Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

    agosto 18, 2025

    Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

    agosto 18, 2025

    Nintendo Direct de Kirby Air Riders acontecerá nesta terça-feira (19)

    agosto 18, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

      agosto 18, 2025

      Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

      agosto 18, 2025

      Nintendo Direct de Kirby Air Riders acontecerá nesta terça-feira (19)

      agosto 18, 2025

      Shenmue III Enhanced é anunciado oficialmente com gráficos e jogabilidade melhorados

      agosto 18, 2025

      Euro Truck Simulator 2 deve chegar aos consoles em breve

      agosto 18, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » BGS 2022: Entrevistamos Felipe Funari, fundador e diretor da W7M
    Especiais

    BGS 2022: Entrevistamos Felipe Funari, fundador e diretor da W7M

    gislenegisleneoutubro 10, 20227 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Felipe Funari
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Durante a BGS 2022, conversamos com Felipe Funari, fundador e diretor da W7M, organização de eSports patrocinada pelo Banco do Brasil.

    Você pode falar um pouco sobre como a organização surgiu?

    Felipe Funari: A BGS é um momento importante pra gente né, começamos a fazer estudos de mercado em 2017 dentro do grupo pra decidir o que íamos fazer no mercado de publicidade digital e um dos lugares que a gente veio estudar foi a BGS de 2017. Em Outubro daquele ano a gente já tinha definido o que íamos fazer, a gente ia pro mercado de games e eSports e também pro mercado de investimentos, mas a BGS foi um fator final pra definir se a gente ia ter um clube de eSports. Em Outubro de 2017 a gente tava aqui e em Novembro a gente anunciou nossa primeira line que foi o campeão do campeonato de Counter-Strike que foi o bootcamp na época pra gente entrar nesse segmento. Então é muito importante pra gente desde 2017 e agora em 2022 dando novos passos.

    O que te incentivou a investir no cenário brasileiro?

    Felipe: O que incentivou o grupo foi o mercado de publicidade, a gente desde 2013 atua nesse segmento, existiam novas verticais surgindo, investimentos em games era o que tava em evidência em 2017 nesse passo de estudo. Além de eu particularmente gostar muito de games, sempre joguei a minha vida inteira, comecei no RPG e depois fui pro CS, aí foi degringolando, World of Warcraft, Tíbia, e aí com esse estudo, trabalhando com o mercado de games, foi meio natural a gente seguir por esse caminho.

    Você pode falar sobre as modalidades, sobre o processo de escolhas que vocês fizeram pra decidir no que investir?

    Felipe: CS foi a nossa primeira modalidade em 2017, era bastante jogado pelas pessoas e éramos bem próximos de pessoas do mercado, aí a gente conhecia o pessoal da Gamers Club, do Counter-Strike, alguns jogadores em evidência na época, foi nosso primeiro passo e desde então estamos trazendo pessoas do segmento de games e eSports pra ir passando pra gente as informações. Não só isso, conversamos com todas as publishers, a Ubisoft, a Riot, a própria Valve, algumas pessoas da ESL, pra gente entender melhor como funcionava o mercado. Hoje o processo é muito natural, toda vez que a gente vai pra alguma modalidade, conversamos com a publisher pra entender o quanto ela tá olhando pro cenário. Não adianta nada a gente investir em um projeto que pode acabar terminando de maneira precoce. Com todos os estudos que a gente trouxe aqui pra estar no Valorant feminino, conversamos sobre Wild Rift, sobre League of Legends, abrimos algumas negociações pra estar na franquia e a gente entendeu que ainda não é o momento pra estar nessas modalidades aqui na W7M mas a gente passa segurança pros nossos patrocinadores e também pros nossos atletas pela responsabilidade financeira que a gente tanto preza.

    E o Valorant, como foi pra vocês começarem a investir, principalmente no cenário feminino?

    Felipe: A gente abriu uma conversa com a Riot sobre isso, pra gente tentar entender quais eram os movimentos, a gente viu uma franquia com um cenário misto surgindo pra América do Norte e com apenas três times brasileiros e aí o mercado nacional ia ficar muito aberto, o que ia acontecer, de qual forma, a audiência nacional ela existe ainda, mesmo existindo uma franquia. O cenário feminino pra gente foi uma escolha não só de valor, estamos investindo cada vez mais, mas estratégica. Pensamos: olha, vamos ter um cenário misto, muito em evidência por causa da franquia, mas o nacional vai precisar de alguma coisa. Conversando com a Riot a gente entendeu que ia ser interessante estarmos no cenário feminino.

    Qual a expectativa que você tá pra essa line?

    Felipe: Estamos com uma expectativa boa, as meninas são muito novas, se profissionalizando, então nosso objetivo é dar oportunidade pra elas. A gente tem 8 times muito consolidados no cenário, o nosso tá sendo o nono, então é um primeiro passo pra oportunidade que a gente tanto cria aqui. Nossa expectativa é elas evoluírem ano a ano. A iniciativa é muito parecida com o que a gente fez com nosso time de Rainbow Six que a gente foi muito mal no primeiro ano e agora no segundo ano estamos conquistando tudo. Então a gente vai dar essa estrutura pra que se Deus quiser a gente conquistar tudo através do trabalho.

    Pode falar um pouco em relação ao salário, existe uma equidade na equipe?

    Felipe: A equidade foi um passo que a gente sempre quis desde que a gente entrou no mercado feminino em 2021. Mas financeiramente isso não era viável pra gente manter a responsabilidade financeira pra fazer nossa iniciativa durar. Estamos a 5 anos no mercado e de lá pra cá diversas organizações acabaram não indo pra frente justamente por essa questão de responsabilidade financeira. Então pra gente é um orgulho estar com isso dentro da criação. O Banco do Brasil graças a Deus acreditou em nosso projeto e ajudou a tornar isso uma realidade. É o que a gente sempre quis, a gente sabe que é uma obrigação mas não era uma realidade nesse segmento. Então pra gente, não só como time, mas pro mercado é super importante conseguir construir isso.

    Como é a sinergia da equipe com o Banco do Brasil?

    Felipe: É uma grande oportunidade para a galera do W7M e todos os atletas que passam pelo Banco do Brasil. Atualmente nós temos a Rayssa Leal, Bob Burnquist e toda a galera do vôlei. Eles querem gerar essas oportunidades para todos.

    Qual a importância da BGS para os negócios e a parte business?

    Felipe: Esse ano a BGS está mais forte como time, além de ser extremamente emblemático, onde lançamos o uniforme Rosa por conta do Outubro Rosa. Nós também tentamos beneficiar o nosso parceiro e passar o que a W7M busca realizar como time.

    Você pode falar um pouco sobre a campanha do Outubro Rosa?

    Felipe: Na sexta-feira nós lançamos a Campanha do Outubro Rosa e todas as vendas dos uniformes rosas que estão no estande e no site serão revertidos para instituições e o combate do Câncer de Mama. Nós não quisemos colocar apenas algo rosa, nós tentamos oferecer informativos sobre a campanha para as pessoas entenderem sobre a importância e combate do Câncer.

    Como foi realizada a escolha e composição das jogadoras?

    Felipe: Nós temos alguns managers da comissão técnica e usamos todos eles para realizar a seleção. Nós trouxemos os técnicos e o Jorge que é responsável pelas lineups femininas. Além disso, a Dai está chegando para realizar essa seleção. Dessa maneira fizemos uma seleção que poderá dar resultado para o time de alguma forma.

    Apesar das mulheres serem a maioria nos games, elas são minoria nos eSports. Você acredita que trazendo mais meninas para o cenário, mais irão acompanhar?

    Felipe: Nosso objetivo é exatamente esse! 55% do mercado de games são compostos pelas mulheres mas ao mesmo tempo nos eSports elas são minoria. Nós pensamos além do ganho de audiência. Fazer as meninas jogarem e competir é algo extremamente importante para nós, dando ainda mais oportunidades para todas.

    Siga o Felipe Funari e a W7M nas redes:

    – Instagram da W7M
    – Twitter do Felipe Funari
    – LinkedIn do Felipe Funari

    BGS 2022 Entrevista Felipe Funari W7M
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleGameplay do beta fechado de The Division Heartland é vazado; confira
    Next Article Assista a gameplay de Wild Hearts mostrando várias caçadas
    gislene

    VEJA TAMBÉM

    Ofertas

    Melhores jogos de mundo aberto em promoção esta semana (18 a 24 de agosto)

    agosto 18, 2025
    Notícias

    República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

    agosto 18, 2025
    Notícias

    Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

    agosto 18, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Promoção gamescom 2025 na PS Store: confira as melhores ofertas e aproveite

    Sherman Castelo Ofertas

    JRPGs para se jogar com os parceiros e se divertir por muitas horas

    Sherman Castelo Especiais

    7 jogos para quem está com saudades de Black Myth: Wukong

    Erick Felipe Especiais

    RPGs promissores que podem repetir o sucesso de Clair Obscur: Expedition 33

    Sherman Castelo Especiais

    Muito além de Diablo: Ótimos ARPGs Isométricos que você precisa jogar

    Sherman Castelo Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.4
    Reviews

    Review: Mafia – The Old Country (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvaagosto 9, 20258 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Onimusha 2 – Samurai’s Destiny Remastered (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvaagosto 3, 20255 Mins Read
    8.6
    Reviews

    Review: Ready or Not (PS5)

    Pedro Grunwaldagosto 3, 20254 Mins Read
    Bombando 🔥

    7 jogos para quem está com saudades de Black Myth: Wukong

    agosto 15, 20255 Mins Read

    JRPGs para se jogar com os parceiros e se divertir por muitas horas

    agosto 14, 20254 Mins Read

    6 modelos de smartwatch baratos e eficientes para usar no dia a dia

    agosto 14, 20256 Mins Read
    Escolhas do Editor

    7 notebooks para jogar com bom custo benefício e desempenho em 2025

    agosto 18, 2025

    Conheça 6 monitores gamers com até 280 Hz para fluidez máxima

    agosto 18, 2025

    Prequels: confira os melhores jogos que contam o início de tudo

    agosto 17, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.