Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Alerta: golpe com Pix atinge clientes da Amazon via WhatsApp

    julho 24, 2025

    Novo Kindle Colorsoft já está disponível na Amazon

    julho 24, 2025

    Trailer de Battlefield 6 revela conflito global e destruição em larga escala

    julho 24, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Alerta: golpe com Pix atinge clientes da Amazon via WhatsApp

      julho 24, 2025

      Novo Kindle Colorsoft já está disponível na Amazon

      julho 24, 2025

      Trailer de Battlefield 6 revela conflito global e destruição em larga escala

      julho 24, 2025

      PS Plus está com 40% de desconto para usuários selecionados

      julho 24, 2025

      Sony anuncia parceria com a Bandai Namco e se torna acionista minoritária da empresa

      julho 24, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » BGS 2023: Entrevistamos Luciana Pucci, Gerente de Marketing da Razer
    Especiais

    BGS 2023: Entrevistamos Luciana Pucci, Gerente de Marketing da Razer

    lucien.gilbertlucien.gilbertoutubro 13, 2023Updated:outubro 26, 20236 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Luciana Pucci
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Durante a Brasil Game Show de 2023 (BGS 2023), a equipe da República DG teve o imenso prazer de entrevistar Luciana Pucci, gerente de marketing da Razer. Confira a entrevista completa:

    República DG: Os consumidores do meio gaming costumam pensar que os executivos não possuem contato com os games e lidam apenas com a parte administrativa. Você pode falar um pouco sobre o seu primeiro contato com os jogos?

    Pucci: Claro que sim. Eu sou da época do Mario Bros,  do Atari e sou uma executiva. Trabalhei pra empresas de tecnologia por dez anos e agora estou na parte dos periféricos da Razer. Hoje em dia eu tenho contato através do meu filho de nove anos. Eu jogo Mario Bros com ele no Nintendo Switch. Mas,  por exemplo, eu trabalho na Razer e não jogo em PC Gamer mas utilizo todos os produtos porque são de alta tecnologia. Um exemplo disso é a cadeira gamer da Razer. Nós falamos sobre cadeira gamer porque temos a de ergonomia,  sendo elas a Iskur e a Enki. Costumo utilizar a cadeira ergonômica todos os dias, o que acaba me ajudando muito. Estas cadeiras estão sendo vendidas não apenas para o público gamer.  Este talvez seja um ótimo exemplo em relação aos executivos e como eles se conectam com os games e os produtos do setor.

    República DG: Você tem um currículo bem extenso nessa área de marketing com algumas atuações no segmento. Você pode falar um pouquinho sobre o que te levou a entrar na Razer?

    Pucci: Eu mudei pros Estados Unidos e encontrei uma oportunidade de trabalhar com a América Latina, porque a maioria das empresas de tecnologia estão na Califórnia.  Então trabalhei em várias empresas na área de tecnologia e no final cheguei aqui na Razer por ter esse conhecimento na área de tecnologia. Agora os jogos estão super em alta e os consumidores da LATAM são super importantes para nós.

    República DG: Como o mundo tem se tornado cada vez mais globalizado,  os consumidores têm reclamado de certas marcas que seguem uma comunicação mais impessoal. Como a Razer enxerga e lida com isso?

    Pucci: Temos uma comunicação totalmente casual porque a comunidade é super importante até no desenvolvimento dos produtos. Utilizamos muito o feedback dos nossos fãs e consumidores que é importantíssimo para nós. Inclusive, nesse ano lançamos o Deathadder V3 Pro, produto que contou com o feedback total da comunidade de jogadores profissionais! Então, principalmente por atuarmos nessa área de gaming, nossa comunicação é super casual, super aberta pra que todo mundo realmente se sinta perto da marca. 

    República DG: E quais são os maiores desafios em trabalhar com um mercado tão diverso como a América Latina? 

    Pucci: Bom, sim,  a América Latina representa um desafio enorme por estarmos trabalhando com quase 10 países da região. Outra grande questão é que não lidamos apenas com um idioma. Além do PT-BR, também trabalhamos com o Espanhol nos outros países. Toda essa parte de lançamento de produtos precisamos ter certeza que estamos fazendo a tradução de acordo com o indicado. A localização também não só para o espanhol de um país, mas para todos. Também estamos trabalhando para termos lançamentos simultâneos de produtos com os EUA. Então, se eles começarem a trabalhar com o lançamento de um produto 2 meses antes da data, nós precisamos começar a trabalhar 4 meses antes pra dar conta de todos os pormenores em cada mercado. Outro desafio diz respeito aos preços. Dependendo do país, as variações de imposto para pagar são bem discrepantes,  mas, mesmo assim é um mercado no qual a empresa tem muito interesse,  principalmente o Brasil e México, dando total atenção. Também temos as linhas de entrada, o tier médio e os produtos premium. E hoje em dia isso se divide em mais ou menos 50%, então está aí a chance para quem está começando a ser jogador. Eles também podem comprar os produtos de entrada!

    República DG: E o cenário macroeconômico tem estado extremamente volátil desde um pouco antes do começo da pandemia. Como que vocês lidam com esse processo de precificação em um cenário como esse? Tem alguma estratégia de regionalização de preço voltada para a América Latina?

    Pucci: Sim, também não é um desafio aí, mas normalmente temos um valor global, mas, conseguimos ter um pouco de flexibilidade quanto a isso. Olhamos se algum país tem muita demanda por um produto específico, então, sempre estamos observando como podemos adequar o preço para que o produto seja competitivo em mercados determinados. Isso depende totalmente de projeto para projeto, mas pode sim acontecer, onde estaremos sempre abertos a isso.

    República DG: A Razer costuma lançar uma quantidade expressiva de produtos ao longo do ano. Você pode falar um pouquinho sobre como é esse processo da decisão para poder definir quais produtos chegam aqui no Brasil ou não?

    Pucci: Eu estou super envolvida nesse processo! Eu vejo quais são os produtos que vão ser lançados nos próximos seis meses, e claro, nõs não iremos começar com um produto que
    de repente não tenha muito espaço no Brasil. Não queremos perder tempo em provar o produto e fazer marketing, então normalmente começamos com os produtos core que já foram lançados e que sabemos que existe um certo interesse. Para produtos licenciados, não todos, começamos a vender em mercados mais fortes e dependendo da reação da América Latina tomamos a decisão mais tarde se iremos vender ou não.

    República DG: E a Razer tem anunciado algumas collabs bem inusitadas com IPs como Roblox por exemplo e até com marcas como a Dolce Gabana. Você pode falar um pouquinho sobre a estratégia por trás dessas colaborações?

    Pucci: A nossa marca é For Gamers By Gamers, é uma marca líder na indústria de gaming e a primeira que criou um mouse de gamer; e como nós somos premium, estamos sempre buscando marcas high-end para estarem juntos. Então é isso que está por trás! Tivemos agora uma colaboração com a Dolce & Gabbana e com a Gillette. Sei que esse próximo ano teremos novas collabs com empresas high-end, nos ajudando bastante.

    República DG: E muitos brasileiros sonham em trabalhar dentro da indústria de games, mas poucos pensam nessa via voltada para a parte comercial e varejo. Como que você enxerga essa área e tem alguma dica para dar para quem tem interesse nela?

    Pucci: Olha, às vezes eu recebo emails aqui para a BGS de brasileiros que me escrevem “por favor, eu estou estudando e eu gostaria muito, eu adoro sua marca, gostaria de trabalhar com vocês, tem alguma chance?” Eu, de repente, no meu caso, porque eu sai daqui, fui para lá e sei que você tem que ser super dedicado! Sejam dedicados e nunca pense que não é possível, porque eu faço questão de responder para essas pessoas. Já é um ponto positivo! Eles me escrevem e eu falo… GOSTEI. Não tenham vergonha de tentar, portanto, escrevam para nós através do Instagram, que eu acredito que para quem tem esse interesse é realmente possível

    Leia também:

    • Conheça Sand Land, RPG de ação baseado na obra de Akira Toriyama

    Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:

    • Grupos da DG
    • Giftcards da Nuuvem
    • Assinatura Game Pass
    Luciana Pucci Razer
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleConheça Sand Land, RPG de ação baseado na obra de Akira Toriyama
    Next Article BGS 2023: Entrevistamos Jean-Luc Sala, Diretor de Arte de AC Mirage
    lucien.gilbert

    Sou advogado, escritor e entusiasta da tecnologia. Meu primeiro console foi um PlayStation 2 e, desde então, os jogos se tornaram parte da minha rotina. Escrevo sobre o audiovisual desde 2013 com passagens pelo Geekdama, Reserva Cinéfila e Cinerama.

    VEJA TAMBÉM

    Especiais

    Como obter ouro infinito em Donkey Kong: Bananza

    julho 25, 2025
    6.4
    Reviews

    Review: Killing Floor 3 (PS5)

    julho 24, 2025
    Notícias

    Alerta: golpe com Pix atinge clientes da Amazon via WhatsApp

    julho 24, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Conheça The Drifter, um indie que está sendo aclamado e você precisa jogar

    Sherman Castelo Especiais

    Vai ter o Brasileirão? Confira todas as ligas confirmadas no EA FC 26

    Erick Felipe Especiais

    6 power banks 20.000 mAh para manter seu celular sempre carregado

    Eric Bortoleto Especiais

    Finais de jogos que marcaram para sempre nossas escolhas e emoções

    Sherman Castelo Especiais

    Jogos com mais finais para quem ama recomeçar infinitamente

    Sherman Castelo Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    6.4
    Reviews

    Review: Killing Floor 3 (PS5)

    Pedro Grunwaldjulho 24, 20256 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review – Wuchang: Fallen Feathers (PS5)

    John Warlockjulho 22, 202519 Mins Read
    9.0
    Reviews

    Review: Donkey Kong Bananza (Switch 2)

    gspetrijulho 22, 202511 Mins Read
    Bombando 🔥

    Finais de jogos que marcaram para sempre nossas escolhas e emoções

    julho 21, 20256 Mins Read

    Jogos com mais finais para quem ama recomeçar infinitamente

    julho 21, 20255 Mins Read

    PS Plus está com 40% de desconto para usuários selecionados

    julho 24, 20251 Min Read
    Escolhas do Editor

    Os 10 melhores mods indispensáveis para GTA 5 no PC

    julho 22, 2025

    Os animes isekai mais longos para você aproveitar horas de aventura

    julho 22, 2025

    Jogos oficiais de Pokémon para celular que você precisa conhecer

    julho 22, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.