Com o PlayStation 5 e os Xbox Series X/S, especulou-se que os jogos deixariam os 30 frames por segundo, adotados na geração anterior, e manteriam um padrão com opções de 60 e até mesmo 120fps em alguns casos. Na semana passada, porém, dois games chegaram com opção de apenas 30fps para os consoles: Gotham Knights e A Plague Tale: Requiem. De acordo com a Digital Foundry, o retorno aos 30fps nos três consoles de nova geração aparenta ser inevitável.
Isto ocorre por conta de questões como a chegada da Unreal Engine 5, tecnologia que implementa um grande avanço quando pensamos em renderização 3D e, naturalmente, necessita de maior potência dos consoles. Matrix Awakens, demo que se aproveita desta tecnologia, roda a 30fps de maneira inconsistente. Diversos jogos usarão a Unreal Engine 5, como o próximo The Witcher. Utilizar 60fps, em algum momento, pode acabar se tornando inviável.
Ainda de acordo com a Digital Foundry, a razão de termos diversos títulos a 60 e 120fps nos consoles, nos últimos dois anos, se deve aos lançamentos crossgen e semelhanças arquitetônicas entre as últimas gerações. A conclusão que se chega é que quando o crossgen não for mais uma realidade veremos menos títulos disponíveis a 60fps, com esta funcionalidade sendo um elemento no qual as desenvolvedoras precisarão trabalhar “com maior diligência”. A Digital Foundry encerra dizendo que, olhando para A Plague Tale: Requiem e Matrix Awakens, é possível entender a escolha pelos 30fps e que sempre há a opção dos PCs para quem procura mais performance.
E você, acredita que a nova geração voltará aos 30fps?
Fonte: Eurogamer