As coisas não estão fáceis para a Disney. A casa do Mickey divulgou seu relatório financeiro e graças a isso descobrimos o tamanho do rombo causado pelo filme mais recente de Indiana Jones.
De acordo com o documento fiscal liberado pela companhia, Indiana Jones e o Chamado do Destino gerou cerca de U$134 milhões de prejuízo. O elenco estelar do longa, que contou com Harrison Ford, Madds Mikkelsen e Antonio Banderas, não foi suficiente para tornar o projeto lucrativo.
Com uma recepção mista, muitos fãs apontaram uma certa descaracterização do personagem Indy no filme. Além disso, por ser uma despedida, Harrison Ford dividiu o protagonismo com a atriz Phoebe Waller-Bridge, que interpretou a sobrinha do explorador.
Outro ponto que explica o resultado abaixo do esperado é a queda da popularidade da franquia em si. Indiana Jones é quase que uma relíquia de outrora e as audiências mais novas não possuem muito interesse em acompanhar a saga do explorador, ainda mais se tratando do quinto filme.
Por trás do prejuízo de Indiana Jones e o Chamado do Destino
Para entender a situação, vamos para uma leve conta de matemática. De acordo com a Disney, os custos totais do filme foram de U$387 milhões. A bilheteria global foi de U$384 milhões, ou seja, apenas 3 milhões a menos do que os custos totais do filme.
Agora você deve estar se perguntando: como a Disney teve tanto prejuízo então? Simples. A receita gerada pela bilheteria não vai 100% pro bolso da Disney, ela é dividida com outras empresas, principalmente com as gestoras das sessões de cinema.
Segundo a companhia, do total de U$384 milhões, apenas U$192 milhões (50%) retornaram para o seu bolso.
Fonte: Forbes