A desenvolvedora Out of the Blue revelou oficialmente Call of The Elder Gods, sequência direta de Call of the Sea, lançado em 2020, no Future Games Show. Assim como seu antecessor, o novo título promete uma jornada imersiva em primeira pessoa, com forte inspiração nos contos de H.P. Lovecraft. Dessa vez, a narrativa será influenciada por “A Sombra Fora do Tempo”, uma das obras mais enigmáticas do autor.
Assim, os jogadores mergulharão novamente em uma aventura repleta de mistérios, simbolismos e quebra-cabeças. A jogabilidade continuará a priorizar a exploração e a resolução de puzzles, exigindo atenção aos detalhes e interação precisa com objetos-chave para desvendar os segredos ocultos da trama.
Um retorno à insanidade cósmica
Diferente do primeiro jogo, que acompanhava a jornada de Norah Everhart, Call of The Elder Gods coloca os jogadores na pele do professor Harry Everhart. Após os eventos traumáticos do jogo anterior, Harry agora trabalha na enigmática Universidade Miskatonic. Entretanto, sua rotina muda radicalmente quando Evangeline Drayton, uma estudante perturbada por visões de um antigo artefato, aparece em busca de respostas.

Portanto, juntos, eles embarcam em uma investigação que pode revelar horrores esquecidos e verdades ancestrais. O enredo promete explorar temas como memória, identidade e os limites da razão, mantendo o tom psicológico e inquietante característico das obras lovecraftianas.
Call of the Sea: a origem da jornada
Para entender a profundidade de Call of The Elder Gods, vale revisitar o primeiro capítulo da saga. Em Call of the Sea, os jogadores acompanharam Norah Everhart, uma mulher determinada a encontrar seu marido desaparecido. A busca a leva a uma ilha misteriosa, onde cada quebra-cabeça resolvido revela fragmentos de uma realidade cada vez mais distorcida.
No entanto, a ambientação tropical dos anos 1930 escondia muito mais do que paisagens exuberantes. A experiência combinava exploração, narrativa emocional e toques de loucura cósmica. Desse modo, conquistou crítica e público, recebendo uma média de 81 pontos no Metacritic na versão para Xbox One, com seis críticas positivas e quatro mistas.