A importância das armas em videogames é inegável. Afinal, a maioria dos jogos atuais permite que o jogador utilize alguma ferramenta para derrotar inimigos.
Assim, seja um semideus em um RPG, um soldado futurista em um shooter ou um treinador Pokémon capturando monstros, essas armas icônicas dos jogos possibilitam a interação com o mundo que estamos imersos.
Eventualmente, alguns desses itens se tornaram tão lendários que merecem o título de épicos. No entanto, com a vasta quantidade de lançamentos de jogos e o arsenal digital disponível, é fácil esquecer os melhores dos melhores.
Dessa forma, o República fez uma lista especial para essas ferramentas de destruição (e outras nem tão destrutivas assim). Para tanto, exploramos alguns dos melhores jogos já criados, de jogos de plataforma a shooters e jogos de luta, para apresentar uma lista definitiva das armas mais marcantes da história dos jogos.
Prepare-se para descobrir 10 armas icônicas dos jogos:
Cappy (Super Mario Odyssey)
Primeiramente, o chapéu mágico de Super Mario Odyssey concede a Mario a habilidade de possuir seus inimigos, inclusive um poderoso T-Rex. Essa mecânica inovadora transforma a jogabilidade de forma surpreendente.
Além disso, Cappy oferece diversas funcionalidades. O jogador pode usá-lo para coletar itens ou como plataforma temporária ao pular. No entanto, sua principal função é a possessão mental. Através dessa habilidade, o jogador controla personagens e adquire seus poderes únicos, expandindo drasticamente as possibilidades de jogo.
Ademais, Cappy eleva o sistema de power-ups de roupas do Super Mario Bros. 3 a um novo patamar. O jogador não se limita mais a vestir Mario com roupas engraçadas. Em vez disso, controla diretamente personagens como Bullet Bill, Lakitu, um tanque, um táxi e até mesmo o poderoso Bowser. Essa mudança radical revoluciona a experiência de jogo, proporcionando uma sensação de liberdade e poder sem precedentes, tornando o chapéu do mecânico bigodudo uma das armas mais icônicas dos games.

Pokébolas (Pokémon)
Primeiramente, as icônicas PokéBolas dos jogos Pokémon permitem que treinadores capturem os diversos monstros de bolso. Esses dispositivos revolucionaram a forma como os jogadores interagem com o mundo Pokémon.
Além disso, classificar PokéBolas como armas pode gerar controvérsia, mas ninguém pode negar a importância dessas engenhocas. De fato, a maioria das pessoas, mesmo não fãs, reconhece uma Poké Bola ao vê-la, o que demonstra seu impacto cultural.
Ademais, treinadores utilizam PokéBolas de diversas maneiras. Eles as lançam para enviar Pokémon à batalha, capturar novos companheiros ou fortalecer laços de amizade. Embora o funcionamento interno das Poké Bolas permaneça um mistério, elas desempenham um papel crucial na jornada de qualquer treinador que almeja se tornar o melhor.

Vampire Killer (Castlevania)
Primeiramente, a família Belmont e seus aliados usam o Vampire Killer, um chicote sagrado, para exterminar as forças do mal e derrotar o temível Drácula. Além disso, a Konami surpreendeu os fãs ao criar uma arma única e inventiva para a série Castlevania, em vez de optar por uma arma genérica como uma estaca de madeira ou cruz.
Ademais, o Vampire Killer se destaca por sua funcionalidade incomparável entre as armas de videogame. Por exemplo, jogos como Super Castlevania IV permitem que o jogador controle totalmente o movimento do chicote, atacando inimigos de todos os ângulos com precisão. Inclusive, é possível girar o chicote para se proteger de projéteis, executando um dos ataques mais icônicos do SNES.
Embora muitos jogos Castlevania tenham adotado o estilo Metroidvania, com diversas armas para encontrar e usar, o Vampire Killer permanece como o favorito dos fãs. Portanto, a preferência pelo chicote lendário supera o apelo de personagens como Alucard.

Chapéu de Kung Lao (Mortal Kombat)
Kung Lao estreou em Mortal Kombat II (1993) com um chapéu de aro de navalha que se tornou sua marca registrada. Além de complementar seu visual, o chapéu funciona como a arma primária do personagem, pois ele pode arremessá-lo como um chakram.
Ademais, os ataques de arremesso de chapéu de Kung Lao evoluíram significativamente desde Mortal Kombat II. Por exemplo, eles agora incorporam manobras semelhantes a uma serra elétrica, aumentando a letalidade do ataque.
Inclusive, o chapéu de aro de navalha desempenha um papel central nas Fatalities mais memoráveis do Monge Shaolin, cortando inimigos ao meio e em pedaços, e até mesmo se transformando em uma serra elétrica.
Embora o controle exato de Kung Lao sobre a arma permaneça um mistério, o chapéu sempre retorna para ele. Portanto, é certamente, uma das armas mais icônicas dos games.

Moonlight Greatsword – Espada Grande Lunar (Dark Souls)
Primeiramente, os jogadores obtêm a icônica Moonlight Greatsword ao cortar a cauda de Seath the Scaleless no Dark Souls original. Embora a arma possua diversas iterações em outros jogos da série Souls da FromSoftware, este texto se concentra na versão original de Dark Souls.
Ademais, a Moonlight Greatsword é essencial para builds de inteligência no Dark Souls original. Por exemplo, jogadores que usam inteligência geralmente são conjuradores, mas enfrentam situações onde os inimigos desviam de seus ataques.
Além disso, em Dark Souls 1, a quantidade de magias é limitada, exigindo descanso em fogueiras para recarregar. No entanto, a Moonlight Greatsword resolve esse problema, pois causa dano mágico massivo aos inimigos, escalando com o nível de inteligência do jogador. Inclusive, a arma dispara projéteis à distância, permitindo que o jogador mantenha distância segura dos chefes.
Finalmente, o projétil da Moonlight Greatsword atravessa bloqueios. Portanto, mesmo que um inimigo esteja bloqueando, o raio da arma o atingirá, causando dano residual. Assim, essa característica se torna extremamente útil contra chefes com escudos ou em combates PvP.

Blades of Chaos – Lâminas do Caos (God of War)
Ares presenteou Kratos com as Lâminas do Caos como um símbolo de sua lealdade ao Panteão Grego. Contudo, as lâminas se tornaram um reflexo do pior momento de Kratos, com as correntes queimadas em sua carne e as lâminas usadas para devastar a Grécia. Eventualmente, Kratos usou as lâminas para eliminar as próprias divindades que ele serviu.
Ademais, as lâminas encadeadas de God of War possuem inúmeras utilidades. Por exemplo, elas são eficazes em ataques à distância, combate corpo a corpo e navegação. Além disso, as lâminas provaram ser essenciais para a experiência hack-and-slash dos jogos originais.
Inclusive, Kratos desencadeia toda sua fúria com as Lâminas do Caos equipadas, cortando e dilacerando inimigos no chão e no ar, realizando combos com centenas de golpes. Embora as lâminas não tenham o mesmo propósito nos jogos mais recentes, elas ainda ajudaram Kratos a derrotar deuses nórdicos e monstros, para a alegria dos fãs da franquia. Portanto, as Lâminas do Caos continuam sendo uma arma icônica e poderosa no universo de God of War.

Gjallarhorn (Destiny)
Gjallarhorn se destaca como um icônico Lança-Foguetes Exótico de Destiny. Ademais, ela potencializa outros foguetes com poderosos mísseis cluster.
Embora alguns jogadores possam considerar outras armas como Thorn, Last Word ou Ace of Spades como as mais icônicas de Destiny, a Gjallarhorn dominou o meta desde a segunda semana de Destiny 1. Portanto, ela merece um lugar de destaque entre os Hand Cannons renomados.
Além disso, a Gjallarhorn possui um efeito poderoso e único, um visual estiloso e um legado lendário. Assim, ela representa tudo o que uma arma Exótica deveria ser. Inclusive, não é surpresa que a Bungie a tenha trazido de volta para o 30º aniversário de Destiny.
Finalmente, nenhuma outra arma define Destiny mais do que a Gjallarhorn. Portanto, ela continua sendo um símbolo do jogo e uma das armas mais amadas pelos jogadores.

Lancer (Gears of War)
Para começar, a Lancer de Gears of War é um rifle de assalto padrão, contudo, possui uma motosserra acoplada na frente. Sobretudo, desde o lançamento de Gears of War em 2006, a Lancer se tornou uma das armas mais marcantes dos videogames. De certo modo, ela simboliza a brutalidade e a coragem exagerada de Gears of War.
Aliás, a série é conhecida por sua violência, quase beirando a sátira. Nesse sentido, a Lancer combina essa estética com os temas militaristas da franquia, tornando-se um símbolo inseparável da série.
Apesar de veteranos de Gears preferirem o Gnasher para abates no multiplayer, a Lancer é, sem dúvida, o garoto-propaganda da série.

Hidden Blade – Lâmina Oculta (Assassin’s Creed)
Para começar, a Hidden Blade é a arma principal dos protagonistas de Assassin’s Creed. Em síntese, a lâmina fica oculta em uma braçadeira no braço do Assassino e perfura o local onde antes ficava o dedo anelar esquerdo, eliminando o alvo discretamente.
De fato, a Hidden Blade é um item icônico presente em todos os jogos Assassin’s Creed. Em outras palavras, ao longo de seus 17 anos de existência, a arma pouco mudou, comprovando que o ditado “em time que está ganhando não se mexe” se aplica a armas do século XVI (e anteriores).
Além disso, para se tornar uma arma verdadeiramente icônica, ela precisa ser reconhecida instantaneamente por fãs e não fãs da franquia, e a Hidden Blade cumpre esse papel. Por certo, trajes e espadas de assassinos podem variar, mas nenhum kit está completo sem a clássica lâmina furtiva. Hidden Blade sempre irá aparecer em listas das armas mais icônicas dos jogos.

Master Sword – Espada Mestra (The Legend of Zelda)
Master Sword, uma espada ancestral de origens diversas, é a única arma capaz de ferir as várias encarnações de Ganondorf e a arma principal de Link. Afinal, a Nintendo aprecia seus elementos recorrentes, e a Master Sword é, sem dúvida, um dos mais icônicos.
Em outras palavras, presente em quase todos os jogos Zelda, a jornada de Link para obter o artefato sempre se destaca em cada título. Em verdade, ostentando propriedades únicas – raios laser, projéteis, viagem no tempo, e muito mais – ela funciona como um canivete suíço no universo Zelda e um componente essencial do título de Link como portador da Triforce da Coragem.
Igualmente, a Master Sword é um exemplo de como entregar atualizações em jogos sem depender de planilhas de estatísticas de RPG e uma mentalidade de “números maiores”. De fato, ela representa a essência da progressão orgânica e significativa em jogos.

E aí, gostou da lista com 10 armas icônicas dos jogos? Sentiu falta de alguma arma importante na lista? Conte pra gente nos comentários!