Tainted Grail: The Fall of Avalon, é um jogo de RPG que foi muito inspirado pelo The Elder Scrolls: Skyrim e Oblivion. Além disso, esse RPG foi baseado nas lendas Arturianas, ou seja, na mitologia do rei Artur, Merlin e dos cavaleiros da távola redonda.
The Fall of Avalon foi lançado agora dia 23 de Maio e já chegou conquistando uma legião de jogadores, principalmente os mais fanáticos por RPG. O jogo possui um mundo aberto extenso e cheio de segredos, além de uma grande variedade de monstros e inimigos que você poderá enfrentar durante sua gameplay, mas eu já te adianto logo, o combate nesse jogo será um verdadeiro desafio, pois você irá upar de forma lenta e achar equipamentos bons não será tão simples.
Então hoje eu decidi trazer o meu guia de como começar da melhor forma o Tainted Grail, localizando os melhores equipamentos e itens de início de jogo e facilitando assim a sua gameplay.
A primeira dica que eu vou dar para vocês logo no início é que vocês escolham a dificuldade padrão do jogo. Será possível escolher entre “Explorador” que seria como o modo fácil, o “Aventureiro” que seria como o nível normal e padrão e o “Veterano” que seria como o Hardmode do jogo. E aqui eu recomendo fortemente que vocês escolham inicialmente a dificuldade padrão Aventureiro, isso porque a gameplay do Tainted Grail em si já é difícil.

O jogo conta com um sistema de level up lento, então para você conseguir upar seus atributos levará algum tempo, e até lá você irá passar muitas dificuldades com os inimigos. Além disso, achar armaduras raras e lendárias também não será tão simples, e seu conjunto de equipamentos combado com uma build bem montada será fundamental para você não travar em nenhum boss aqui.

A próxima dica é justamente sobre a build. Aqui você deverá focar em alguma build específica para fortalecê-la ao máximo possível, principalmente no início. Então, por exemplo, eu mesmo tenho focado em fazer uma build de necromante, logo dei maior atenção aos atributos mágicos. Eu curto muito jogar com classes mescladas entre dano mágico e físico, mas comecei a passar muita dificuldade com alguns inimigos porque meus atributos estavam muito divididos.

A minha dica aqui é que caso, assim como eu, você goste de jogar com classes baseadas em dano mágico, atribua alguns pontos para força e resistência, pois a maioria das armas e armaduras iniciais precisarão desses atributos. Para você entender melhor, a força aumentará o seu dano físico e vigor.
Resistência irá aumentar a quantidade de vida, recuperação de vigor e capacidade de carga. E a espiritualidade aumentará seu dano mágico, quantidade e recuperação de mana. Você pode está colocando umas 8 pontos em força e 6 em resistência que estará de bom tamanho, e depois foque em espiritualidade.


Agora se você for uma build full guerreiro, pode colocar tudo em força, resistência e destreza, colocando alguns poucos pontos em espiritualidade e percepção (que irá aumentar seu dano crítico). Lembrando que aqui são só alguns exemplos de builds e que tem várias outras. Então decida primeiro o que quer seguir e foque nisso.
Logo no início, você começará o jogo dentro do Sanatório Insular, uma espécie de prisão para aqueles que sofrem da peste conhecida como “Morte Rubra”. Aqui o seu objetivo inicial será fugir, mas você poderá encontrar já mesmo nessa prisão muitos itens que valem a pena coletar e que já farão diferença na sua gameplay.
Logo de cara ao sair da sua cela, já colete os equipamentos do monge rubro morto, o que já te dará uma defesa razoável para esse começo. Colete também todos os livros e folhas que encontrar, pois algumas delas serão receitas de comida e poções, e a craftagem será um ponto importante para você se dar bem nesse jogo.


Por isso, colete o máximo de itens que puder também de criação, principalmente os alimentos que conseguir encontrar no sanatório e que poderão ser usados mais tardes para fazer essas receitas. E acredite, as comidas aqui farão muita diferença na sua gameplay.
Continue seguindo pelo sanatório até você encontrar a porta de madeira fechada do laboratório. A chave que abre ela está um pouco mais a frente seguindo o caminho, no corpo de um dos monges. Pegue e retorne para o local e quando você entrar irá encontrar uma das cobaias do monge.
Seu nome é Ninian, e ele irá te pedir para libertar o seu espírito daquela prisão, já que a Morte Rubra até então não tinha cura. Ele vai dizer que era uma das sentinelas das Guampas do Sul e pedir para você levar sua plaqueta para o capitão dos sentinelas nessa região. Ao matá-lo você poderá coletar sua plaqueta e mais tarde ganhar uma recompensa do capitão ao chegar nas Guampas do Sul. Você poderá coletar também suas calças de sentinela.

No mesmo lugar onde você encontrou o corpo do monge com a chave, logo abaixo terá mais 2 monges patrulhando o local, porém eles não poderão te ver. Aqui se você ativar o modo furtivo e começar a andar agachado poderá upar de forma rápida a skill de furtividade. Então você poderá ficar o tempo que achar necessário aqui só se movimentando furtivamente e upar alguns bons pontos da furtividade sem ter que enfrentar ninguém.

Continue descendo o sanatório e você encontrará um sistema de túneis interligados. Um deles será um local de descarte de corpos e aqui você irá encontrar uma porta fechada onde precisará de uma gazua para abrir com lockpicking.
Ao abrir a porta siga o caminho e você encontrará outra cela que precisará da chave da prisão para abrir. Porém caso você não a tenha, também poderá escalar as rochas do lado e entrar pela brecha na parte de cima. Aqui você enfrentará um miniboss de nome Feroz Frenético. Ele só vai lutar com as mãos, mas não se engane, seu golpes causarão muito dano e se você vacilar irá morrer.

A dica aqui é usar os feitiços que tiver para atacar e manter a distância, e quando a mana acabar, atacar com ataques leves e rápidos e depois correr ou usar a esquiva na hora certa. Quando você o derrotar poderá ganhar os itens raros Capacete Amassado e o anel Orgulho de Atleta. O anel aumentará em mais 5 pontos o seu vigor máximo, enquanto o capacete terá um efeito de retornar 5% todo o dano que você receber de volta para o inimigo.
Ainda no Sanatório Insular você poderá encontrar outro miniboss de nome Efígie Uivante. Esse aqui já será um pouco mais complicado que o outro, pois ele estará usando uma espada longa e o feitiço bola de fogo. A dica aqui será basicamente a mesma da luta do primeiro boss. Use feitiços para causar dano e mantenha a distância. Use os pilares a seu favor e corra para trás deles quando ele for usar os feitiços. Quando sua mana estiver baixa, ataque rápido e depois corra.

Ao derrotar a Efígie Uivante você ganhará a sua espada longa e a Armadura Perseverante de nível raro. Essa armadura irá aumentar em mais 5% sua vida máxima.

Logo quando você sair do sanatório, irá dar em uma praia com um navio naufragado logo mais a frente, próximo de algumas rochas. Se você nada e mergulhar por baixo do navio, saindo depois por cima dele, poderá encontrar alguns baús com moedas e mantimentos, e em um deles você poderá coletar o Anel de Arquearia, que aumentará seu dano de ataques à longa distância em 15%.


Ainda na praia, você irá se encontrar com o personagem Caradoc e aprender a mecânica da fogueira. Essa mecânica será muito importante pois você poderá cozinhar, descansar, subir de nível e recuperar a energia das suas habilidades do “Poder do Rei” nela.
Sempre que você tiver pontos de atributos e habilidades disponíveis, acenda uma fogueira para poder gastar eles. Nas árvores de skills você poderá ver também todas as habilidades disponíveis e já ir decidindo qual build irá querer montar.


Logo depois que você fugir da ilha do sanatório, poderá explorar os cenários com mais liberdade. Você já começará a ver vários monstros diferentes e minha dica é que sempre enfrente eles por dois motivos: O primeiro para poder coletar itens de craftagem que poderão ser usados mais para frente para criar armas e armaduras. E o segundo para ganhar o máximo possível de XP e upar mais rápido.
Lembre-se sempre de ter em seu inventário uma pá, uma picareta e uma vara de pescar. No Tainted Grail você poderá minerar em vários lugares e esses minérios serão necessários para craftar melhores armaduras. Com a pá você poderá desenterrar diversos tesouros enterrados e escondidos que poderão te render bons itens. E com a vara você poderá pescar vários tipos de peixes, inclusive peixes raros para receitas de maior qualidade.


Tanto a pá quanto a picareta poderão ser encontradas no próprio Sanatório Insular no início do jogo. Mas se não conseguiu pegar lá, poderá encontrar nos vários vilareijos e acampamentos que encontrar na sua exploração. Já a vara de pescar poderá ser encontrada nas praias e em barracas de pescaria.
Como eu disse antes, a craftagem no Tainted Grail será fundamenta na sua gameplay. Então sempre que puder use a mesa de alquimia para produzir suas poções, principalmente no início as de vida e manda, assim como as comidas que poderão ser feitas nos caldeirões que poderão ser encontrar em diversos lugares, mas principalmente nas cidades e vilas.


E aqui eu devo dizer que na questão de recuperação de vida, eu tenho preferido as comidas do que as poções, pois com elas a sua vida vai se recuperando gradualmente, mas fica por muito tempo, dando tempo de enxer a barra de HP toda e caso você leve outro hit, continuar curando. As poções o efeito de cura é imediato, porém o uso é único e não cura ao longo do tempo.


Já o blacksmithing poderá ser realizado em qualquer mesa de ferreiro. O ferreiro mais fácil que você encontrará será o Osbryht e você poderá encontrá-lo na cidade das Guampas do Sul. Converse com ele e você poderá iniciar uma sidequest de tutorial para criação de armaduras, onde ele irá te dar algumas receitas de bons conjuntos de equipamentos para você craftar.


No blacksmithing, você poderá criar equipamentos, melhorar eles, equipar relíquias que irão dar vários status diferentes para suas armaduras e armas, como causar dano de fogo ou gelo, ou aumentar sua defesa. E por fim, reduzir o peso de armadura, e o peso nesse jogo poderá ser um problema grave caso você tenha pouca resistência, reduzindo assim sua capacidade de carga.


O jogo também possui um sistema de fast travel e você poderá encontrar espalhado pelas principais regiões do mapa os pilares de viagem rápida. Lembrando que você precisará chegar próximo do pilar para ativar ele e você não conseguirá fazer a viagem rápida de qualquer lugar. Para isso, precisará acionar o pilar e ir para outro pilar. Ou ainda montar uma fogueira e alimentar ela com fragmentos de Estranyeza para poder ativar a viagem rápida.

E falando em Estranyeza, essa é uma mecânica bastante interessante que tem no jogo onde uma névoa capaz de alterar o corpo e a mente das pessoas e criaturas que chegarem próximo fica mais densa durante à noite, deixando os inimigos mais fortes. Além disso, você poderá caçar novos monstros que só aparecerão à noite, mas tome cuidado pois eles são bem fortes.


A vantagem de enfrentar esses monstros durante a noite é que você poderá coletar os fragmentos de Estranyeza que serve para recarregar a habilidade do Poder do Rei, o mesmo fragmento que você usa para habilitar a viagem rápida na fogueira, além de ter drops de itens secretos exclusivos.
Na região da Península, próximo à cidade das Guampas do Sul, você poderá encontrar um templo da deusa Mãe de todos e você poderá fazer uma oferenda a ela. Para isso, você precisará dos itens Sálvia, rosa e penas para completar a oferenda, e com isso ganhará o Amuleto Piedoso da Mãe de Todos.

Esse amuleto consegue te proteger de um dano fatal e recuperar 100% da sua vida, porém destrói o amuleto no processo. Esse amuleto será muito bom em bossfights contra chefes extremamente difíceis.


Ainda na cidade das Guampas do Sul, você poderá conversar com a comerciante Órlaith e nela encontrar o diário e a luneta. Com o diário você poderá desenhar nele qualquer cenário que quiser e que esteja em sua frente. Já com a luneta, você poderá observar lugares a longas distâncias, sem ter a necessidade de ir no local, e ainda por cima colocar uma marcação que ficará fixado no mapa.



Para você que quer jogar de arqueiro, poderá encontrar um dos melhores arcos de início do jogo também nessa região, mais especificamente no Vilarejo Submerso. Vá preparado para esse local pois ele estará infestado de monstros como mortos-vivos, carniceiros e afogadores. Vá para o final da vila e suba as torres de madeira. Então atravesse a ponte de madeira para a outra torre. Você saberá que está na torre certa pois passará por duas grandes estátuas de pedra.

Continue seguindo pela torre e no final dela terá uma borda de madeira com um corpo de um arqueiro. Nele você poderá encontrar o Arco Grande Trovejante, um arco raro que tem como efeito ao puxar completamente as flechas, você causará mais 30 pontos de dano em área ao custo de 15 pontos de mana e tendo a chance de empurrar para longe os inimigos. Você poderá encontrar também as botas ágeis de arqueiro, que aumentarão ainda mais seu dano à longa distância.

Será possível encontrar durante sua exploração dos cenários vários altares de druidas e divindades diferentes que ao você conseguir realizar a oferenda, irão te render bônus de status diferentes ou upar uma skill específica. Cada oferenda poderão ser itens diferentes, e caso não os tenha terá que coletar para finalizar o ritual. Então explore prestando atenção nesses altares.


Para você que quer jogar com a classe de ladrão, você poderá encontrar um dos melhores conjuntos iniciais do jogo na Fortaleza Abandonada das Guampas do Sul. Esse local estará tomado por bandidos e você precisará estar um pouco upado e bem equipado para conseguir invadir. A boss dessa área é a Silia Silenciosa, e você poderá encontrar ela em uma das torres dentro da fortaleza.

Ao conseguir derrotá-la você poderá coletar o conjunto do Assassino que vai aumentar muito o seu dano furtivo. Além disso, você poderá coletar a cabeça da Silia Silenciosa e levar para a sentinela da cidade das Guampas do Sul e coletar uma boa recompensa em moedas, além de XP.


Com essas dicas aqui eu tenho certeza que irá facilitar muito sua gameplay no início do jogo para que você não fique travado em nenhuma área nem inimigo.