É inegável que o Pix foi uma grande revolução para a economia brasileira, sendo responsável por trazer inovação e agilidade em pagamentos, além de movimentar bilhões de reais em curtos períodos de tempo. Os brasileiros aderiram tanto ao seu uso que passaram a usar menos outros tipos de transação. Como resultado, duas delas estão sendo eliminadas pelos bancos. A primeira é o DOC, Documento de Ordem de Crédito e um dos meios mais famosos e antigos de pagamentos. O segundo é o TEC, normalmente utilizado para pagamento de benefícios a funcionários por parte das empresas.
O DOC, cujo valor máximo de transferência atual era de R$ 4.999,99, era efetivado no dia seguinte (em termos de dias úteis). Já o TEC, nos bancos, se concretizava até o final do dia. As solicitações dentro dos serviços se encerram hoje (15) e podem ser agendadas para, no máximo, 29 de fevereiro, quando ambas as modalidades serão definitivamente encerradas.
O DOC é o sétimo serviço de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ficando atrás do cheque, cartões de crédito e débito e do Pix. Para quem se pergunta se o tradicional TED (Transferência Eletrônica Direta) terá alterações, não há previsão de mudanças nesse sentido. Nas redes, comentários preocupados acreditavam que o fim do DOC e do TEC acarretariam em uma suposta taxação do Pix, mas não há nenhum encaminhamento nesse sentido atualmente.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Leia também: