GTA 6 está caminhando para ser um dos mais fantásticos lançamentos da história dos games, juntando multidões de jogadores e se tornando uma experiência imersiva ao usar como ingredientes uma campanha enorme, um excelente mundo aberto, tecnologias vanguardistas na indústria, um ótimo componente multiplayer e um hype absurdo. A franquia até o momento vendeu centenas de milhões de cópias e tudo indica que GTA VI adicionará mais alguns milhões neste montante. Será que o game pode impactar o mercado de consoles de mesa?
O novo game da Rockstar tem previsão de chegada para 2025, e seu impacto na indústria deve com certeza aquecer os mercados de hardware – o que incluirá os consoles. O pulo do gato é que, a exemplo de outros games da Rockstar como GTA V e Red Dead Redemption 2, GTA VI não chegará ao PC em um primeiro momento. A própria página oficial do jogo lista isso. O intervalo entre o lançamento original e o para computadores deve ser de aproximadamente um ano, um prazo considerável para um jogo que terá muitos holofotes e onde uma legião de milhões de pessoas pretende estar em Vice City o mais rápido possível. Tanto o PS5 quanto os Xbox Series devem se beneficiar disso, com um aumento nas vendas. Não é só pela existência de um jogo com hype em toda a comunidade gamer, como também pelo fim (o que já deveria ter acabado há muito tempo) da tese de que a geração é desnecessária por não trazer nenhum grande avanço.
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Este aquecimento nas vendas dos consoles de nona geração pode ser crucial para o crescimento de suas marcas, em um momento no qual a venda deste tipo de aparelho se encontra estagnada e com tanto Sony quanto Microsoft buscando opções para crescer.
Não é à toa que a divisão de games da Microsoft comprou a Activision Blizzard King. Não foi só para manter consigo a franquia Call of Duty, mas também para conseguir uma grande fatia de jogadores no mercado mobile. Além disso, a companhia de Redmond está enviando alguns de seus jogos para a concorrência, com títulos como Sea of Thieves e Hi-Fi Rush chegando ao PS5.
No lado azul, o PlayStation tem estreitado seus laços com o PC, removendo o selo exclusivo de todos os seus lançamentos e portando games com relativa regularidade para os computadores. A grosso modo, tanto Sony quanto Microsoft estão readaptando seus modelos de negócios para que possam sair da caixa – literalmente e expandir suas margens de lucro.
Mesmo o PlayStation 5 tendo grande sucesso, seu desempenho em vendas similar ao PS4 pode frustrar a Sony com a manutenção dos ganhos sendo um problema. Tal cenário também aparece nos jogos, com os custos não conseguindo acompanhar games que buscam cada vez mais a complexidade e o realismo. Este é um cenário imaginado por um dos antigos grandes chefões do PlayStation, Shawn Layden, prevendo um problema de sustentabilidade em jogos triple-A que se tornaram marca registrada dos consoles.
Não raro vemos alterações na rota de grandes títulos nos últimos tempos, com tendências como mais acessos antecipados, microtransações, jogos mais curtos e enxutos e Gaas (jogos como serviço). Lançar jogos AAA está cada vez mais caro e arriscado, com muitas ocasiões nas quais os jogadores e a crítica não compram a ideia e fazem os títulos em questão fracassarem (como por exemplo The Callisto Protocol ou Esquadrão Suicida). E até mesmo games com boa recepção como Alan Wake 2 encontram dificuldades para cobrir seus custos.
GTA VI, por outro lado, é uma aposta confiável por pertencer a uma franquia de grande popularidade, por ter alto grau de capilaridade entre os jogadores e também prometer revoluções tecnológicas na indústria. É um jogo que mantém acesa a chama da necessidade de um console de mesa.
Os problemas no cenário não querem dizer, porém, que o modelo de consoles está obsoleto. As empresas manterão estes aparelhos como alguns dos seus mais importantes produtos. Nem tudo pode ser alcançado por fora dos consoles, e GTA VI chega para ser prova de que o PS5 e o Xbox Series ainda são escolhas confiáveis no mercado para os gamers.
Importa dizer que a Take-Two, controladora da Rockstar, não é exatamente fã do modelo do Xbox Game Pass, que em seu tier mais alto permite que o jogador consiga ter acesso a títulos do catálogo em diversas plataformas incluindo a nuvem e tendo também em todos os tiers o benefício dos games do catálogo serem jogados sem custo adicional. Isto indica que a Rockstar ainda promove uma visão tradicional de negócios e que pode se dar a esse luxo com uma franquia enorme como GTA em mãos.
Este ano provavelmente marcará modernizações importantes no hardware para o Xbox, com vazamentos afirmando que devem ser lançados um novo controle e novas versões do Series X e Series S. Já a Sony deve lançar o PlayStation 5 Pro, modelo atualizado do PS5 com maior poder de fogo. O timing pouco antes do grande lançamento de GTA VI indica que Sony e Microsoft podem estar de olho no lançamento da Rockstar e estarem se preparando para um bom e talvez único momento no mercado.
Seja como for, GTA VI representa uma janela de oportunidade para os consoles da nona geração aquecerem suas vendas, concentrarem mais jogadores e manterem-se firmes como grandes vitrines de jogos. O game da Rockstar pode ser muito mais do que um lançamento estrondoso e se colocar como uma luz necessária em uma indústria na qual o peso do hardware vem constantemente mudando e sendo questionado.
E você? Quais são suas expectativas para GTA 6?
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