Os diretores de Ghost of Yotei, Nate Fox e Jason Connell, deixaram claro que não se sentem pressionados pelas comparações com Assassin’s Creed Shadows. Em recente entrevista à Game Informer, os líderes da Sucker Punch revelaram que veem com naturalidade as associações entre os dois jogos, considerando-as até mesmo um sinal positivo para o mercado de jogos ambientados no Japão Feudal.
Um cenário compartilhado, mas visões diferentes
O lançamento de Ghost of Yotei está marcado para 2 de outubro, apenas alguns meses após Assassin’s Creed Shadows chegar às prateleiras. Portanto, não surpreende que muitos jogadores apontem semelhanças entre as obras. Ambos são jogos AAA ambientados nos últimos dias do Japão Feudal, com propostas de mundo aberto e grande investimento em narrativa e ambientação histórica.
No entanto, os diretores de Ghost of Yotei afirmam que não encaram essas comparações como uma ameaça. Segundo Connell, é possível que desenvolvedores fiquem paralisados com a pressão ou, por outro lado, se animem ao ver o crescimento do gênero. Ele escolhe a segunda opção, destacando que a Ubisoft “faz jogos incríveis” e que é empolgante ver “tantos títulos legais surgindo nesse espaço”.
É empolgante ver tantos títulos legais surgindo neste espaço
Jason Connell para Game Informer
Ghost of Yotei: herança e inovação
Lançado originalmente em 2020, Ghost of Tsushima vendeu mais de 13 milhões de cópias e solidificou o nome da Sucker Punch entre os grandes estúdios do gênero. Agora, com Ghost of Yotei, o estúdio pretende ir além. A nova aventura se passará 300 anos após os eventos do primeiro jogo, e apresentará um protagonista inédito: Atsu.
Além disso, os desenvolvedores prometeram um mundo aberto mais variado, corrigindo críticas à experiência anterior. Na época, Ghost of Tsushima foi acusado de repetir demais certas atividades secundárias, o que comprometia a sensação de exploração única. A nova proposta busca oferecer mais diversidade e fluidez nas interações.
Diferenças geográficas e temporais
Apesar das semelhanças superficiais, Ghost of Yotei e Assassin’s Creed Shadows têm ambientações distintas. Enquanto o título da Sucker Punch se desenrola em 1603, na ilha de Hokkaido, o da Ubisoft se passa na região central do Japão, no ano de 1579. Assim, cada jogo propõe um olhar próprio sobre o contexto histórico japonês.
Fonte: Game Informer