A Bluepoint Studios, empresa que se tornou conhecida por desenvolver remakes de grande qualidade, foi fechada pela PlayStation. O encerramento total será completado em março. O furo é da Bloomberg.
O estúdio, que contava com um pouco mais de 70 funcionários, estava desenvolvendo um jogo live service de God of War que acabou por ser cancelado meses atrás. Agora, a inevitável notícia de que a empresa foi encerrada veio à tona.
Antes do projeto de God of War, a Bluepoint Studios havia lançado Demon’s Souls Remake, exclusivo que serviu para compor a lineup de lançamento do PlayStation 5. Poucos meses após o lançamento de Demon’s Souls, a Sony anunciou que estava comprando a empresa.
Estranhamente agora, 5 anos depois, com remakes em alta (e com a própria PlayStation anunciando uma trilogia de remakes), o estúdio veio a ser fechado. Os motivos não foram claros mas a decisão foi tomada após uma revisão de negócios.
Meus dois centavos sobre o fechamento:
O processo de desenvolvimento de jogos está cada vez mais brutal. A Bluepoint tentou emplacar um God of War live-service que acabou falhando e tendo o seu financiamento cortado. E a palavra financiamento é chave aqui.
Múltiplos reports surgem mês após mês elencando os títulos mais jogados do momento e a lista é praticamente imutável. Roblox, Minecraft, Fortnite, GTA 5, EA Sports FC e Call of Duty dominam as paradas.
Jogos novos, focados em um jogador, estão tendo cada vez menos espaço e, consequentemente, menos vendas. A imprevisibilidade de receita, somado à custos cada vez mais altos de funcionários e de espaço, tornam o ambiente extremamente turbulento.
A sede da Bluepoint Games era em Austin, no Texas, uma cidade de salários altíssimos e um custo imobiliário que só começou a cair no começo de 2026. Sem um projeto a vista para gerar receita, a decisão da alta cúpula da PlayStation não poderia ser outra a não ser cortar o financiamento da equipe.
