Durante o evento Brasil Game Show 2024 (BGS 2024), realizado entre os dias 9 e 13 de outubro de 2024, a equipe da República DG teve a oportunidade de entrevistar Joshua Kenneth, brand manager da comunidade de Brawlhalla. A entrevista revela novidades sobre as futuras atualizações, detalha o funcionamento das colaborações e apresenta a personagem Vivi, uma capoeirista brasileira. Confira os detalhes!
República DG – Brawlhalla se tornou um jogo incrivelmente popular no Brasil, principalmente com um número expressivo de atualizações. Como foi trabalhar com o público brasileiro nos últimos anos?
Joshua Kenneth: Está sendo ótimo! Antes de começar a gravar, estávamos conversando que todo o povo brasileiro tem sido tão gentil e receptivo.
O Brawlhalla está chegando ao 9º aniversário em novembro, e a comunidade brasileira está conosco o tempo todo, crescendo e nos apoiando.
Eu costumava dirigir torneios e toda vez eu torcia pelo Brasil. Aliás, o nosso campeão mundial do ano passado é um brasileiro (Nicolas “Yüz” Martins).
Obrigado ao apoio a longo prazo, a comunidade do Brawlhalla continua crescendo. Especialmente no Brasil, é claro!
República DG – Graças ao suporte de longa data, a comunidade de Brawhalla não para de crescer, principalmente no Brasil. Quais são as maiores dificuldades em lidar com tantos anseios diferentes?
Joshua Kenneth: Então, é um pouco diferente agora do que quando nós éramos muito pequenos. Como eu disse, nós estamos por aqui desde 2015. E naquela época, a comunidade era muito pequena, o que dificultava no feedback.
Esse é o maior desafio agora, é ter certeza de que estamos vendo tudo e entendendo o que a comunidade está tentando dizer. Seja isso para o balanceamento do jogo, ou um novo conteúdo que está por vir.
Eu já fui parte da comunidade de Brawlhalla antes de trabalhar. Eu participei de torneios para me divertir há muitos anos.
República DG – Vocês pensam em adicionar conteúdos específicos para o público brasileiro?
Joshua Kenneth: Nós adicionamos recentemente a personagem Vivi, uma lutadora de Capoeira brasileira.
Ela é uma personagem muito legal e foi muito bem recebida pela comunidade brasileira. Todo mundo ficou super animado! Você pode olhar os comentários do trailer de lançamento no YouTube; as pessoas estavam “gritando”(animadas) porque ela estava falando em português do Brasil.
Ela é muito representativa para o povo e eu adorei isso!
Nós até fizemos um treinamento de Capoeira com alguns influenciadores e eles aprenderam como fazer alguns dos movimentos que a Vivi faz no jogo.
República DG – Quais são os planos para fomentar a cena de eSports do jogo?
Joshua Kenneth: O Brasil já está bem conectado com a cena dos eSports, tendo um campeão brasileiro de Brawlhalla em 2023. Nós também faremos um torneio na sexta-feira (11) para os jogadores que estiverem presentes na BGS. Desta forma, estamos tentando trazer mais pessoas para a comunidade do game.
Você pode se inscrever e jogar, participando de algumas partidas no palco. Eu adoraria me inscrever para participar do campeonato e jogá-lo.
Então, parte desse plano é realizar esse torneio durante o maior evento de games do Brasil.
República DG – O jogo recebeu várias collabs icônicas. Como é realizado o processo de escolha desses collabs? Você pode dar algum spoiler do próximo pra gente?
Joshua Kenneth: Bem, eu diria que não posso dar spoilers, certo?
E se você quer ver o que está vindo para Brawlhalla, além de King Zuva, a nova lenda que vai sair na próxima semana, você terá que assistir o campeonato mundial, do dia 15 a 17 de novembro.
Não é apenas um campeonato, mas também inúmeras revelações. Então, todo conteúdo que será lançado para Brawlhalla, você pode acompanhar por lá.
Em relação ao processo das colaborações icônicas, os desenvolvedores pensam nos jogos que eles mais gostam. E então, nós trabalhamos com o nosso time dentro da Ubisoft para escolher as melhores colaborações. Um exemplo disso é que nós temos muitos fãs de Mega Man no estúdio.
O nosso diretor de arte, que trabalhou no trailer e foi o diretor de arte para a Blue Mammoth, começou a desenhar o Mega-Man. Nós temos um líder de design que também é um grande fã de Mega-Man.
Temos também inúmeros fãs de Star Wars no estúdio, fazendo com que os personagens sejam desenvolvidos e lançados futuramente.
Eu sou um grande fã de Adventure Time, Steven Universe, o Master Chief, e claro, Star Wars e Mega Man.
Mas você pode apontar para qualquer um desses e dizer, oh, nós temos desenvolvedores que são fãs disso, certo? Nós temos alguém que ama isso, que queria isso no jogo, e então nós apenas lançamos as colaborações!