Muita gente não sabe, mas, Fevereiro é o Mês da História Negra. Inicialmente originado nos Estados Unidos, a celebração anual já possui reconhecimento oficial por parte dos governos dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido. Com o início das celebrações, resolvi trazer um texto que fala sobre a iniciativa Black@PlayStation. Em um texto publicado no blog corporativo da empresa, Davina Mackey, Diretora de Q&A e presidente da iniciativa fala um pouco sobre o que é a iniciativa e quais são os objetivos da mesma.
De acordo com Davina, a SIE (Sony Interactive Entertainment) está compromissada em ser o melhor lugar para trabalhar e para jogar para todas as comunidades. Internamente, isso é manifestado através da existência de diversas redes de funcionários. Uma dessas redes, a Black@PlayStation, foi estabelecida para prover um lugar seguro para encontrar, construir e fomentar relações, além de promover a troca de pensamentos e ideias.
A missão da Black@PlayStation
Em suma, o propósito da rede é construir um senso de comunidade, permitindo que funcionários negros se unam e se expressem com seus colegas. A iniciativa também é usada para aumentar a consciência acerca das contribuições que os funcionários negros fazem para a companhia. Davina também menciona que é um lugar seguro para celebrar as conquistas, não somente dentro da SIE, mas da indústria em geral.
É inegável a importância e o impacto que as grandes empresas possuem quando se trata de questões sociais e raciais. Iniciativas como essa permitem que os funcionários se desenvolvam e conquistem seus espaços de direito. Um ponto interessantíssimo mencionado no artigo da SIE é que a comunidade também oferece mentorias, patrocínios e oportunidades para desenvolver a carreira.
As disparidades salariais e de ofertas de emprego continuam alarmantes em todo o mundo. Contudo, as comunidades mais engajadas com o Mês da História Negra acreditam firmemente que, caso mais pessoas reconheçam o mês e tratem cada mês do ano como essa celebração especial, a história pode ser reescrita e novas gerações cresçam em um mundo mais inclusivo!
Para ajudar a combater um pouco do problema envolvendo a falta de oportunidades para desenvolvedores negros, a PlayStation financiou quatro organizações americanas, são elas: Black Girls CODE, The Hidden Genious Project, Game Heads e Black in Games (BIG). Para ler mais sobre isso, basta acessar esse link.