Faz dois anos e meio que Cyberpunk 2077 foi lançado, com a sua chegada sendo um dos momentos mais emblemáticos da indústria dos videogames. Embora tenha demonstrado boas qualidades, o título acabou sofrendo pesadas críticas em reviews e também do público em geral por acabar frustrando expectativas. Contudo, o game da CD Projekt Red guarda diversos pontos fortes e entre eles estão alguns mistérios envolvendo questlines interessantes. Podemos citar as trajetórias de Joshua Stephenson, de River e da família Peralez. No que se refere aos Peralez, com a missão Paranoia, conhecemos um estranho personagem que parece ter grande controle sobre Night City por trás das cortinas. Trata-se do Sr. Olhos Azuis, um estranho personagem que pode figurar na DLC do game Phantom Liberty. Quem é ele e qual sua importância?
Curiosamente o Sr. Olhos Azuis é uma figura que não necessariamente precisa ser vista pelo jogador no decorrer do jogo. A bem da verdade, sua existência pode passar completamente despercebida. Ele surge em Paranoia, uma missão secundária que aparece quando concluímos a missão Eu Lutei Contra a Lei, que investiga o assassinato do prefeito Lucius Rhyne e tem a ver com Jefferson e Elizabeth Peralez. Os Peralez são um casal que aparenta ter boas intenções para Night City, com Jefferson se candidatando à prefeitura.
Após resolver o mistério do assassinato, os Peralez novamente contatam V para outro tipo de trabalho: investigar o próprio apartamento do casal. A razão é que Jefferson acordou na noite anterior com um invasor em sua residência. O homem conseguiu balear o criminoso, mas em seguida desmaiou e acordou no dia seguinte em sua cama como se nada houvesse acontecido. Além disso, os seguranças não relataram nenhum evento incomum no momento do suposto incidente.
V investiga o apartamento e percebe que os Peralez, na verdade, estão sendo alvo de uma enorme operação de vigilância. A razão para isto é que Jefferson é candidato à prefeitura e um alvo para quem queira vantagens em Night City. V segue um furgão para onde os dados do apartamento estavam sendo transmitidos, matando alguns membros da gangue Maelstrom logo após.
Investigar o furgão é aterrorizante: alguém está fazendo uma espécie de lavagem cerebral com os Peralez, criando um candidato à prefeitura com uma mentalidade diferente de Jefferson. V conta esta informação para Elizabeth e ela pede ao mercenário que não diga nada a Jefferson, uma vez que está receosa das forças que eles estão enfrentando. V pode contar ou não a Jefferson a verdade, mas antes de encontrá-lo ele recebe uma ligação misteriosa. A voz diz que V não pode alterar nada e que sabe quem e o que o mercenário é, mostrando ter conhecimento sobre o Relic e Johnny Silverhand.
Ao conversar com Jefferson, podemos ver à distância uma figura estranha que não pode ser atacada ou objeto de interação. Quando o escaneamos seu nome é mostrado como “Sr. Olhos Azuis”.
Após isso o Sr. Olhos Azuis aparece em um dos finais do jogo, o Caminho da Glória. Neste final V é o mercenário mais famoso de Night City, sendo contratado pelo personagem misterioso para roubar dados do Palácio de Cristal, uma estação no espaço. A aparição do Sr. Olhos Azuis neste final pode indicar que seu papel na franquia não é tão simples e não terminou.
Ao longo do game temos diversas pistas da importância do Sr. Olhos Azuis dentro do jogo. Jefferson, Olhos Azuis e o profeta Garry utilizam um mesmo tipo de anel. Garry, em suas pregações loucas, fala em suas teorias de pessoas azuis que vivem no espaço e vêm à Terra para controlar políticos. Sugestivo, não?
Convém também lembrar que um brilho artificial nos olhos de um personagem indica que ele está sendo controlado por terceiros no universo de Cyberpunk. O Sr. Olhos Azuis pode, então, ser apenas um fantoche para outra figura, como outra pessoa ou até mesmo uma IA. Seja como for, ainda há questões a serem explicadas sobre esse misterioso personagem e que podem ter lugar em Phantom Liberty, futura expansão do game.
Não é a primeira vez que um mistério envolvendo um ser muito poderoso que está observando a situação dos bastidores aparece em um jogo da CD Projekt Red. Basta lembrar que a primeira expansão de The Witcher 3, Hearts of Stone, dá destaque a um personagem com um pequeno papel no jogo base: Gaunter O’Dimm, revelado na DLC como uma entidade assustadoramente poderosa apesar de possuir aparência comum. No início do game o personagem, também chamado de Senhor Espelho, diz a Geralt onde Yennefer está e depois desaparece. Outra de suas grandes semelhanças com o Senhor Olhos Azuis é o fato de que ambos em dado momento estão espionando Geralt em momentos quase imperceptíveis para o jogador.
Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. Sua DLC, Phantom Liberty, ganhará novidades no evento Summer Game Fest, agendado para 8 de junho.
Leia também: