStation adotou uma divisão de tiers e hoje foca em fazer com que os assinantes do tier mais barato, o Essential, façam o upgrade para o Extra ou Deluxe. Dessa forma, a companhia consegue aumentar a receita e capitalizar mais em cima dos assinantes.
Em um caminho contrário da PlayStation, que optou por não fazer certas concessões como lançar first parties Day One no serviço, a Xbox encontra-se em uma situação delicada. Todos os exclusivos da empresa acabam chegando na assinatura, o que torna uma estagnação de assinantes um detalhe perigoso.
O perigo da estagnação
Sem um aumento da receita gerada pelos serviços, vai ficar cada vez mais difícil custear todos os assistencialismos fornecidos pela companhia. A prova disso é que ontem (07), 4 estúdios foram fechados, incluindo a Tango Gameworks.
A Xbox segue empenhada em reduzir seus custos e cancelar projetos de menor porte visando tornar a companhia mais sustentável. O problema é que os fãs não estão nada contentes com as medidas e clamam por mudanças na gestão.
Outro aspecto sensível da situação é que os lançamentos Day One deixaram os jogadores acostumados com esse modelo de distribuição. Após causar uma enorme disrupção no consumo como essa, é extremamente difícil voltar atrás e convencer os jogadores de que eles precisam voltar a pagar pelos produtos.