Mark Liu, presidente da TSMC, alertou hoje que no longo prazo pode haver problemas para a produção de processadores e aceleradores baseados em inteligência artificial e que isto poderá ter impactos globais. Neste trimestre, por exemplo, pode haver uma alta considerável da demanda.
Até 2028 os lucros relativos a estes chips pode ter uma alta por ano de 50%. Os problemas relacionados à fabricação continuam com facilidade apenas no envio a parceiros comerciais. Aparentemente este problema só será solucionado em 2024. Liu aparentemente estará observando a demanda no agora e no depois para poder entender melhor como o mercado está se comportando.
Vale lembrar que a fábrica da TSMC nos EUA teve sua construção adiada por conta de custos que foram acima do planejamento inicial. Os subsídios também devem acabar fortalecendo a construção.
A TSMC é a maior fábrica de semicondutores do mundo, tendo se originado em Taiwan. Os semicondutores são fundamentais para a fabricação de chips e têm causado tensões entre os EUA e a China, a segunda maior economia do mundo. A China reivindica Taiwan como parte de seu território e a classifica como uma província rebelde, embora os EUA busquem uma ambiguidade estratégica na região.
Leia também: