O anúncio da aquisição da Bungie pela PlayStation aqueceu as discussões na Internet na tarde desta segunda-feira (31). Em um acordo multibilionário, U$3.6 bilhões, a Sony colocou as mãos na franquia Destiny e em toda a experiência da Bungie em construir jogos como serviço. Você pode ler mais sobre a aquisição abaixo:
A compra foi completamente inesperada. Em um cenário que os fãs cogitavam Square Enix, Capcom, Konami ou Kojima Productions, a Bungie definitivamente não foi listada em nenhuma lista dos “sonhos”. Contudo, a compra pode elevar ainda mais o patamar da PlayStation Studios por um motivo bem peculiar. No tweet abaixo, postado por Hermen Hulst, chefe dos estúdios da PS, ele fala especificamente em compartilhar e aprender. Confira:
A informação é reforçada por Christopher Dring, chefe do site GamesIndustry.biz. Ele entrevistou Jim Ryan e trouxe em primeira mão uma série de informações acerca da compra. Segundo Chris, a motivação da compra foi pra ajudar a PlayStation a criar seus próprios jogos-serviço com foco em multiplataforma. Destiny é uma franquia iniciada em 2014, logo, é inegável que a Bungie possui um vasto leque de conhecimento em gestão de comunidade e em todo o aparato técnico.
Outro ponto citado no tweet acima é o grande potencial de Destiny como uma IP transmídia, isto é, a capacidade de rentabilidade da propriedade no cinema e na televisão. Não tenho dúvidas de que um filme ou uma série da franquia, desde que bem produzidos, seriam um sucesso tremendo. E, bom, a PlayStation Productions foi criada justamente para transportar jogos para as telonas e telinhas.
O futuro da Bungie e PlayStation
Ambas as empresas já afirmaram que todo o universo Destiny continuará sendo multiplataforma, isto é, as próximas expansões de Destiny 2 e um vindouro Destiny 3 não serão exclusivos da PlayStation. Em relação a outras propriedades, o lançamento delas em outras plataformas será uma opção da Bungie. O cômite de diretores que irão votar e decidir se os novos universos serão disponibilizados em outros consoles.
Falando especificamente sobre a PlayStation, a companhia tem diversos jogos-serviço em andamento. Um deles é o projeto misterioso do London Studio, saiba mais aqui. Com a expertise e toda a tecnologia proprietária da Bungie, certamente o processo de desenvolvimento desses jogos online vai receber melhorias significativas.
Após passar anos desenvolvendo experiências focadas no single-player, a PS está começando a encomendar diversos projetos com foco no multiplayer. A ideia aqui é captar mais engajamento de usuários, além de construir universos com um alto grau de longevidade.