Para iniciar a quest “A batalha dos sapos e ratos” você antes terá que concluir outra quest de nome “Os ratos”. Você poderá iniciar essa quest ao chegar na vila de Tachov, que fica ao norte de Troskowitz.


Ao chegar lá, procure o estalajadeiro Prochek. Ele então irá te contar sobre a rivalidade da vila de Tachov com a vila de Zhelejov, e além disso, da sua rivalidade particular com o personagem Olbram, um velho rico de Zhelejov que vive se gabando por conta do seu boi premiado.


Prochek irá te contar que Olbram ama tanto seu boi premiado, que passa basicamente o dia inteiro admirando o animal pastar em seu rancho. Ele irá pedir então que você pregue uma peça no Olbram, pinchando o pelo do animal com algum desenho que manchasse a reputação do velho fazendeiro.
O próximo passo da missão será conseguir uma poção para fazer o boi dormir e uma tinta especial para pinchar ele. A receita da poção do sono você já ganhará do próprio Prochek, caso ainda não tenha, mas basicamente você precisará das ervas Papoula, Cardo e Paris Quadrifolia. Dependendo da qualidade da poção talvez você precise de mais de uma unidade para colocar o touro para dormir, por isso leve pelo menos 3 unidades.

Após isso, você precisará conseguir o próximo item da missão que é a tinta preta. Ela pode ser facilmente adquirida na loja do alfaiate Bartoschek em Troskovitz. Aqui você terá as opções de comprar ou caso você escute toda a história do alfaiate, ele te dará de graça a tinta.

Agora em posse dos itens, você já poderá ir para a fazenda do velho Olbram em Zhelejov. Vá para o local onde o touro dorme e despeje a poção do sono no cocho dele. Você irá descobrir que o fazendeiro colocou um guarda para tomar conta do touro até mesmo à noite. Aqui você precisará está com a habilidade de furtividade um pouco upada para passar pelo vigia sem ser visto. A dica é usar roupas escuras e menos chamativas que reduzam sua notabilidade, visibilidade e barulho. Você também poderá jogar uma pedra próximo ao guarda para desviar a atenção dele e entrar no local.
Após entrar, você deverá pinchar o touro. Algumas opções de desenhos surgirão e você poderá ser bastante criativo. Depois que terminar o desenho, saia do local sem ser visto e retorne para Prochek para poder finalizar a quest e finalmente começar a quest “Batalha dos sapos e dos ratos”.

Essa quest irá te dar algumas opções de caminhos para fazer ela. Você pode simplesmente decidir se juntar a prochek em defesa de Tachov e descer o cacete no velho Olbram e nos homens de Zhelejov. Mas eu preferi tomar o caminho de finalmente resolver esse conflito. Para isso, o primeiro passo será conversar com o meirinho de Troskovitz de nome Tordo. Você descobrirá então que todo esse conflito entre Tachov e Zhelejov vem de tempos antigos por conta de uma disputa de terras, onde cada lado acusa ser o dono.

Tordo irá te falar que você poderá descobrir mais lendo as crônicas de Troskowitz, onde basicamente conta a história de toda a região, incluindo marcos importantes. Dirija-se então para as acomodações do escriba Gaibl para poder ler o livro. As crônicas de Troskowitz estará no canto direito, em cima de um pedestal de madeira, e você deverá procurar pela crônica de nome “Nosso inconfundível meirinho”. A parte importante que você deverá gravar serão as palavras em vermelho, mais especificamente as palavras em latim.


Grave bem a frase em latim, pois agora você deverá conversar com o escriba para poder traduzir a frase, e ele irá te perguntar como eram as palavras especificamente. Você deverá escolher a segunda opção que diz “Fecit ordinem in regione ope clavi ferrei”. O escriba então irá traduzir e frase que basicamente diz “trouxe ordem à região com a ajuda de um prego de ferro”.

Henry então entenderá o que o antigo meirinho quis dizer com a frase, onde em resumo, o prego de ferro marca exatamente a fronteira do pasto entre Zhelejov e Tachov. O próximo passo será justamente achar o prego no meio de todo o pasto, o que seria a mesma coisa de procurar um agulha no palheiro. E é esse o ponto crítico dessa quest, pois achar esse prego numa área enorme será muito difícil e a própria quest não te dá mais dicas a respeito de como encontrar o prego.
Porém, para os jogadores mais atentos e curiosos que por um acaso tenham lido o livro das crônicas de Troskowitz todo irá perceber que a localização do prego está nesse mesmo livro. Se você lerem o capítulo de nome “Sobre a avenida do estranho” terá um trecho onde diz “…a outra árvore é de origem mais simples e lembra-nos a fronteira entre as terras de Tachov e Zhelejov”. A dica aqui então será justamente que o prego se encontra em uma das árvores presentes no pasto.

Se vocês abrirem o mapa com os limites de busca do pasto, poderá ver que apenas algumas árvores estão dentro do setor de busca. Então deverá procurar em uma delas. O prego ficará na única árvore praticamente no meio do pasto. Ou seja, basicamente o prego divide o pasto em duas partes iguais.

Quando fiz a quest que cheguei próximo ao prego surgiu a opção de examinar o mesmo e logo depois a opção de puxar ele mas eu preferi não fazer pois não sabia se o Henry ao tirar o prego do lugar poderia levar a um final diferente a quest, onde não acreditariam se esse realmente era o local real do prego. Por isso recomendo que vocês não puxem ele do lugar.

Agora vocês deveram retornar para Troskovitz e conversar com o meirinho Tordo, informando que finalmente conseguiu descobrir a fronteira entre Tachov e Zhelejov através das informações deixadas pelo antigo meirinho e que o mesmo havia decidido usar o prego de ferro para marcar o limite e assim ninguém se esqueceria de onde fica.
Agora deveremos encontrar o estalajadeiro Prochek e convocar a reunião anual no pasto entre Tachov e Zhelejov. Ao chegar no pasto encontraremos vários cidadãos de ambos os locais no pasto pronto para brigarem. O meirinho Tordo também estará presente e irá surgir a opção de diálogo “acabe com o conflito, Tordo”. Escolha ela e toda vez que o Prochek ou o Olbram tentar falar alguma coisa, mande os dois calarem a boca.


Após isso, o meirinho declarará que de agora em diante a disputa do terreno acabou e que quem infringir a trégua sofrerá as consequências na picota. O engraçado aqui é que tanto o Prochek, quanto o velho Olbram ficarão visivelmente tristes por não poderem brigar mais. Prometendo até mesmo encontrar um outro motivo para saírem na porrada. No fim das contas, os dois no fundo eram bons amigos.


Para finalizar a quest, vá falar novamente com o Tordo e ele te dará como recompensa um livro chamado estudos do mestre 1, para aumentar sua erudição.