A Epic Games conquistou uma importante vitória contra a Google na justiça. Foi reconhecido por um júri que a gigante de Mountain View realiza uma prática de monopólio em sua loja, a Play Store. Este monopólio não só prejudicaria usuários e desenvolvedores, como também desrespeitaria uma lei antitruste dos EUA. A tese vencedora foi levantada pela Epic por conta da distribuição das receitas obtidas com seu game de maior sucesso, Fortnite. O game, para ser comercializado na Play Store e na loja da Apple, a Apple Store, necessita pagar uma certa porcentagem em compras realizadas pelos usuários. Considerando os valores considerados exorbitantes, a Epic entrou na justiça contra ambas as empresas.
No caso da Apple, a empresa famosa pelo iPhone obteve vitória. Entretanto, a Epic recorreu e aguarda o posicionamento da Suprema Corte dos EUA. No que concerne ao Google, um juiz distrital dará sua sentença após realizar mais algumas audiências – elas devem ocorrer apenas no próximo ano. Em nota, a Google afirmou que irá recorrer, uma vez que considera que deve defender o sistema que atualmente é praticado no Android. Além disso, de acordo com a empresa, a Play Store é a plataforma que mais oferece abertura em relação a outras plataformas móveis de grande calibre. No caso do Android, é possível baixar aplicativos por terceiros, embora a Google priorize sua loja com acordos vantajosos.
Tim Sweeney, CEO da Epic, comemorou o resultado do júri no Twitter. É aguardar para ver os próximos passos do julgamento.
Leia também:
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize: