TV OLED é um sonho de consumo da maioria das pessoas, seja ela amante dos filmes ou jogos, já que são conhecidas por suas cores vibrantes e contrastes impressionantes, possuindo todas as tecnologias disponíveis para quem deseja assistir ou jogar. Porém, por conta dos seus pixels orgânicos que se deterioram com o tempo, ela exige certos cuidados para prolongar sua vida útil. Sanando dúvidas, listaremos dicas de como utilizar sua TV OLED sem maiores receios.
A primeira recomendação é deixar a TV longe do calor e da luz solar, haja vista que a elevada temperatura ajuda a degradar mais rapidamente os pixels da tela.
Partindo para as configurações da TV, ative as proteções de tela oferecidas pelo fabricante, a LG chama essa aba de “Painel OLED Care”, o que vai permitir a TV automaticamente escurecer a tela quando não houver reprodução contínua de imagens. Os pixels desligados degradam-se mais lentamente, e a cada mil horas utilizadas, a tv fará uma limpeza na tela para remover possíveis manchas.
Ao utilizar a TV para assistir, principalmente canais de televisão, recomenda-se não utilizar a configuração “vivo” por muito tempo, devido à sua configuração estar como brilho 100% para realçar as cores da TV ao máximo. Já a configuração “padrão” traz um equilíbrio entre um bom brilho e a saúde da tela. Se quiser ficar ainda mais seguro, a configuração “Eco” é ótima para ocasião.
Para o consumo de conteúdo HDR em filmes e jogos, não precisa se preocupar, isso porque, por mais que o usuário passe até 5 horas de uso contínuo, não é o suficiente para gerar um desgaste na tela. Contudo, há um ponto de atenção para quem deseja jogar:
- Evitar HUDs estáticos, a exemplo de mini mapas que costumam ficar no canto da tela, em virtude do risco de causar o chamado “burn-in”, onde uma marcação permanente pode ficar gravada na tela quando os pixels presentes no local queimam.
Quem deseja utilizar a TV no PC como um monitor, é recomendado utilizar um wallpaper escuro, remover todos os ícones da área de trabalho e ocultar a barra de tarefas quando não estiver em uso.
- Se for utilizar para trabalhar por muitas horas, abaixe o brilho para 0%, e sempre que possível, desligue a tela quando não estiver usando o dispositivo. Isso não apenas economiza energia, mas também reduz o tempo de exposição da tela.
Lembre-se de que, embora essas dicas possam ajudar a prolongar a vida útil da tela OLED, não há garantia de evitar completamente o desgaste ao longo do tempo. Existem pessoas que ignoram todas as recomendações, mantêm conteúdo estático na tela com brilho 100% e nunca tiveram problemas em anos.
Utilizar as precauções acima pode ajudar a minimizar o risco de problemas, mas é sempre bom estar ciente das características específicas do seu dispositivo e seguir as recomendações do fabricante. Por fim, aproveite sua tv, consumir conteúdos na OLED é uma experiência única.
Quer adquirir sua TV OLED e não sabe onde procurar? Então não perca tempo e entre em um dos nossos para ver as melhores ofertas: