Confira o guia completo da Quest “Ars Dimicatoria”, missão onde você poderá ganhar a montante lendária do mestre Menhard, uma das melhores espadas longas do jogo, além de aprender técnicas especiais de combate com espada e se tornar um membro da guilda dos espadachins.
Essa quest pode ter muitos desfechos diferentes dependendo dos diálogos que escolher e ações que tomar durante ela, inclusive até mesmo tendo alguns Bugs e aqui estarei mostrando como fazer o melhor final.
A quest Ars Dimicatoria poderá ser iniciada ao você conseguir chegar no segundo mapa do Kingdom Come 2, mais especificamente na cidade de Kuttenberg. Para isso você precisará estar um pouco avançado na história principal do jogo e liberar o acesso à cidade.

Ao chegar em Kuttenberg, você encontrará em uma das praças da cidade um cavaleiro de nome Menhard Von Frankfurt, um mestre da esgrima e da espada longa. Ao conversar com Menhard, ele irá te desafiar para um duelo e falará que assim poderá dizer no que você deve melhorar na arte da espada. Menhard também irá comentar que procura homens corajosos para serem seus alunos e que uma das melhores formas de conhecer a honra e a capacidade de um homem e de um cavaleiro é em um duelo de espadas.

Aqui surgirão as opções de diálogos de aceitar ou recusar o convite de duelo e você deverá escolher o diálogo “De acordo”. Antes de começar o combate você deverá remover a armadura, deixando apenas a roupa de baixo para o duelo. A sua arma também será trocada para uma montante de treinamento, para evitar ferimentos graves.

Quando estiver pronto, fale novamente com Menhard e inicie o duelo. Você ainda terá a opção de apostar algumas moedas, e caso ganhe o combate, ainda poderá sair com mais 200 moedas no bolso. Aqui eu indico que você faça um salvamento rápido usando a poção Schnapps para caso algo dê errado e você tenha como voltar.
A luta contra Menhard não será fácil, o que era de se esperar de um mestre da esgrima. Tome cuidado para você não atacá-lo sem uma estratégia, pois ele consegue realizar contra-ataques bem rápidos com a espada. A dica aqui para você derrotar facilmente o Menhard é você lutar usando os contra-ataques e toda vez que ele te atacar, você esquivar para os lados e descer a espadada no velho mestre. Dessa forma ele provavelmente não conseguirá realizar seus contra-ataques e o combate ficará mais fácil.
Após ganhar o duelo, um grupo de cavaleiros irá aparecer e abordar Henry, Menhard e seu discípulo. Segundo eles, foi decidido pelo conselho municipal que duelos não poderiam ser realizados de forma arbitrária na cidade, salvo exceção para a irmandade da esgrima, o que seria um privilégio somente deles. Menhard tentará contra-argumentar falando que ele possui uma autorização real do Rei Wenzel, porém será informado que o conselho representa o rei e decidiu em nome dele. Além disso, a irmandade já possuía um mestre de montante: O famoso Nicholas de Praga.

Menhard então irá desafiar os cavaleiros da irmandade para um duelo, porém é informado que combates com espadas só estão autorizados a acontecer se for convocado um torneio. Aqui a situação ainda irá se complicar um pouco mais, pois o conselheiro Fridush Kumel informará que devido ao desrespeito cometido por Henry, Menhard e seu aprendiz, eles terão que pagar uma multa e ainda serão banidos da cidade.
Aqui surgirão várias opções de diálogos com teste de skill, então escolha a sua habilidade que esteja mais upada para ter maior chance de passar no teste. No meu caso eu escolhi a opção “Menhard é amigo do nosso Rei Venceslau”, e que graças a isso e a sua autorização, eles não poderiam ser banidos de Kuttenberg.

Eu não sei dizer se caso você falhe no teste de diálogo se Henry e Menhard seriam banidos da cidade ou teria que pagar uma multa, então é bom chegar nessa parte com trajes elegantes e o carisma alto para melhorar suas chances. Outra coisa que pode aumentar ainda mais suas chances no diálogo é usar o perfume que aumenta também o seu carisma.
Caso você tenha êxito no teste de skill, Fridush falará que realmente não pode ignorar a autorização real e que por isso não irá aplicar a pena. Porém, caso isso se repita, todos sofreriam as consequências. Entretanto, Fridush também informará que vocês estavam praticando a arte da esgrima em público sem autorização da irmandade e que por isso deveriam pagar uma multa.

Aqui surgirá outra opção de diálogo com teste de skill. Dessa vez você deverá escolher o diálogo “Menhard não infringiu nenhuma lei” e caso você tenha o carisma alto, deverá passar sem dificuldade. Henry irá explicar que eles não estavam praticando esgrima e que na verdade ele havia insultado a dignidade do Menhard, e que por isso o velho mestre havia decidido defender sua honra.

O conselheiro irá falar que nesse caso todos tem o direito de defender sua honra e então perguntará qual insulto foi tão grave que resultou em um duelo. Aqui surgirão diversas opções de diálogos, e no meu caso eu escolhi “Eu o difamei”, o que para mim pareceu uma ótima justificativa para entrar em um duelo de espadas com alguém. Fridush então deixará passar as infrações sem pagamento de multas ou banimentos

Agora Menhard irá te chamar para uma reunião em uma das estalagens da cidade para vocês poderem conversar melhor. A estalagem em questão é a Taverna Imperador Carlos e é para lá que você deverá ir. Ao chegar lá, procure Menhard, e ao falar com ele, ele irá te agradecer pela forma como Henry defendeu eles e como lidou muito bem com a situação.


O velho mestre então irá explicar que precisa dar um jeito de iniciar o torneio para poder competir contra a irmandade e conseguir assim se tornar o mestre de esgrima da cidade. Em resumo, Menhard explicará que realmente tem a carta do Rei Venceslau o consagrando como o mestre de esgrima da região. Porém, como Venceslau havia sido preso, o rei usurpador Sigismundo havia rejeitado Menhard e colocado o mestre Nicholas de Praga em seu lugar.
Menhard falará que tem um plano para poder forçar a convocação de um torneio e que precisaria da ajuda do Henry. Basicamente ele irá te pedir para invadir a casa da irmandade, roubar a espada da guilda dos espadachins e depois pendurá-la na câmara municipal de Rathaus. Dessa forma seria o símbolo público que a irmandade estava convocando um torneio de esgrima na cidade. Assim eles poderiam finalmente desafiar a irmandade e ter a chance de tomá-la.

O próximo passo será justamente roubar a espada na casa da irmandade dos espadachins e aqui vem o primeiro ponto crítico dessa quest. Durante a minha primeira gameplay, quando eu roubei a espada acabei sendo visto por uma das empregadas do estabelecimento, e mesmo usando o teste de skill para se livrar do roubo, isso ainda será informado aos cavaleiros da irmandade.


Dessa forma, depois que você colocar a espada na parede da câmara municipal e os cavaleiros da irmandade aparecerem junto com o conselheiro Fridush, durante a conversa um dos membros conhecido como o açogueiro Emmeram irá informar que Henry havia invadido a casa da irmandade e roubado a espada. Dessa forma, Fridush decide que devido aos atos desonrosos de Henry, a equipe de Menhard sofreria uma penalidade no torneio, tendo que enfrentar a irmandade equipada com cotas de malha e elmos, enquanto eles usariam apenas jaquetões.


Isso por si só é uma desvantagem absurda, visto que no combate em Kingdom Come 2, uma pancada na cabeça sem proteção pode drenar mais de metade da vida. Não fosse só por isso, essa quest ainda tem um grande bug que eu descobri recentemente devido a atualização nova 1.2. Durante o torneio o conselheiro irá fazer as apresentações informando que a equipe de Menhard sofreria uma penalidade por conta dos atos de Henry. Porém, logo depois uma cutscene aparece mostrando Fridush conversando com Henry e avisando que devido aos seus crimes ele estava proibido de participa do torneiro, e dessa forma falhando imediatamente na missão.


Eu descobri recente que isso era um bug que supostamente foi corrigido nessa última atualização. De qualquer forma eu tinha feito um save manual antes de invadir a casa da irmandade. Outro detalhe é que durante minha gameplay eu realmente estava sendo procurado na cidade por alguns crimes. Dessa forma eu recomendo a vocês antes de continuar a missão, encontrar algum guarda e pagar sua multa e depois voltar para roubar a espada. Lembrando que você não poderá ser visto por ninguém, então faça um salvamento aqui.
A dica para essa parte é você avançar o tempo para o meio da noite, pelo menos para 1 hora da manhã onde todos já estarão dormindo e você poder invadir sem maiores problemas. Lembre-se de vestir roupas pretas e leves, aumentando assim suas skills de ladrão. A espada estará localizada no primeiro andar, na porta à direita. Ao entrar siga pela direita e você irá ver o montante preso na parede. Ela será bem a espada do meio.


Depois disso, basta repetir o processo de colocar a espada na parede da câmara da cidade. Agora você deve voltar para a estalagem e informar a Menhard sobre a espada e então já irão diretamente para a câmara municipal. Dessa vez a irmandade não terá como acusar vocês de nada e a luta será realizada de forma justa. Fridush também irá informar que já era hora dessas disputas entre a irmandade e Menhard acabarem, e que por isso, quem vencesse e se provasse o melhor na esgrima tomaria conta da irmandade dos espadachins de Kuttenberg.


Durante os diálogos, Henry deverá aceitar a oferta de Menhard para se unir a equipe deles e lutar no torneio. Após isso, Menhard falará para Henry que ele deve se tornar um membro oficial da irmandade dos espadachins para se unir à equipe, fazendo o juramento de cavaleiro. Agora Henry já estará apto para começar o torneio. Quando estiver pronto para o combate, fale com Menhard e escolha o diálogo “Já posso lutar com os Kuttenberguenses”.


Durante o torneio, o objetivo será bastante simples: Vencer todos os duelos de esgrima onde basicamente você terão disputas de 2 pontos por duelo, e caso dê empate, haverá uma melhor de três. As lutas acontecerão de forma alternada. Então por isso fique ligado quando for a sua vez de lutar para entrar na arena e você não ser penalizado. Enquanto você não estiver lutando, poderá afiar a sua espada para causar mais dano, beber poções que te ajudem no combate ou simplesmente assistir aos duelos.
Fiquem ligados que durante minha gameplay eu sofri outro bug também onde o adversário não conseguia entrar na arena, e dessa forma, mesmo esperando por ele dentro do local, contou a penalidade para mim, e a equipe adversária ganhando um ponto. Toda vez que você ganha um ponto o combate é reiniciado, e dessa forma a luta voltou ao normal, só que tive que tomar cuidado para não perder a última rodada.

Os combates iniciais não serão difíceis e você deverá passar de forma tranquila. De qualquer forma, aconselho você a fazer outro salvamento manual antes de começar as lutas para caso você perca alguma. Se você ganhar todos os duelos, chegará um momento no torneio em que o mestre Nicholas de Praga lutará contra o aprendiz de Menhard. Nesse momento uma cutscene acontecerá e Nicholas irá acertar um golpe bem próximo ao olho do aprendiz Arne, o deixando desnorteado. Arne irá se recusar a desistir do combate, forçando assim a Menhard intervir na luta, declarando sua derrota.

Haverá então uma conversa entre Henry, Menhard, Arne e o conselheiro Fridush. Aqui você deverá escolher a opção para continuar o torneiro. Fridush irá informar que infelizmente Menhard foi desclassificado por intervir no meio do duelo. Henry então terá que lutar sozinho os últimos duelos.
Você terá ainda a oportunidade de usar o diálogo com teste de skill “Mas Menhard não perdeu”, onde caso você tenha sucesso, basicamente a desclassificação de Menhard não contará como ponto para a equipe rival, deixando os dois lados empatados. Se você falhar no diálogo, irá para a final com um ponto a menos que a irmandade.

Aqui você terá que enfrentar mais dois oponentes: O primeiro será o açougueiro Emmeram, que será um combate bem tranquilo de ganhar. O segundo será justamente o mestre Nicholas de Praga, e aqui, meu amigo, você deverá tomar cuidado, pois assim como o mestre Menhard, Nicholas consegue realizar contra-ataques e também terá golpes mais rápidos e fortes. Dessa forma usar a mesma tática que usou contra Menhard, lutando usando contra-ataque e esquivando para as laterais será sua melhor tática.

Após derrotá-lo, o conselheiro irá declarar a vitória de Henry no duelo e consagrar Menhard como o novo mestre de esgrima da cidade e também mestre da irmandade dos espadachins de Kuttenberg.
Agora você deverá esperar alguns dias para poder falar novamente com Menhard. Aqui você poderá ir fazer outras quests paralelas ou simplesmente avançar o tempo. Você deverá ir para a casa da irmandade da esgrima encontrar o velho mestre. Ao chegar lá, escolha a opção de diálogo “Vim como você pediu, Menhard” e ele irá te recompensar com a lendária montante do mestre Menhard, finalizando assim a Quest.


Além disso, você já poderá aprender novas técnicas avançadas de combates com o Menhard. Para isso, fale com ele e escolha a opção “Ensine-me sua técnica especial”. A técnica em questão será a de nome “Oben Abnehmen” e será um combo extremamente útil e forte no combate com espada longa, desferindo um golpe rápido no rosto do seu inimigo.


Essa definitivamente é uma quest que vale muito a pena fazer para ganhar uma das espadas únicas do jogo e também aprender novas técnicas avançadas de combate. Por isso, fazer ela buscando seu melhor final será fundamental.