Durante o evento gamescom latam realizado entre os dias 26 e 30 de junho de 2024, a equipe da República DG teve a oportunidade de entrevistar Peter Ford e Rachel Brill, representantes do Qiddiya Gaming. Confira a seguir todas as novidades sobre o Qiddiya e as previsões para o futuro!
República DG – Você pode explicar como funciona o IRL Gaming?
Peter Ford: A IRL Gaming está tomando um jogo de plataforma AAA e levando-o fora do metaverso e tornando-o físico, de verdade. Então, o que isso significa é que não é uma experiência de theme park, porque você pode morar lá, você pode trabalhar lá, e, o mais importante, você pode jogar lá, mas foi desenhado de uma forma que temos um jogo de plataforma AAA que pode ter 50 horas de gameplay em uma única narrativa, e é exatamente o que estamos fazendo aqui.
Rachel Brill: É completamente diferente, é um novo gênero de gameplay, e é físico. E você vive, trabalha e joga. É por isso que estamos construindo experiências como esta, o que chamamos de Rendered ou Real.
República DG – Grande parte do investimento está focado em E-sports. Vocês planejam entrar no cenário de desenvolvimento de jogos também?
Peter Ford: Sim, essa é a estratégia. A Arábia Saudita é um dos maiores países de jogos per capita no mundo. É uma população muito jovem, com aproximadamente 67% do público. Há uma cultura de jogo real neste país. É como o Brasil, é tão entusiasta, é muito jovem, é fantástico estar lá. E a razão pela qual eles querem fazer isso é porque eles querem, eventualmente, criar jogos para o mundo. Porque o Qiddiya, especificamente o Qiddiya, será o epicentro de jogos e e-sports globalmente.
O seu compromisso com os esportes é enorme, é maior do que qualquer outra nação. Todos sabemos que os jogos são maiores que os filmes, maiores que a música e até mesmo maiores que a televisão. O Qiddiya está completamente focado em criar um universo e unir as gerações. Estamos em um momento histórico agora!
Rachel Brill: Nós somos a cultura do dos jogos e estamos contribuindo muito para isso. Quando você olha a população global, com mais de 3,6 bilhões de indivíduos identificados como jogadores, nunca houve um lugar centralizado para dizer que aqui é onde nos sentimos em casa, onde nos sentimos bem-vindos, onde podemos jogar todo tipo de jogo que nos deixam animados, como se estivéssemos nos movendo. E nós estamos introduzindo uma nova filosofia sobre o que significa jogar.
Então, Qiddiya, como a palavra, como a marca, é, na verdade, a filosofia do jogo. Construída completamente na base do jogo.
República DG – Como vocês enxergam a comunidade brasileira para o Qiddiya?
Peter Ford: É vital! Estamos desenhando todo o lugar ao redor disso. Quando eu digo que é uma cidade desenhada para jogadores e jogos, é uma cidade desenhada para jogadores e jogos. E se você pensar nisso, você acorda de manhã e pode viver lá. Você pode jogar lá se quiser, no seu caminho de trabalho, e também trabalhar lá. A ideia de criar algo real para os jogadores, significa que é vital para os jogadores.
Quando falamos do epicentro de jogos e esportes, significa que o Brasil é essencial para o Qiddiya porque eles são apaixonados.
Rachel Brill: Culturalmente, a paixão é muito endêmica ao que nós estamos construindo. Nós estamos criando um ambiente baseado em paixão! Quando você vem a um evento como a gamescom latam, você sente essa paixão.
República DG – A Arábia Saudita está investindo muito em jogos. Por que este setor é tão importante para vocês?
Peter Ford: Bem, de novo, porque é levado dos mais altos níveis de governo, e porque os sauditas, a população, são realmente jogadores massivos. Houve um artigo, não um artigo, mas uma entrevista com o Mohamed Bin Salem, recentemente, no 60 Minutes. E ele foi perguntado sobre a mesma questão. Porque estão investindo muito dinheiro em empresas de jogos, assim como esportes, atualmente.
Os jogos são ótimos porque são uma paixão, mas também é um negócio inteligente. Como a Rachel disse antes, isto é um mercado crescente. O resto, como os filmes e a televisão, tudo isso está crescendo. Podemos criar um ambiente que realmente se torne o epicentro da comunidade e do negócio, é por isso que vale cada centavo.
Rachel Brill: Os jogos também são um estilo de vida, certo? Então não é como se estivéssemos em um lugar de cultura onde o jogo está no “chão”. E esse é o corpo da IRL Gaming, é criar essa próxima geração que joga, e trabalha e vive.
Peter Ford: Criando um novo gênero de jogos, como os e-sports, com jogos de plataformas, jogos de consoles, tudo isso será o próximo passo de tudo isso. E não vai ser só sobre jogos de narrativa, vai ser também sobre Mobile Battle Royale, FPS. Isso será na próxima década, nós vamos reinventar essa plataforma. Uma das coisas que me faz sempre pensar sobre isso é que as pessoas dizem que com os videogames você não está no mundo real. Mas é o mundo real! Você está imerso em um jogo, você está completamente comprometido com ele, você gosta dele e você está dentro dele, como um bom livro. Você está completamente dentro desse mundo e você acredita nele.
Então, nós vamos tomar isso, mas fazendo de um jeito físico. Não é para tirar isso de fora da meta, mas para criar algo que é diferente e que adiciona ao gênero do jogo.
República DG – Para o público presente na gamescom latam, que tipos de ativações podemos esperar?
Rachel Brill: Na gamescom latam, nós estamos apresentando a nossa Zona de História Alternativa. E na Zona de História Alternativa, nós temos diferentes lugares para jogar, para experimentar, e um deles é o Templo das Almas Perdidas. O Templo das Almas Perdidas é um lugar maior do que a vida com quatro faces. São quatro faces do ídolo, e se a profecia estiver certa, a narrativa fala sobre os oito olhos perdidos, e oito desses olhos perdidos tinham um tipo diferente de poder como a liberdade ou a fortuna.
Então aqui na gamescom latam, nós criamos um jogo de AR, onde você vai ao redor do venue, onde nós estamos, procurando por esses oito olhos perdidos. A Luta dos Olhos Perdidos é um jogo de AR, então você está caminhando pelo venue, usando seu celular, tentando encontrar os olhos que estão escondidos. Se você encontrar todos os 8, você pode voltar e ganhar algumas recompensas épicas.
Se você tirar uma selfie e postar no Twitter (X) com a hashtag #QiddiyaGaming, você pode ir embora com um idol (toten). Nós temos ativações no palco com alguns dos principais influencers, como o Nobru.
Peter Ford: Nós lançamos nossa própria música.
Rachel Brill: O álbum é chamado Merch/Alley. A música é chamada Soldiers of Fortune. E foi originalmente composta pelo DJ brasileiro Alex Stein. A música já está disponível no Spotify para download!