Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    App Day da Amazon começa amanhã (08); confira os detalhes

    setembro 7, 2025

    Ex-chefe da Bethesda critica o Game Pass: “prejudica até os criadores de contéudo”.

    setembro 6, 2025

    Prince of Persia: The Lost Crown ultrapassa três milhões de jogadores

    setembro 5, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      App Day da Amazon começa amanhã (08); confira os detalhes

      setembro 7, 2025

      Ex-chefe da Bethesda critica o Game Pass: “prejudica até os criadores de contéudo”.

      setembro 6, 2025

      Prince of Persia: The Lost Crown ultrapassa três milhões de jogadores

      setembro 5, 2025

      Série de Life Is Strange é confirmada pelo Prime Video

      setembro 5, 2025

      Devs indies criticam preço baixo de Hollow Knight Silksong

      setembro 5, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » BGS 2022: Entrevistamos Felipe Funari, fundador e diretor da W7M
    Especiais

    BGS 2022: Entrevistamos Felipe Funari, fundador e diretor da W7M

    gislenegisleneoutubro 10, 20227 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Felipe Funari
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Durante a BGS 2022, conversamos com Felipe Funari, fundador e diretor da W7M, organização de eSports patrocinada pelo Banco do Brasil.

    Você pode falar um pouco sobre como a organização surgiu?

    Felipe Funari: A BGS é um momento importante pra gente né, começamos a fazer estudos de mercado em 2017 dentro do grupo pra decidir o que íamos fazer no mercado de publicidade digital e um dos lugares que a gente veio estudar foi a BGS de 2017. Em Outubro daquele ano a gente já tinha definido o que íamos fazer, a gente ia pro mercado de games e eSports e também pro mercado de investimentos, mas a BGS foi um fator final pra definir se a gente ia ter um clube de eSports. Em Outubro de 2017 a gente tava aqui e em Novembro a gente anunciou nossa primeira line que foi o campeão do campeonato de Counter-Strike que foi o bootcamp na época pra gente entrar nesse segmento. Então é muito importante pra gente desde 2017 e agora em 2022 dando novos passos.

    O que te incentivou a investir no cenário brasileiro?

    Felipe: O que incentivou o grupo foi o mercado de publicidade, a gente desde 2013 atua nesse segmento, existiam novas verticais surgindo, investimentos em games era o que tava em evidência em 2017 nesse passo de estudo. Além de eu particularmente gostar muito de games, sempre joguei a minha vida inteira, comecei no RPG e depois fui pro CS, aí foi degringolando, World of Warcraft, Tíbia, e aí com esse estudo, trabalhando com o mercado de games, foi meio natural a gente seguir por esse caminho.

    Você pode falar sobre as modalidades, sobre o processo de escolhas que vocês fizeram pra decidir no que investir?

    Felipe: CS foi a nossa primeira modalidade em 2017, era bastante jogado pelas pessoas e éramos bem próximos de pessoas do mercado, aí a gente conhecia o pessoal da Gamers Club, do Counter-Strike, alguns jogadores em evidência na época, foi nosso primeiro passo e desde então estamos trazendo pessoas do segmento de games e eSports pra ir passando pra gente as informações. Não só isso, conversamos com todas as publishers, a Ubisoft, a Riot, a própria Valve, algumas pessoas da ESL, pra gente entender melhor como funcionava o mercado. Hoje o processo é muito natural, toda vez que a gente vai pra alguma modalidade, conversamos com a publisher pra entender o quanto ela tá olhando pro cenário. Não adianta nada a gente investir em um projeto que pode acabar terminando de maneira precoce. Com todos os estudos que a gente trouxe aqui pra estar no Valorant feminino, conversamos sobre Wild Rift, sobre League of Legends, abrimos algumas negociações pra estar na franquia e a gente entendeu que ainda não é o momento pra estar nessas modalidades aqui na W7M mas a gente passa segurança pros nossos patrocinadores e também pros nossos atletas pela responsabilidade financeira que a gente tanto preza.

    E o Valorant, como foi pra vocês começarem a investir, principalmente no cenário feminino?

    Felipe: A gente abriu uma conversa com a Riot sobre isso, pra gente tentar entender quais eram os movimentos, a gente viu uma franquia com um cenário misto surgindo pra América do Norte e com apenas três times brasileiros e aí o mercado nacional ia ficar muito aberto, o que ia acontecer, de qual forma, a audiência nacional ela existe ainda, mesmo existindo uma franquia. O cenário feminino pra gente foi uma escolha não só de valor, estamos investindo cada vez mais, mas estratégica. Pensamos: olha, vamos ter um cenário misto, muito em evidência por causa da franquia, mas o nacional vai precisar de alguma coisa. Conversando com a Riot a gente entendeu que ia ser interessante estarmos no cenário feminino.

    Qual a expectativa que você tá pra essa line?

    Felipe: Estamos com uma expectativa boa, as meninas são muito novas, se profissionalizando, então nosso objetivo é dar oportunidade pra elas. A gente tem 8 times muito consolidados no cenário, o nosso tá sendo o nono, então é um primeiro passo pra oportunidade que a gente tanto cria aqui. Nossa expectativa é elas evoluírem ano a ano. A iniciativa é muito parecida com o que a gente fez com nosso time de Rainbow Six que a gente foi muito mal no primeiro ano e agora no segundo ano estamos conquistando tudo. Então a gente vai dar essa estrutura pra que se Deus quiser a gente conquistar tudo através do trabalho.

    Pode falar um pouco em relação ao salário, existe uma equidade na equipe?

    Felipe: A equidade foi um passo que a gente sempre quis desde que a gente entrou no mercado feminino em 2021. Mas financeiramente isso não era viável pra gente manter a responsabilidade financeira pra fazer nossa iniciativa durar. Estamos a 5 anos no mercado e de lá pra cá diversas organizações acabaram não indo pra frente justamente por essa questão de responsabilidade financeira. Então pra gente é um orgulho estar com isso dentro da criação. O Banco do Brasil graças a Deus acreditou em nosso projeto e ajudou a tornar isso uma realidade. É o que a gente sempre quis, a gente sabe que é uma obrigação mas não era uma realidade nesse segmento. Então pra gente, não só como time, mas pro mercado é super importante conseguir construir isso.

    Como é a sinergia da equipe com o Banco do Brasil?

    Felipe: É uma grande oportunidade para a galera do W7M e todos os atletas que passam pelo Banco do Brasil. Atualmente nós temos a Rayssa Leal, Bob Burnquist e toda a galera do vôlei. Eles querem gerar essas oportunidades para todos.

    Qual a importância da BGS para os negócios e a parte business?

    Felipe: Esse ano a BGS está mais forte como time, além de ser extremamente emblemático, onde lançamos o uniforme Rosa por conta do Outubro Rosa. Nós também tentamos beneficiar o nosso parceiro e passar o que a W7M busca realizar como time.

    Você pode falar um pouco sobre a campanha do Outubro Rosa?

    Felipe: Na sexta-feira nós lançamos a Campanha do Outubro Rosa e todas as vendas dos uniformes rosas que estão no estande e no site serão revertidos para instituições e o combate do Câncer de Mama. Nós não quisemos colocar apenas algo rosa, nós tentamos oferecer informativos sobre a campanha para as pessoas entenderem sobre a importância e combate do Câncer.

    Como foi realizada a escolha e composição das jogadoras?

    Felipe: Nós temos alguns managers da comissão técnica e usamos todos eles para realizar a seleção. Nós trouxemos os técnicos e o Jorge que é responsável pelas lineups femininas. Além disso, a Dai está chegando para realizar essa seleção. Dessa maneira fizemos uma seleção que poderá dar resultado para o time de alguma forma.

    Apesar das mulheres serem a maioria nos games, elas são minoria nos eSports. Você acredita que trazendo mais meninas para o cenário, mais irão acompanhar?

    Felipe: Nosso objetivo é exatamente esse! 55% do mercado de games são compostos pelas mulheres mas ao mesmo tempo nos eSports elas são minoria. Nós pensamos além do ganho de audiência. Fazer as meninas jogarem e competir é algo extremamente importante para nós, dando ainda mais oportunidades para todas.

    Siga o Felipe Funari e a W7M nas redes:

    – Instagram da W7M
    – Twitter do Felipe Funari
    – LinkedIn do Felipe Funari

    BGS 2022 Entrevista Felipe Funari W7M
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleGameplay do beta fechado de The Division Heartland é vazado; confira
    Next Article Assista a gameplay de Wild Hearts mostrando várias caçadas
    gislene

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    App Day da Amazon começa amanhã (08); confira os detalhes

    setembro 7, 2025
    Especiais

    Ótimos jogos para quem está ansioso por Kingdom Hearts 4

    setembro 6, 2025
    Especiais

    Jogos de tiro em terceira pessoa para jogar com amigos e se divertir por horas

    setembro 6, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Os 10 melhores jogos de Arcade que marcaram época

    Eric Bortoleto Especiais

    Os 10 jogos mais difíceis da história dos videogames

    Eric Bortoleto Especiais

    Pré-vendas de jogos em mídia física são suspensas no Mercado Livre e Shopee

    Erick Felipe Notícias

    10 jogos beat’em Up que todo gamer precisa jogar

    Eric Bortoleto Especiais

    Prime Gaming revela os jogos grátis de setembro de 2025; confira a lista completa

    Sherman Castelo Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.7
    Reviews

    Review – Cronos: The New Dawn

    gspetrisetembro 3, 20257 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Metal Eden (PS5)

    Sherman Castelosetembro 2, 20258 Mins Read
    8.2
    Reviews

    Review: Hell is Us (PS5)

    André Custódiosetembro 1, 20258 Mins Read
    Bombando 🔥

    App Day da Amazon começa amanhã (08); confira os detalhes

    setembro 7, 20251 Min Read

    Os 10 melhores jogos de Arcade que marcaram época

    setembro 1, 20257 Mins Read

    Prime Gaming revela os jogos grátis de setembro de 2025; confira a lista completa

    setembro 4, 20252 Mins Read
    Escolhas do Editor

    10 piores lançamentos de jogos de 2025 que devem ser evitados

    setembro 4, 2025

    5 cafeteiras Britânia baratas para café coado em casa

    setembro 4, 2025

    8 melhores animes para quem ama heróis da Marvel e DC

    setembro 4, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.