O grupo hacker Ransomed.vc está afirmando que invadiu com sucesso todos os sistemas da Sony e assegurou uma quantidade generosa de dados da empresa. Eles alegam que tentaram contato com a companhia para vender os dados mas a Sony se recusou a pagar, e, por isso, estão vendendo os dados na Internet.
Segundo informações da Cyber Security Connect, o grupo Ransomed.vc publicou alguns dados para provar a alegação do roubo. Apresentações de PowerPoint e arquivos java estão entre os documentos roubados. Até o momento da escrita desse texto, não sabemos a extensão da quebra de segurança e qual a natureza das informações roubadas.
Infelizmente a medida tem se tornado cada vez mais comum e as companhias multinacionais insistem em não investir mais em cibersegurança. Não faz muito tempo que a Capcom passou pela mesma situação e teve diversos planos vazados ao público.
O grupo alega que vai esperar até o dia 28 de Setembro e, se ninguém comprar os dados até lá, vão começar a postar as informações de maneira pública. Curiosamente, a equipe de hackers alega que atuam seguindo as leis de privacidade de dados. Eles inclusive atuam como uma “solução de segurança” para empresas que contratam o serviço.
Os investimentos em cibersegurança estão aumentando (apesar de que devagar) e grupos como esse acabam sendo pagos para identificar fraquezas em grandes empresas. Até a situação ser explicada/normalizada, nós recomendamos que você remova o cartão de crédito cadastrado na conta e assim que tudo se regularizar, altere imediatamente sua senha.