Uma das franquias mais consolidadas de todos os tempos, EA Sports FIFA, recebeu um novo jogo no início de Outubro deste ano. Com títulos sendo lançados anualmente e angariando milhões de fãs pelos mundo, FIFA 23 é sem dúvidas, mais um marco do enorme sucesso da franquia. Com diversos modos de jogo como Temporadas, Modo Carreira, Modo Torneio, Arena de Treino e etc., o título consegue agradar diversos públicos fãs do esporte mais popular do mundo. Hoje preparamos um especial do modo mais jogado, amado e odiado de FIFA, o Ultimate Team.
Ultimate Team
Vamos inicialmente introduzir o modo. FIFA Ultimate Team foi lançado oficialmente no dia 19 de março de 2009, porém, contou com uma versão de “testes” utilizando a licença da Uefa Champions League 2006-2007, mas apenas jogadores do Xbox 360 recebendo o modo. Com diversos fatores como desinteresse e mal funcionamento, a ideia foi abortada, retornando oficialmente como o conhecido Ultimate Team em 2009.
A primeira aparição do UT, assim chamado pelos fãs, foi através de uma DLC paga, que na época tinha o valor de 10 dólares. Para alegria e surpresa da EA Sports, mais de um milhão de fãs se interessaram pela ideia, fazendo do modo um sucesso logo de cara, mas também com que a empresa passasse por problemas de sobrecarregamento do servidor e os famosos “crashs”. O modo lançado à época, como todo bom diamante a ser lapidado, tinha inúmeras limitações, porém já contava com a base que conhecemos: sistemas de química, vigor, cartas de treino, contratos, estádios, categorias de jogadores e moedas para utilizar no mercado de transferências.
Mas vamos lá, dando um passinho pra trás, qual a ideia geral do modo Ultimate Team? O modo foi criado na intenção de dar ao jogador a possibilidade de construir sua própria equipe e reunir os seus jogadores preferidos. Para isso, ele precisaria jogar partidas acumulando moedas e premiações, criando assim a oportunidade de adquirir ou ganhar seu tão esperado craque nos pacotes. Para dar uma complexidade a mais, a EA colocou diversos itens que precisaríamos adquirir para que os jogadores estivessem aptos, como contratos, descanso físico e etc. Isso fez com que o mercado girasse de uma melhor forma.
Química/Entrosamento
Além dos itens, a produtora também inseriu um modo de química, onde precisaríamos escolher jogadores de mesmo país ou liga para que o desempenho do time fosse melhor.
A imagem acima ilustra o que seria a química dos jogadores em prática. Podemos observar que todos estão em suas devidas posições e são cartas do mesmo campeonato, ou seja, todos os jogadores atuavam na mesma liga, a inglesa, na ocasião. Mas essa não é a única forma de conseguir os 100% de entrosamento. Como dito, é permitido que você monte um elenco com jogadores do mesmo país, isso já seria o suficiente para os 100 pontos. Veja na imagem abaixo.
Mercado de Transferências
Esse é sem dúvidas um dos pontos mais interessantes e motivadores para se jogar o modo Ultimate Team. O mercado de transferências apresenta diversas possibilidades para gastar suas moedas, como jogadores, contratos, itens de estádio, enfeites e etc. Como acontece na vida real, o FIFA também segue a medida de, quanto melhor, mais caro é. Como exemplo, caso você queira adquirir um jogador de uma qualidade mediana, com seus 80 pontos de média, você não vai precisar gastar muito mais que 1000 moedas, porém, se seu objetivo é contar com os grandes craques da atualidade, se prepara, porque a grana vai ser alta.
Como exemplo, vamos ao Richarlison, jogador que foi muito badalado na última Copa do Mundo vestindo a camisa da seleção brasileira. Apesar do sucesso recente, Richarlison é um jogador que conta com uma pontuação geral de 81. Uma carta de boa qualidade, mas sem muitos recursos para fazer dele um grande destaque no FIFA 23. Seu preço médio fica abaixo das 1000 moedas, sendo uma carta barata e sem tanto brilho.
Agora, como contramão, temos o jovem astro francês, Kilyan Mbappé. Com uma pontuação geral de 91 pontos e atributos como ritmo, finalização e drible como destaque, Mbappé se tornou a carta comum mais cara do FIFA 23. O jovem tem preço médio de mais de 900 mil moedas, sendo extremamente valorizado e difícil de ser adquirido. Para ter uma noção, em uma partida que fazemos muitos gols e vencemos, ganhamos em média cerca de 600 moedas, o que torna praticamente impossível a compra desse jogador tendo apenas jogos convencionais. E é aí que entra o “caça-níquel” do FIFA, uma das mais viciantes criações da desenvolvedora.
Pacotes Ultimate Team
Uma outra forma de ganhar jogadores são abrindo pacotes. Existe uma competição semanal onde, a depender da nossa posição final, podemos recebermos ótimas premiações. As premiações são geralmente constituídas por moedas e pacotes com diferentes qualidades, ou seja, contendo mais ou menos itens, raros ou não. Aí que entra o fator sorte, você vai precisar torcer para que jogadores como Mbappé possam ser encontrados nos pacotes que você comprar ou receber.
No FIFA Ultimate Team existem diversos tipo de pacotes, como dito antes. Há aqueles que contam apenas com cartas especiais, sendo muito difícil recebê-los ou extremamente caros para serem comprados. Porém, você também pode tirar a sorte grande. Existem pacotes a preços de 25 mil moedas, e, caso você tenha acordado em um bom dia, pode tirar jogadores com o preço muito maior, se tornando extremamente lucrativo, mas ao mesmo tempo perigoso. Vou deixar de exemplo a minha última premiação pelas partidas jogadas na semana, dei uma boa sorte e tirei uma carta especial. Aproveitando o gancho, vamos ao tópico sobre as variações de cartas.
Cartas especiais
Como mencionado, ao fim de cada semana você receberá premiações de acordo com seu desempenho. No exemplo, eu recebi 1 Mega Pack, que contava com 30 itens variando de jogadores e consumíveis (contratos), 1 Premium Gold Players Pack que continha 12 itens, sendo 4 raros e mais 150 pontos de qualificação para a próxima semana. Como foram pacotes recebidos, não tive que custear nenhum deles, e posso dizer que a sorte sorriu para mim nessa semana.
Em um pack recebido fui premiado com um jogador especial, o que significa isso? A carta que recebi é um upgrade pelo desempenho do alteta, Doan, do Japão, em algum campeonato. No caso, a competição levada em conta foi a Copa do Mundo, quando o meia-direita teve atuação memorável naquele Alemanha 1 x 2 Japão. Ou seja, além de podermos montar os times com as cartas ouro comuns, temos também à disposição cartas especiais, upgrades de jogadores de acordo com partidas reais. Essas cartas além de terem atributos melhores, tem um preço elevado, podendo ser utilizadas no seu time ou vendidas no mercado de transferências. Na ocasião, optei por vender o jogador, afinal, no meu elenco ele não se encaixaria pela nacionalidade e nem pela liga em que atua.
Agora que você sabe a base do jogo, chegou a hora da montagem do elenco. Neste FIFA 23 optei por um misto de jogadores especiais, incluindo um ICON, carta que celebra a carreira de craques que não atuam mais no futebol profissional. Cartas ouro comum e cartas da Copa do Mundo, um exclusivo desta edição. Veja abaixo a equipe que estou utilizando.
Como comecei o Ultimate Team um pouco atrasado em relação ao lançamento do jogo, o meu time ainda não está totalmente definido. Muitos jogadores não estão nas suas melhores versões e nem o time está com a química completa, como você observar no canto superior esquerdo da tela. Para atingir a pontuação máxima são necessários 33 pontos, um pouco diferente das versões passadas do FIFA, mas com a ideia semelhante. Preciso então reunir mais jogadores do mesmo país ou liga, para que o entrosamento esteja completo e eu consiga potencializar cada jogador nas partidas. Mas é inegável o fato de que dei sorte em muitas premiações, recebendo diversas cartas especiais.
Agora que você já sabe como funciona o sistema de cartas, mercado de transferências e montagem de elenco, é hora de partir pra gameplay e fazer muito golaço! E fique ligado, vamos ter muito mais conteúdo de Ultimate Team aqui na Desconto em Games, hoje foi só um aperitivo e introdução a um dos modos mais jogados do mundo! Vai ficar de fora?