Como já era de se esperar, a Bolsa do Japão acionou o chamado circuit breaker como consequência das tarifas impostas por Trump no final da semana passada.
Antes de continuarmos, vale explicar o que é um Circuit Breaker. Ele é um mecanismo que é ativado para proteger os investidores em períodos de grande volatilidade na bolsa. Como a “guerra tarifária” tem causado oscilações absurdas em praticamente todas as ações listadas nas bolsas do mundo inteiro, a Bolsa do Japão ativou o mecanismo para proteger os investidores.
A paralisação da negociação dos ativos só durou 10 minutos, em um período em que o índice chegou a recuar 9%. No momento, a situação está um pouco mais “normal”, registrando uma queda de 6%.
O presidente Donald Trump já enfatizou que não vai recuar de suas medidas e, com isso, vários países já estão se movimentando para costurar acordos com os Estados Unidos.
A “guerra tarifária” e os consoles
É claro que diante desse contexto, as fabricantes de consoles como a PlayStation e Nintendo estão em uma situação complicada. O PlayStation 5 é fabricado em dois países, China e Japão. Os dois foram afetados pelas taxas impostas por Trump.
Já o Nintendo Switch 2 está sendo fabricado no Vietnã, também afetado pelo canetaço. As novas tarifas causam um grande impacto na estrutura de custos montada pelas empresas e, caso a situação não se resolva logo, os consoles, jogos e até os serviços podem sofrer aumento de preços.
Vale mencionar que ainda não existe motivo para pânico, visto que dezenas de países, incluindo o Vietnã, se mostraram interessados em negociar com os EUA para resolver a situação.
O caso do PlayStation 5 é um pouco mais grave, visto que a China inicialmente adotou uma postura defensiva e pode intensificar a situação.
Você está interessado em adquirir o Switch 2 na pré-venda? Entre em nosso grupo dedicado a pré-vendas para receber atualizações em tempo real, ofertas e mais.