O governo brasileiro aprovou uma nova legislação que proíbe o uso de loot boxes em jogos destinados a menores de 18 anos.
A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, fazendo parte de uma lei mais ampla de proteção digital, que entrará em vigor em março de 2026.
Loot boxes são consideradas uma forma disfarçada de jogo de azar
As chamadas loot boxes, que são caixas virtuais com recompensas aleatórias adquiridas com dinheiro real, vinham sendo alvo de críticas de especialistas e órgãos de defesa do consumidor, que as consideram uma forma de jogo de azar disfarçado.
Elas são comuns em jogos como EA FC (antigo FIFA) e Overwatch. Confira um exemplo do youtuber Ad0lfz fazendo a abertura dos pacotes no EA FC 25:
A decisão é vista como um marco regulatório importante para o mercado brasileiro, que é um dos maiores consumidores de jogos do mundo.
Ainda assim, especialistas levantam dúvidas sobre a efetividade da fiscalização, sobre como os jogos se adequarão à legislação brasileira e se a medida poderá influenciar a indústria global a repensar o modelo de monetização baseado em recompensas aleatórias.
O que você acha do Governo do Brasil proibir as loot boxes em jogos? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Planalto