Quem disse que a era da comédia besteirol acabou? O gênero, que vinha de uma fase fraca na última década, ainda possui algumas cartas na manga para entreter o espectador. E por que não retornar em grande estilo, com um novo filme da franquia Corra que a Polícia Vem Aí (The Naked Gun). Será que o longa vale a pena? Vamos descobrir.
Quem conhece de longa data Liam Neeson pode se sentir confuso por seu personagem no filme, Franklin Drebin Jr. Filho do policial interpretado por Leslie Nielsen nos filmes anteriores, Drebin é membro do chamado “Esquadrão de Polícia”, atuando de maneira pouco ortodoxa para impedir crimes e solucionar casos.
É nesse contexto que Drebin se vê em uma cruzada específica, com uma trama de assassinato inesperadamente conectada a um roubo a banco – caso do qual ele havia sido afastado. Com a ajuda de seu par romântico, Beth Davenport (Pamela Anderson), ele deve salvar o dia enquanto desbarata uma conspiração contra si próprio.
A trama é clichê e pouco inspirada, perigando ofuscar o brilho da comédia que temos aqui. Danny Huston, porém, entrega uma atuação competente como o vilão e atenua este problema.
É na comédia que o filme mostra seu brilho, com múltiplas situações hilárias. Elas variam desde momentos completamente aleatórios e sem sentido, como Liam Neeson mastigando uma arma ou pegando um copo de café em situações inusitadas até inteligentes piadas envolvendo a literalidade de diálogos e sacadas bem escritas.
Neeson, muito confortável no papel, nos entrega um Frank Drebin corajoso, imprudente e muito, mas muito divertido. Outros personagens, como seu parceiro Ed Hocken Jr. (Paul Walter Hauser), já não brilham tanto em cena e sõa pouco explorados – a exceção de Beth.
Construindo um cenário perfeito para piadas muito bem alinhadas e pautadas em um exagero que naturalmente desperta o riso, Corra que a Polícia Vem Aí supera as expectativas e mostra que não é preciso reinventar a roda para fazer as pessoas rirem, nem que o gênero da comédia está morto.
Em um cenário que está vendo um declínio da era dos super-heróis, com poucas exceções, é de se imaginar o que virá a seguir nas bilheterias. E a comédia besteirol, gênero renegado por tantos, mostra-se ainda necessário e um alívio para um mundo que precisa de um pouco de riso.
Se você quer se divertir, espairecer e desligar um pouco a cabeça, Corra que a Polícia Vem Aí é o filme ideal para boas gargalhadas e a certeza de que será um tempo muito bem gasto no cinema. Vale a pena assistir!