Por essa, ninguém esperava… A Sony decidiu vender os direitos de IP de Death Stranding para a Kojima Productions e, com isso, o primeiro jogo recebeu um shadowdrop no Xbox. E sim, ele ainda está sendo vendido temporariamente com 50% de desconto.
Um detalhe curioso é que o anúncio foi feito no momento exato em que o jogo completou 5 anos de lançamento, o que indica que existia algum tipo de acordo de exclusividade temporária.
O “problema” é que além do anúncio do primeiro jogo, foi divulgado que a IP vai passar a pertencer ao estúdio. Antes ela pertencia à Sony. E isso gerou uma série de perguntas nos jogadores. A primeira é: Death Stranding 2 vai continuar como exclusivo ou será multiplataforma?
Na minha opinião, ao vender os direitos de IP para a Kojima Productions, a Sony certamente amarrou isso em contrato e o jogo deve ter algum tipo de exclusividade temporária com um prazo relativamente longo.
Outro ponto diz respeito a criação de séries, filmes e animes. A Sony PODE ter feito um contrato para que a PlayStation Productions participe do processo de criação desses produtos. Vale lembrar que a empresa já anunciou outro game em parceria com Kojima, o Physint, projeto que deve ser um launch title do PS6.
Por fim, mas não menos importante, tem o detalhe da proteção de engine. Death Stranding foi feito na Decima Engine, um motor proprietário da Sony. Agora, a concorrência tem um caminho mais fácil para fazer engenharia reversa na Decima e fortalecer suas práticas internas.