A missão Um Gosto de Liberdade em Divinity Original Sin 2 acontece durante o Ato 2, na região da Costa da Ceifadora. Essa missão secundária envolve decisões importantes, encontros com mortos-vivos e consequências duradouras. O jogador encontrará o lich torturado Xhaxh e poderá decidir entre libertá-lo, condená-lo ou explorá-lo por recompensas.
A missão é iniciada ao explorar a casa de Mordus, um anão necromante em Driftwood. Lá, o jogador deve acessar o porão onde a missão começa de fato.
Como iniciar a missão Um Gosto de Liberdade em Divinity Original Sin 2

Para começar, entre na casa de Mordus em Driftwood e desça até o porão. Na parede, haverá um crânio ornamentado. Existem duas formas de abrir a passagem:
- Opção 1: Mate Mordus na Caverna dos Náufragos e use a gema encontrada no corpo dele.
- Opção 2: Use arrombamento de nível 5 para destravar o crânio.
Depois disso, será necessário resolver um quebra-cabeça de placas de pressão. Use a Visão Espiritual para ver as pistas e ative as cinco placas corretas. Objetos como barris e vasos podem ajudar a manter as placas pressionadas.
Primeiro encontro com o lich
Atrás da porta está o laboratório de Mordus. No fundo da sala, o jogador encontrará um morto-vivo ressecado, que se revela como um lich sendo torturado. Após conversar com ele, há quatro botões em uma mesa:
- Amarelo: Apaga os braseiros da sala.
- Vermelho: Inicia uma luta com mortos-vivos escondidos.
- Verde: Liberta o lich, que ajuda na batalha.
- Roxo: Destrava um baú à direita da mesa.
Após o combate, se o lich for libertado, ele agradece, oferece um livro de habilidade como recompensa e desaparece.
Segundo encontro na Floresta
Mais tarde, o jogador encontra vestígios do lich perto do portão oeste de Driftwood, onde magos e cães estão mortos. Vá até Cloisterwood (X:224 Y:192) para reencontrá-lo. O lich estará devorando anões mortos e invocará três esqueletos para lutar.
Depois da batalha, o jogador pode matá-lo ou poupá-lo. Se poupado, ele pedirá um ponto de Fonte para saciar sua fome e promete não devorar mais inocentes.
Terceiro encontro nas ruínas
Se poupado antes, o jogador encontra o lich pela última vez nas ruínas em X:260 Y:255. Se recebeu uma Fonte do jogador, estará calmo, pedirá um pouco de sangue e revelará seu nome: Xhaxh. Ele então recupera sua jarra de alma e invoca um baú com recompensas antes de desaparecer, encerrando a missão.
Se o jogador recusou dar a Fonte, verá Xhaxh devorando uma criança. Nesse caso, o jogador pode decidir enfrentá-lo ou deixá-lo viver, com consequências morais e de experiência envolvidas.
Combate opcional final
Mesmo após aceitar o desfecho pacífico, é possível atacar Xhaxh antes de ele desaparecer. Isso gera uma batalha difícil, mas com recompensas e experiência maiores. Se não for atacado, ele não retorna no restante do jogo.
Fonte: Game Rant
Divinity Original Sin 2 está disponível para PC, Xbox Playstation e Nintendo Switch.
