Ontem (10), Marcelo Tavares, CEO da Brasil Game Show, fez a tradicional coletiva de imprensa para os jornalistas do evento. Na ocasião, Marcelo falou sobre o passado, o presente e o futuro do evento, reforçando números, impacto da pandemia e a intenção da equipe para a edição de 2022.
O passado da BGS
O início da coletiva foi protagonizado pela conversa sobre a pandemia. Marcelo apontou que o mercado brasileiro de games sofria com uma dura dualidade. Enquanto o cenário de games crescia, o mercado de eventos estava congelado em virtude do COVID-19. Da última BGS até a edição atual, o número de jogadores no Brasil quase dobrou. Éramos 60 milhões, número que agora passou a ser 101 milhões de acordo com uma pesquisa da Newzoo.
Em virtude da paralisação de 2 anos, a equipe decidiu extender o número de dias pra 7. Marcelo esclareceu que a decisão não será permanente e que em 2023 o evento voltará ao molde de 5 dias. Ainda falando sobre os adiamentos de dois anos, Marcelo deixou claro que os fãs que decidiram manter os ingressos receberam o tratamento devido. Uma série de benefícios como descontos, entrada exclusiva e acesso à revistas da Editora Europa foram concedidos para celebrar os apoiadores mais fiéis do evento.
Graças ao fortalecimento dos games durante a pandemia, o que era visto como algo que isolava as pessoas, tornou-se um dos principais mecanismos de gerar conexão. Graças a essa mudança de percepção em relação aos jogos eletrônicos, muitas empresas passaram a investir pesado no meio.
O presente da BGS
Um dos principais pontos mencionados por Marcelo foi o tremendo apoio das publishers dado ao evento nesse ano. A PlayStation colocou o maior estande da história do evento com dezenas de estações de jogos e inúmeras ativações. A Nintendo também veio com tudo, ecoando o seu desejo de reforçar sua presença no Brasil. Após passar alguns minutos evitando a Xbox, Marcelo afirmou que a presença da marca no evento só depende deles.
Graças a edição de 2022, o número de acessos no site do evento praticamente triplicou. Ao todo foram quase 3 mil jornalistas credenciados e mais de 6 mil influenciadores. Curiosamente, a presença das empresas responsáveis por streamings de vídeos, como o YouTube, Twitch e TikTok também foi destacada. Foi a primeira participação do TikTok na história do evento.
A forte presença do público também foi um ponto destacado. A BGS de 2022 está muito próxima de bater o maior número de visitantes em toda a história do evento. Marcelo acredita que com as atrações de encerramento, como a presença do produtor de Sonic pela primeira vez na América Latina, o número será facilmente batido. Ainda falando em público, os cosplayers foram citados e um projeto bem especial foi anunciado durante a coletiva.
A organização do evento, em parceria com a Editora Europa, vai produzir um livro com todos os vencedores de concursos de cosplay no evento. A ideia da equipe é construir o livro todo ano, gerando uma recordação fantástica para os fãs. Outra ideia por parte da organização é a de fomentar o desenvolvimento de games no Brasil. Apesar de ainda existir muito preconceito por parte dos gamers em relação aos títulos produzidos no país, a BGS pretende mudar isso.
Nesse ano, diversas instituições que fomentam o ensino de games, como a escola Saga, marcaram presença no evento. A tradicional Avenida Indies, iniciada com apenas 6 empresas anos atrás, hoje ocupa uma área 15 vezes maior. Mais do que proporcionar uma experiência marcante para quem visita o evento, Marcelo Tavares e sua equipe querem conquistar coisas pro Brasil através da visibilidade gerada pelo evento.
O futuro da BGS
Falando sobre o que esperar para o ano que vem, Marcelo garantiu que a edição do ano que vem será ainda melhor e deu um pequeno spoiler: 3 convidados internacionais já foram confirmados para 2023. Infelizmente, por motivos de embargo, ele não revelou os nomes. Não restam dúvidas de que a equipe está extremamente motivada e não vai demorar muito pra BGS se tornar o maior evento de games do planeta.
A coletiva se encerrou com um presente especial da organização para os jornalistas presentes. Um livro de capa dura com a história do evento e uma meia produzida em parceria com a Lupo.
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