Não é novidade para ninguém que as empresas enfrentaram um grande problema para produção de aparelhos eletrônicos, especialmente nos últimos 2 anos, com a infeliz chegada da pandemia pela Covid-19. Com muitos produtos já agendados para lançamento em 2020 e anos sequentes, o problema de comercialização foi enorme. Porém, quase chegando em 2023, a produção de um dos maiores culpados pela situação, os semicondutores, parece ter se normalizado.
A Sony havia divulgado há um tempo atrás que estava planejando chegar a 37 milhões de consoles PlayStation 5 vendidos até Abril, o que parecia uma missão impossível, justamente pela falta de estoque do produto. Agora, com a normalização de componentes, a empresa parece ter finalmente normalizado a produção para um dos seus maiores mercados, o Japão. Como resultado disso, foi divulgado que durante os dias 12 a 18, a semana que antecedia a do Natal, mais de 70 mil PS5 foram vendidos no país. Seria esse um indicativo de nova fase da produção para todo o mundo? Precisamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/K/M/xmOUzVTtyANRqZ9LfBmg/playstation-5-ps5-pre-venda-sony-limitada.jpg)
Um dado curioso do mercado japonês, é que no ano de 2022, o console mais vendido foi o Nintendo Switch, e de forma disparada. Contando todas as versões disponíveis do console, são mais de 27 milhões de unidades, contra 2,4 milhões de PlayStation 5 e apenas 400 mil Xbox Series S/X. A disparidade se dá, claro, pela competência da rival japonesa, mas também pela escassez do produto. A Sony afirma que a procura é alta e que devem ter números recordes para o primeiro trimestre do próximo ano.