O India Hero Project, nova iniciativa da PlayStation, foi anunciado hoje (09). O programa, que tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de jogos na Índia, só estava disponível antes na China. Veja os benefícios que a PlayStation listou sobre o programa:
- Mentoria da Sony Interactive Entertainment
- Acesso aos recursos internos da PlayStation
- Financiamento para os custos de desenvolvimento (valor mínimo de U$100 mil)
- Oportunidade para o estúdio e o jogo serem divulgados globalmente
- Possibilidade do jogo ser publicado pela Sony
É inegável que a iniciativa vai fomentar demais o desenvolvimento de games no país. Radhika Thakur, diretor de Marketing Estratégico da Sony na Índia disse que a estratégia faz parte da jornada evolutiva da marca em assegurar que o PlayStation continue sendo o melhor lugar para se jogar. Ele vai além, afirmando que o projeto visa diminuir a barreira de entrada para os talentos emergentes da Índia.
O que acontece agora no India Hero Project?
O projeto agora está na etapa de coletar aplicações de estúdios para depois filtrar quantos e quais games serão aprovados para o financiamento e suporte. Após a filtragem, a PlayStation costuma realizar um evento para exibir todos os títulos aprovados, ao menos, foi assim que eles fizeram no China Hero Project. Muito além de incentivar talentos, os Hero Project buscam transportar a marca para países emergentes e iniciar um processo de relação com os potenciais clientes.
Ao ajudar a desenvolver títulos focados nos públicos dos respectivos países, a PS começa a trilhar um longo caminho que pode posicionar a mesma bem à frente da concorrência, afinal, são os dois países mais populosos do mundo e as outras marcas ainda não apresentam iniciativas direcionadas para eles. Além disso, a companhia abre uma rota excelente de profissionais altamente qualificados e que recebem um salário inferior à média praticada nos Estados Unidos e Europa, criando mais uma vantagem competitiva em relação às outras empresas.
O China Hero Project até agora
O primeiro projeto da Iniciativa Hero, o China Project foi anunciado em 2016 e já está em sua terceira fase. A primeira fase contou com 10 jogos e a segunda com 7 games. Até o momento, 7 dos 17 títulos foram lançados. No “time” de projetos que já foram lançados, podemos citar três que ganharam destaque: In Nightmare, FIST: Forged in Shadow Torch e ANNO: Mutationem.
No campo dos projetos muito aguardados, temos Lost Soul Aside, previsto para ser lançado em 2024 e Convallaria, que segue agendado para este ano. A terceira fase, anunciada em Dezembro de 2022, promete adicionar pelo menos mais 10 títulos ao China Hero Project. Bao Bo, diretor da Produção de Jogos da Sony na China, afirmou que eles estão intensificando os investimentos nessa terceira fase. Agora, alguns dos jogos aprovados irão receber suporte dos estúdios internos da PlayStation e também serão publicados pela marca. Cada título vai receber financiamento de U$140000 e suporte adicional de estúdios third party parceiros.
Contexto adicional: Até 2015, os consoles eram banidos na China. Desde então, a PlayStation tem investido estrategicamente para aumentar seu marketshare no país. Segundo a Niko Partners, a Sony já vendeu 1 milhão de unidades de PS5 no território chinês. Para um país com mais de 1 bilhão de habitantes, o potencial é extremamente vasto.