O chefe de design da Massive Entertainment, estúdio da Ubisoft, criticou troféus e conquistas nos games. Fredrik Thylander expôs no Twitter sua insatisfação com os recursos. Confira abaixo:
Thylander diz uma opinião que, segundo ele, seria “impopular”: a de que conquistas e troféus não são bons para os jogos porque “desviam a atenção” do jogador e “consomem recursos” que poderiam ter outra utilidade nos games. Thylander, posteriormente, expôs que esta seria sua opinião pessoal e não a da Ubisoft.
Os troféus têm sido alvo de debate entre a comunidade e as próprias empresas da indústria de videogames. A Sony, por exemplo, não adota mais troféus de dificuldade no que se refere aos seus jogos first party. A empresa também, por outro lado, promoveu uma campanha contrária a garapas extremas, isto é, jogos com platina extremamente fácil ou cuja existência seria apenas conceder uma platina aos jogadores.
Atualização do PS5 permite visualizar troféus ocultos
Em setembro do ano passado uma atualização do PS5 trouxe uma atualização com um recurso implementado sem alarde que permite sempre visualizar os troféus ocultos. Anteriormente, era preciso clicar em cada troféu e apertar quadrado para poder ver a meta. Agora, é possível liberar toda a lista apertando Options na aba de troféus de um jogo. Vale lembrar que esta opção pode fazer o jogador ver spoilers em games com elementos narrativos. Esta atualização surge como mais uma das melhorias de “qualidade de vida” para usuários do PS5, permitindo uma experiência melhor com o console.